MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
Palácio Cruz e Sousa
REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NO MHSC.
SALA MARTINHO DE HARO – para obras bidimensionais
SALA QUATRO - obras bidimensionais, tridimensionais e videos
JARDIM – esculturas e intervenções
1. PARTICIPAÇÃO
A participação para o calendário de exposições individuais ou coletivas do MHSC é aberta a diferentes temáticas e linguagens.
Poderão participar do processo de seleção artistas e instituições.
2. INSCRIÇÕES
Os interessados deverão enviar suas propostas até 29 de janeiro de 2010, em envelope lacrado e identificado para:
MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA - Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 227 – Centro
88.010-400 – Florianópolis-SC
Informações: (48) 3028-8091
Deverão obrigatoriamente constar na inscrição:
· Ficha de inscrição preenchida e assinada (em anexo);
· Dossiê, no formato A4, contendo projeto da exposição com descrição detalhada, documentação fotográfica (com boa resolução) dos trabalhos que serão expostos e currículo. As imagens devem ser identificadas com título, técnica, dimensões e data. Obras audiovisuais deverão ser encaminhadas em DVD ou CD na integra.
Serão anuladas as inscrições que não atenderem aos termos do presente regulamento.
3. SELEÇÃO
A análise das propostas estará à cargo de uma Comissão Especial de Seleção, composta por membros de reconhecida competência e notório conhecimento na área
4. RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado da seleção será divulgado no site
www.mhsc.sc.gov.br. Os selecionados receberão um comunicado por escrito.
Os artistas não selecionados terão um prazo de 45 dias, após a divulgação da seleção, para a retirada do material no Museu. Após este prazo os projetos serão descartados.
5. RESPONSABILIDADES
5.1. Compromisso do proponente:
5.1.1. Assinar o Termo de Responsbilidade com o MHSC para oficializar a exposição e restituir a 1ª via do termo em 15 (quinze) dias úteis, a partir do recebimento do mesmo, devidamente preenchido e assinado.
5.1.2. encaminhar via correio convencional ou via e-mail, imagens dos trabalhos (mínimo 3) nos formatos BMP ou JPG de boas resoluções, dados biográficos, currículo profissional e textos críticos sobre a exposição.
5.1.2. relacionar e enviar para o Museu Histórico de Santa Catarina, via correio convencional ou e-mail, a relação de obras a serem expostas com as devidas informações: título, data, técnica, dimensões até 30 (trinta) dias anterior à data de abertura da exposição.
5.1.3. fazer chegar ao Museu Histórico de Santa Catarina até 6 (seis) dias úteis antes da abertura da mostra os trabalhos, devidamente identificados, embalados e em condições de serem expostos.
5.1.4. responsabilizar-se por materiais especiais, para a montagem da exposição, não disponíveis no Museu Histórico de Santa Catarina.
5.1.5. qualquer alteração no aspecto físico original do espaço da mostra (pinturas especiais, recortes, furos, adaptações dos painéis, etc.) poderá ser executada pela equipe do Museu Histórico de Santa Catarina, desde que o artista forneça o material necessário para a alteração como para o retorno à forma original.
5.1.6. o material referente às alterações deverá ser entregue antes da modificação a ser efetuada.
5.1.7. deverão ser entregues embalados os trabalhos a serem expostos, de modo que a embalagem possa ser reutilizada na devolução das mesmas.
5.1.8. responsabilizar-se por despesas de frete e seguro, se necessário.
5.1.9. responsabilizar-se pelas despesas decorrentes da confecção de qualquer impresso que fuja aos compromissos da Fundação Catarinense de Cultura, fazendo nele constar as logomarcas institucionais a serem fornecidas pelo MHSC, bem como o endereço do Museu, site e data da realização do evento.
No caso de confecção de catálogos, fazer constar a equipe do Museu Histórico de Santa Catarina.
5.1.10. retirar o material exposto no prazo de cinco dias após o término da exposição.
5.1.11. respeitar as normas de preservação do edifício. Por ser um bem tombado não é permitido qualquer interferência nas paredes, teto ou piso, apenas os painéis podem sofrer alterações, de acordo com o item 5.1.5.
5.2. Compromissos da FCC/MHSC
A Fundação Catarinense de Cultura, através do Museu Histórico de Santa Catarina, fica responsável pelo seguinte:
5.2.1 – Informar o resultado da seleção e do calendário de exposições através de comunicado individual via correio e publicado no site do MHSC;
5.2.2 – impressão e postagem de até 1.000 (mil) convites, de acordo com o padrão da instituição;
5.2.3 – divulgação da exposição, mediante press release aos órgãos de imprensa e no site do museu; ( de acordo com o item 5.1.2)
5.2.4 – cessão do espaço necessário à exposição, montagem e desmontagem, iluminação disponível, vigilância, guarda das obras, reembalagem e programação visual, sendo a última com o orçamento sujeito à aprovação da Presidência da Fundação Catarinense de Cultura.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
3.2 – caso o proponente tenha interesse em realizar um coquetel, este deverá ser avaliado junto a Administração do Museu;
3.2 – Não serão aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam e/ou prejudiquem as instalações físicas dos espaços;
3.3 – A inscrição implica na aceitação deste Regulamento
Florianópolis, novembro de 2009.