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O Museu da Imagem e do Som-SC esta precisando de estagiário(a) na área de Biblioteconomia (a partir da 2ª fase).

Bolsa Novos Valores: R$500,00 + auxilio transporte

Carga horária: 20 horas semanais em período vespertino

Interessando entrar em contato pelos telefones: (48) 3953-2330 ou (48) 3953-2329 ou enviar curriculo para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

“À vezes não há forma melhor de se aproximar de um universo do que na forma do documentário”, declarou ontem Amir Labaki, diretor do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, na ocasião do anúncio da programação da 17.ª edição do evento, que ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro de 22 de março a 1.º de abril.

Desta vez, serão cerca de 80 histórias longas e curtas que ganham o olhar dos documentaristas dos mais variados países. Entre os longas em competição, 25 títulos fazem sua estreia mundial no ETV. “É uma das edições mais plurais que já tivemos. Se em outros anos, principalmente depois do 11 de setembro, a temática política deu o tom à grande maioria das produções, desta vez tudo está mais híbrido. Há desde as grandes questões sociais em foco, como a Primavera Árabe, por exemplo, até temas mais pessoais. É um momento da produção mundial que não aponta na direção de nenhum tema específico, mas sim na pluralidade”, comentou Labaki.

Se os temas variam, a forma também. “O leque é muito amplo. Há desde filmes de arte, vídeos amadores, que acabam sendo estruturados na forma de documentário, até filmes com uma dimensão épica, que tentam abraçar diferenças planetárias, que têm investimentos na produção muito altos. Pode-se notar nitidamente uma nova capacidade de financiamento do documentário no mundo. É interessante ficar de olho nisso.”

Entre os 80 filmes, sete longas inéditos no Brasil farão sua estreia na mostra competitiva. Desses, seis fazem sua première mundial. Cinco dos nove curtas em competição também são inéditos. Três longas nacionais totalmente inéditos serão apresentados nas Projeções Especiais e outros dois na mostra O Estado das Coisas. Sobre a produção nacional, Labaki ressalta que o número de inscritos se manteve alto, cerca de 100, “sinal do vigor do gênero no País, onde cada vez mais documentários estreiam no cinema”. Também como já é tradição, o documentário histórico-cultural ainda é um dos carros-chefes da produção brasileira.

“E este gênero, já clássico no Brasil, passa por uma renovação e ganha outras maneiras de ser feito, com novos formatos e narrativas usadas para se contarem grandes fatos da história e da cultura nacionais.” De outro lado, a escola do cinema direto continua forte e ganha mais produção com a facilidade oferecida pelo cinema digital. “Há número expressivo de filmes que documentam processos que acontecem diante da câmera.”

Fonte: Gazeta do Povo

De 4 a 10 de junho, a sala de exposição do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, será palco da celebração dos 26 anos da Cinemateca Catarinense, no evento intitulado Mostra 26. A Mostra 26 é uma realização da Cinemateca Catarinense, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura por meio do MIS/SC. Apoio da Cinemateca Brasileira e Cinemateca Uruguaia. Patrocínio da Funcultural e Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

A Mostra 26 se divide em dois eixos. A mostra principal, exibida em vídeo, será uma homenagem ao grupo responsável pela propagação dos ideais da arte moderna em Santa Catarina: o Grupo Sul. Membros do grupo eram também responsáveis pelo Clube de Cinema do Círculo de Arte Moderna (também conhecido como Clube de Cinema de Florianópolis) e mantinham a publicação regular de textos sobre cinema no “órgão oficial” do Grupo, a revista modernista Sul (30 números, entre 1948 – 1957).

A programação da mostra principal tenta ser uma síntese do debate sobre cinema em foco na revista. No que dizia respeito aos possíveis modelos de desenvolvimento para o cinema no Brasil, os debates da época, nos quais o Grupo participava, dividiam-se entre os defensores da comédia popularesca/musical produzida pela Atlântida, no Rio de Janeiro, e os partidários do modelo de desenvolvimento industrial capitaneado pela Cia. Cinematográfica Vera Cruz, em São Paulo. Era, sem dúvida, nessa última corrente que os membros do grupo desejavam se integrar naquele momento. Daí a presença na programação da Mostra 26 de filmes como Floradas na Serra (1954), Caiçara (1950), Terra é sempre terra (1951), Na senda do crime (1954) e Apassionata (1952), representantes da linha mais “séria” de filmes da Vera Cruz, com filmes mais dramáticos, cujas preocupações estéticas estariam, supostamente, mais próximas daquelas do afamado diretor artístico da companhia, o cineasta Alberto Cavalcanti.

Contudo, o foco dos cinéfilos catarinenses não se restringia a estes aspectos da cinematografia brasileira que lhes era contemporânea. Eles estavam atentos também ao desenvolvimento de correntes do cinema europeu – particularmente do cinema italiano e do cinema francês, e dos ecos dessas correntes no Brasil. Daí o entusiasmo de Salim Miguel, um dos principais expoentes do Grupo, com o filme de Nelson Pereira dos Santos, Rio 40º (1955), bem como o de Antônio da Silva Filho para com o filme gaúcho Vento Norte, de Salomão Scliar (1951).

Atribui-se também à atenção dispensada pelo grupo Sul ao cinema moderno a existência de alguns outros temas envolvendo uma cinematografia estrangeira em pauta no movimento cineclubista mundial, como as vanguardas européias da década de 1920, igualmente representadas na programação pelo filme Atalante (1934), de Jean Vigo. Outros textos da revista foram utilizados para compor a programação, como um artigo de Marcos Faria sobre os primeiros filmes de Stanley Kubrick e, também, o texto de Glauco Rodrigues Corrêa sobre o cinema japonês dos anos 50.

A diversidade da programação reflete um projeto de cinema em pauta na revista Sul. Havia esperança de que o cinema da Vera Cruz – muito por conta de Cavalcanti – pudesse levar e abrir caminhos para a cinematografia brasileira como um todo, tanto para os caminhos da industrialização, como para perto do cinema moderno, de preocupações mais sociológicas, políticas e estéticas.

Sessão 35

A segunda mostra do evento será dedicada ao cinema catarinense, em um panorama sintético da produção de curtas-metragens do Estado. A mostra será realizada com projeções em 35mm, formato original dos filmes programados, que são parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Oficina

Durante a mostra também será realizada uma oficina gratuita, focada em curadoria de mostras e festivais de cinema. As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio no site da Cinemateca Catarinense: http://www.cinematecacatarinense.org/

Programação da MOSTRA 26:


Segunda-feira (04/06): 

19h:
Sessão 7
- Floradas na Serra (1954, BRA, Luciano Salce)

21h: Sessão 35
- L’amar (Sandra Alves, 2003)
- Abertura da Mostra
- Apresentação da banda Pife na manga

Terça-feira (05/06):
 
14h às 18h: Oficina

19h: Sessão 7
- Terra é sempre terra (1951, BRA, Tom Payne)

21h: Sessão 35
- Sorria você está sendo filmado (Chico Caprario, 2003)

21h30min:
Sessão 9 e 30
- O grande golpe (1956, EUA - Stanley Kubrick)

Quarta-feira (06/06):

14h às 18h:
Oficina

19h:
Sessão7
- Caiçara (1950, BRA, Adolfo Celi)

21h: Sessão 35
- Memórias de passagem (Marco Stroisch, 2011)

21h30min: Mesa
- O cinema dos anos 50: entre o clássico e o moderno
- Lançamento do Catálogo da Mostra 26

Quinta-feira (07/06):

14h às 18h: Oficina

19h: Sessão 7
- Apassionata (1952 ,BRA, Fernando de Barros)

21h: Sessão 35
- Mulher Azul (Maria Emília de Azevedo, 2011)

21h30min: Sessão 9 e 30
- L’Atalante (1934, FRA, Jean Vigo)

Sexta-feira (08/06):

14h às 18h: Oficina

19h: Sessão 7
- O Cangaceiro (1953, BRA, Lima Barreto)

21h: Sessão 35
- Fritz (José Alfredo Abrão, 2010)

21h30min: Mesa "O cinema dos anos 50: entre o clássico e o moderno"
- Lançamento da 2ª edição da REVISTA LADO C

Sábado (09/06):


14h às 18h: Oficina

19h: Sessão 7
- Na senda do crime (1954, BRA, Flamínio Cerri)

21h: Sessão 35
- Beijos de arame farpado (Marco Martins, 2009)

21h30min: Sessão 9 e 30
- Filhos de Hiroshima (1952, JAP, Kaneto Shindô )

Domingo (10/06):

17h:
Sessão Extra 5
- O mistério Picasso (1956, FRA, Henri-Georges Clouzot)

19h: Sessão 7
- O canto do mar (1953, BRA, Alberto Cavalcanti)

21h: Sessão 35
- Cerveja falada (Demétrio Panarotto, Guto Lima e Luiz H. Cudo, 2010)

21h30min:
Sessão 9 e 30
- Vento Norte (1951, BRA, Salomão Scliar)

Estréia nesta sexta dia 29 de Junho a 11ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Este ano são cerca de 80 curtas, três pré-estreias e uma série de animações e obras nacionais e internacionais que abordam temas que vão da diversidade cultural brasileira à sessões ecológicas.

Além dos filmes, há oficinas de animação e interpretação, salas de leitura, palestras com diretores e shows. E para os adultos, um papo sério: os desafios da criação de conteúdos e da distribuição de produtos audiovisuais para crianças. O debate integra o 8º Encontro Nacional do Cinema Infantil, que todos os anos abre espaço para a discussão do cinema infantil.

Vale a pena conferir!! A Mostra vai até o dia 15 de Julho de 2012, no Teatro Pedro Ivo.

Confira a programação no site oficial: http://www.mostradecinemainfantil.com.br  

O longa-metragem Heleno, dirigido por José Henrique Fonseca, chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 30. Todo filmado em preto e branco, o filme de 106 minutos conta a história real de Heleno de Freitas, jogador que fez fama jogando no Botafogo, estrela do futebol na década de 1940, do ponto de vista de sua personalidade. Protagonista da fita, Rodrigo Santoro aposta que Cacá Diegues escreveu uma das melhores definições sobre o roteiro: "Ele fala que o filme se concentra mais nos sentimentos que nos acontecimentos, e acho que é isso", diz Santoro.
 
No filme são apresentados alguns detalhes ilustrativos sobre a vida pública do jogador, como o sucesso entre as mulheres, as constantes aparições nos jornais e a idolatria. Mas a carreira é mera ilustração para retratar a intimidade de Heleno de Freitas. O diretor José Henrique Fonseca, que há oito anos trabalha no projeto, ao lado do produtor Rodrigo Teixeira e do próprio Rodrigo Santoro, reforça a ideia de se tratar de um filme sobre um personagem. “Já me perguntaram por que não fiz sobre Garrincha ou Pelé”, conta o cineasta. “Mas o filme não é sobre futebol. Sempre me interessei por personagens que estão no beco sem saída ou contra a parede, como o Heleno.”
 
Craque -problema
Apesar da confissão, o futebol aparece sim, diversas vezes, mas em uma única cena, gravada durante 12 dias, tentando ser fiel à forma como o jogo era retratado na época. “Só havia uma câmera embaixo e outra atrás do gol. Como fazer isso com equipamentos modernos e mostrar a realidade daqueles tempos? Por isso elegemos um jogo só, noturno e chuvoso" conta o diretor.
 
Apesar de trazer uma história focada em personagens, a produção pode agradar aos mais fanáticos pelo futebol. José Henrique Fonseca avisa que o esporte “ronda o filme”, e explica: “A gente não quis retratar o sentimento de uma partida, mas o tecido da camisa é da época, não tem número na camisa e a gente mandou fazer a bola e a chuteira, que deu bolha nos pés do Rodrigo Santoro” garante o diretor.
 
Heleno retrata um homem que foi vítima do próprio ego. Destemperado, subestimava a capacidade dos colegas de time, brigava em campo e maltratava mulheres, à exceção da mãe, mostrada no filme como aquela que só ouve – e, provavelmente, considerada por Heleno a única que o entendia. Somado a isso, o vício em éter, drogas e muito cigarro levou o jogador ao declínio profissional e pessoal. O resultado de tudo isso para o filme é uma triste história real, mas uma bela obra cinematográfica. Bem criada, montada e interpretada ao custo de R$ 8,5 milhões.
 
Tizumba
Para os mineiros, além do próprio Heleno de Freitas, nascido em São João Nepomuceno (em 12 de fevereiro de 1920), o interesse também fica por conta de Maurício Tizumba, que interpreta o enfermeiro que cuida do jogador no fim da vida. Sobre o encontro entre os dois artistas, Rodrigo Santoro foi só elogios. “Tizumba é um grande artista e um ser humano de uma dimensão que não é possível encontrar adjetivos para descrever. Nós nos conhecemos quando ele chegou para ensaiar, e fiquei fascinado. Ele foi um alimento incrível”, diz o ator.
 
Santoro conta ainda que o encontro com Tizumba foi “orgânico” e não exigiu esforços para contracenarem. “Quando a gente se viu, ele me deu um abraço, e ele tem tanto calor, tanto amor, que eu já sentia que ele era o cara que ia cuidar de mim. Eu me emocionava com ele e, na cena final, tive até de me segurar para não passar do ponto”, lembra o ator. 
 
 
GILDA
 
Além de Santoro e Tizumba, estrelam o filme a atriz Alinne Moraes (foto), interpretando Silvia, mulher de Heleno, e a colombiana Angie Cepeda, cantora do cassino e amante do jogador. Apelidado Gilda, por causa de seu forte temperamento, Heleno morreu em 8 de novembro de 1959, em um sanatório em Barbacena, em decorrência de complicações causadas pela sífilis, que o deixou louco. 
 
 

Fonte: Thaís Pacheco/Portal Divirta-se