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O Café Musical deste domingo (19), no Museu da Música, em Timbó, terá a apresentação do show Cantiga, o primeiro disco do Duo Backer. Inspirado nas cantigas populares brasileiras, o Duo Backer traz um repertório único, cheio de ritmo, musicalidade e com temas do cotidiano. O Café Musical tem início às 9h30 e a entrada é gratuita.

Formado pela violonista Marcela Backer Gonzalez e pela cantora Rafaela Backer Gonzalez, ambas bacharelas em Música pela Univali, o Duo Backer está desde 2009 no cenário musical catarinense e já tiveram participações importantes, como a abertura do Show de Arnaldo Antunes, em 2011, no Festival de Música de Itajaí. Na apresentação deste domingo, no Museu da Música, o Duo contará com a participação especial dos músicos Aurélio Junior (guitarra) e Thales Nunes (violão e bandolim).

Serviço:
Café Musical com Duo Backer
Data: Domingo, dia 19, às 9h30
Local: Museu da Música de Timbó
Entrada gratuita

Fonte: Prefeitura Municipal de Timbó

A exemplo do que acontece desde 2011, quando figurou no ranking pela primeira vez, o Brasil voltou a ocupar, em 2014, posição de destaque entre os países com exposições mais visitadas do mundo de acordo com o levantamento anual da revista britânica especializada The Art Newspaper.

Divulgado na edição de abril da publicação, o resultado traz sete exibições brasileiras no Top 20 mundial das mostras com maiores audiências. O país também teve outras exposições incluídas no Top 100 e destaque em rankings temáticos. Veja a lista completa.

A exposição “Salvador Dalí”, que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro entre maio e setembro do ano passado, ocupa o quarto lugar entre as mais visitadas em 2014, com 973.995 visitantes, média de 9.782 por dia.

Outras três mostras brasileiras aparecem na sequência, no quinto, sexto e sétimo lugares: a exposição "Cabeça: Milton Machado”, também organizada pelo CCBB Rio de Janeiro; e as edições da mostra “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” realizadas no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP), e pelo CCBB Rio de Janeiro.

A filial carioca do CCBB volta a aparecer no Top 20 com a mostra “Visões na Coleção Ludwig”, que ocupou o décimo lugar; e “Tino Sehgal - Essas Associações”, em décimo quarto. A edição brasiliense da exposição “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” aparece antes, em décimo primeiro lugar. Vista por mais de dois milhões de pessoas na América do Sul e América Central, a retrospectiva da artista plástica japonesa, de 86 anos, foi o principal destaque da publicação.

Rankings temáticos - Além do bom desempenho no quadro geral, as exposições brasileiras mereceram colocações de destaque em rankings temáticos. A mostra “Genesis: Sebastião Salgado”, exibida nos meses de agosto e setembro no CCBB Brasília, foi exposição fotográfica mais visitada do planeta em 2014, e “Salvador Dalí”, do CCBB Rio de Janeiro, liderou o Top 10 das exposições de arte pós-impressionista e moderna. Já a 31ª Bienal de São Paulo aparece no ranking “Big Ticket”, cujas entradas abarcam múltiplas atrações.

Os dados sobre visitação a exposições brasileiras são fornecidos à publicação The Art Newspaper pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2010. A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano.

Desenvolvido pelo Ibram, o projeto “Exposições no Brasil”, em fase piloto, garantirá em breve um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. A ferramenta ficará disponível na plataforma institucional do órgão.

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram nº546

Aprovada em julho do ano passado, a Lei 13.018, que criou a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) foi regulamentada com ampla participação social e lançada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, em cerimônia que contou com a participação de diversos artistas, gestores e agentes culturais, parlamentares e representantes da sociedade civil. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, participou do lançamento.
 
Entre os dias 6 e 8, foram realizados encontros temáticos, oficinas, conferências, oficina de participação social dos povos tradicionais de terreiros, encontro de lideranças indígenas, encontro das redes de Pontos de Cultura, coletivos e movimentos culturais.
 
A Lei Cultura Viva transformou o então Programa Cultura Viva e sua ação estruturante mais conhecida, os Pontos de Cultura, na Política Nacional de Cultura Viva, simplificando e desburocratizando os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil. Com a regulamentação da lei, a PNCV, voltada a estimular e fortalecer uma rede de gestão cultural com base nos Pontos e Pontões de Cultura – um dos projetos de maior capilaridade do Ministério da Cultura – se torna uma política de Estado. Os Pontos de Cultura representam mais de 4 mil iniciativas em todo o país e atingem cerca de 8 milhões de pessoas, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
A Lei Cultura Viva foi o resultado de um processo de escuta e participação socialque envolveu os Pontos de Cultura, parlamentares, gestores estaduais e municipais, universidades e órgãos de controle. Novos instrumentos - Foram propostos e adotados dois novos instrumentos de gestão da política, uma reivindicação histórica dos Pontos: a autodeclaração, por meio do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, e o Termo de Compromisso Cultural (TCC). 
 
A autodeclaração dos Pontos de Cultura vai permitir o reconhecimento, o mapeamento e a certificação de entidades e coletivos culturais que queiram se tornar Pontos de Cultura. Já o Termo de Compromisso Cultural (TCC) será um novo instrumento de parceria entre o Estado e os Pontos que receberão recursos, mais simplificado e adequado à realidade dos agentes culturais.
 
"Existem mais de 100 mil grupos culturais no Brasil, dos mais diversos segmentos, e o Estado tem obrigação de se relacionar com eles, de disponibilizar recursos para que esses grupos cresçam e aumentem seu raio de ação", disse o ministro Juca Ferreira em fala durante o lançamento.
 
A PNCV tem como públicos prioritários mestres da cultura popular, crianças, adolescentes, jovens, idosos, povos indígenas e quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana, ciganos, população LGBT, minorias étnicas, pessoas com deficiência e pessoas ou grupos vítimas de violência, entre outros.
 

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou na última terça-feira (7), no Diário Oficial da União, a lista de inscrições consideradas aptas para a segunda fase do intercâmbio acadêmico Brasil-França. O prazo para recursos é de dois dias, contados a partir da última quarta-feira (8).
 
As razões de recurso deverão ser encaminhadas ao Ibram por meio de ofício assinado, enviado para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A divulgação do resultado da segunda fase está prevista para a próxima quarta-feira (15).
 
O Intercâmbio Brasil-França 2015 é realizado em parceria com a Escola do Louvre, na França. O edital vai selecionar até três estudantes de mestrado ou doutorado brasileiros, nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia e Etnologia, para participar, na cidade de Paris, de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia (Siem), durante duas semanas, e de estágio em museus franceses, nas outras dez semanas. Duas vagas são destinadas ao público em geral e uma para concorrência entre servidores do Ibram.
 
O objetivo do intercâmbio, que está em sua segunda edição, é permitir aos estudantes adquirir conhecimentos práticos e experiências relevantes junto aos profissionais franceses nas suas respectivas áreas de atuação. O período de permanência na França será entre 31 de agosto e 30 de novembro deste ano.

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram

 

 

Fonte: El Museo ReImaginado

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