O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) está abrindo seleção para duas vagas de estágio, sendo uma para estudantes de Museologia e outra para estudantes de Cinema. Em ambos os casos, quem tiver interesse na vaga deve ter cadastro no Programa Novos Valores do Governo do Estado. O valor da bolsa é de R$ 500 mais R$ 5 de auxilio transporte por dia trabalhado. Para concorrer é necessário mandar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira os requisitos para cada vaga:
Requisitos para a vaga de Cinema:
? Ser estudante de Cinema, a partir do QUARTO semestre;
? Ter cadastro no Programa Novos Valores;
?Ter disponibilidade para trabalhar PRESENCIAL nos períodos vespertino e noturno às terças-feiras e às quartas-feiras;
? Ter conhecimento em edição de imagens, correção de cor, ajustes, inserção de títulos, conversões de formatos, etc (Adobe Premiere);
? Ter noções técnicas de projeção (áudio e vídeo), programas de reprodução de conteúdo audiovisual, controles relacionados em plataforma Windows, etc;
Atividades:
? Filmagem e edição de ações do MIS-SC;
? Tratamento de imagens de arquivo (cor e luminância);
? Pesquisas e levantamentos sobre Cinema em geral, com destaque para o Cinema Catarinense;
? Auxiliar nas tarefas relacionadas à Preservação Audiovisual (materiais fotoquímicos, magnéticos e digitais);
? Acompanhar e prestar assistência técnica em exibições e mostras na Sala de Cinema do CIC;
? Demais atividades relacionadas ao audiovisual.
Entrevistas virtuais.
Tarefas:
1ª FASE - REMOTO
- Tratamento de imagens de material digitalizado;
- Pesquisas e levantamentos do acervo fílmico;
- Preparo de materiais para publicações nas redes sociais;
2ª FASE - MISTO ou PRESENCIAL
- Atendimento às demandas da Sala de Cinema do CIC;
- Edições e organizações de materiais em stand-by;
- Auxílio nas tarefas de Preservação Audiovisual, higienização e digitalização de materiais;
- Demais atividades pertinentes;
Valor da bolsa: R$ 500,00 mais R$ 5,00 de auxilio transporte por dia trabalhado.
➡ Mandar currículo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Documentos necessários:
?Cópia e original de CPF;
? Cópia da carteira de identidade;
? Cópia de alistamento militar (masculino);
? Comprovante de residência e telefones para contato;
? Comprovante de rendimento dos pais, responsável ou cônjuge;
? Atestado de Matrícula e frequência escolar;
? Comprovante de inscrição no "Programa Novos Valores";
? Declaração de não acumulação com outro estágio remunerado ou de qualquer vínculo de natureza pública;
? Abertura de conta corrente no Banco do Brasil (formulário fornecido pelo setorial de Gestão de Pessoas do órgão);
? Nome do coordenador do estágio;
? Nome do representante da faculdade;
? Título de Eleitor;
? Número do PIS;
? Nome e CPF do Pai ou da Mãe.
**********************************
Requisitos para a vaga de Museologia:
? Ser estudante de Museologia, a partir do QUARTO semestre;
? Ter cadastro no Programa Novos Valores;
? Ter disponibilidade para trabalhar no período VESPERTINO;
? Gostar e ter facilidade em trabalhar com acervo museológico;
Atividades:
Colaborar em projetos, estratégias de desenvolvimento e organizar museus e exposições;
Realizar pesquisas e ajudar na seleção de documentos relativos ao tema e acervo para a produção de exposições;
Colaborar na administração de processos de aquisição e baixa do acervo;
Dar acesso à informação, atender visitantes, atualizar banco de dados e/ou sistemas de inclusão e recuperação de informação;
Colaborar no diagnóstico do estado de conservação do acervo e executar com supervisão trabalhos de conservação preventiva;
Colaborar e preparar ações educativas e/ou culturais e visitas técnicas, organizar monitorias;
Participar de equipes interdisciplinares e multiprofissionais nas atividades em conjunto;
Participar de programa de treinamento, quando convocado;
Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão;
Elaborar relatórios e registrar dados em sua área de especialidade;
Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática;
Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.
Entrevistas virtuais.
Tarefas:
1ª FASE - REMOTO
- Análise do Banco de Dados e documentação museológica;
- Preenchimento de informações faltantes no banco de dados;
- Levantamento de documentações: termos de entrada, de doação, etc;
- Pesquisas no acervo virtual e interações pandêmicas;
2ª FASE - MISTO ou PRESENCIAL
- Atendimento às demandas do Setor de Conservação;
- Higienização e organização de acervos, reservas, etc;
- Catalogação de acervos, processamento dos materiais etc;
- Demais atividades pertinentes;
? Valor da bolsa: R$ 500,00 mais R$ 5,00 de auxilio transporte por dia trabalhado.
Mandar currículo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Documentos necessários:
?Cópia e original de CPF;
? Cópia da carteira de identidade;
? Cópia de alistamento militar (masculino);
? Comprovante de residência e telefones para contato;
? Comprovante de rendimento dos pais, responsável ou cônjuge;
? Atestado de Matrícula e frequência escolar;
? Comprovante de inscrição no "Programa Novos Valores";
? Declaração de não acumulação com outro estágio remunerado ou de qualquer vínculo de natureza pública;
? Abertura de conta corrente no Banco do Brasil (formulário fornecido pelo setorial de Gestão de Pessoas do órgão);
? Nome do coordenador do estágio;
? Nome do representante da faculdade;
? Título de Eleitor;
? Número do PIS;
? Nome e CPF do Pai ou da Mãe.
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) oferece, gratuitamente, por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário: https://forms.gle/
São disponibilizadas 20 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador com microfone, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org) e webconferência Zoom (www.zoom.us). O uso das plataformas gratuitas é requisito obrigatório.
A atividade, ministrada pelo professor Sergio Sakakibara, é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham ao menos um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.
Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.
A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante. A aula de abertura está marcada para 16 de junho, às 8h30. O acompanhamento tem aulas quinzenais ao vivo, que ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos seguintes dias: 16 e 30 de junho; 14 e 28 de julho; 11 e 25 de agosto; 8 e 22 de setembro e 6 e 20 de outubro. Os alunos vão receber orientações pessoais ao vivo, conforme o desenvolvimento dos projetos.
A duração do curso é de cinco meses, entre junho e outubro de 2021, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) dá prosseguimento a sua série de eventos virtuais abordando a Fotografia Experimental e o Pinhole. Nesta edição, a palestra terá como tema a Química Fotográfica. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/
A atividade é indicada para quem já conhece fotografia química ou tem interesse em sua prática. A palestra ocorrerá no dia 19 de março, das 8h30 às 10h30, por meio da plataforma de teleconferência ZOOM.
Serão apresentadas noções teóricas dos processos fotoquímicos, agentes reveladores e fórmulas de reveladores tradicionais e alternativos à base de café, paracetamol, vitamina C, interruptores, fixadores, preparo e uso, manipulação, cuidados de segurança, uso de EPI, descarte de resíduos, uso de filmes e papéis tradicionais e de filme de raio-X.
Serviço:
O quê: Palestra sobre Química Fotográfica
Quando: 19/03/2021, das 8h30 âs 10h30
Onde: pela plataforma Zoom
Inscrições: pelo formulário https://forms.gle/
Participação gratuita
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) abriu inscrições para os cursos "Fotografia em Acervos Culturais" e "Hibridismos: Fotografia e Artes Visuais". As aulas serão virtuais, ministradas ao longo do primeiro semestre de 2021 pelo prof. Sérgio Sakakibara. As inscrições estão abertas e os cursos são gratuitos.
Saiba mais sobre os cursos:
:: Curso Hibridismos: Fotografia e Artes Visuais
O curso teórico vai abordar as intersecções históricas entre a fotografia e as artes visuais, em uma visão rápida da história da arte e da fotografia.
Nas aulas serão vistos trabalhos de artistas que usam fotografia, e de fotógrafos que participam da cena artística. Serão trabalhados textos dos principais teóricos que abordam as relações entre fotografia e artes visuais.
As aulas expositivas serão transmitidas plataforma de teleconferência Zoom, com uso do ambiente de ensino à distância Moodle para intercâmbio de material didático e inserção das atividades dos alunos.
Haverá leituras obrigatórias e apresentação de resenhas de artigos e capítulos de livros. A organização do curso informa que quem não entregar as atividades no prazo estipulado terá cancelamento automático da vaga.
Serão oito encontros, totalizando 20 horas-aula, com fornecimento de certificado.
Horários:
Sextas-feiras, das 8h30 às 11h, nos dias:
26 de fevereiro
12 e 26 de março
9 e 23 de abril
7 e 21 de maio
4 de junho
Inscrições gratuitas pelo formulário no link: https://forms.gle/
O curso terá 40 vagas e os alunos serão selecionados por ordem de inscrição, qualificação do currículo e portfólio. Os selecionados serão avisados por e-mail.
:: Curso Fotografia em Acervos Culturais
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
O curso de Fotografia em Acervos Culturais é destinado a servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.
O curso é de cunho teórico/prático, realizado pela plataforma de videoconferência Zoom. O conteúdo conta com um breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Além disso, serão abordados o uso de metadados, de softwares gratuitos e livres para organização, o tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.
Horários:
Segundas-feiras, das 8h30 às 11h, nos dias:
1, 15 e 29 de março
12 e 26 de abril
10 e 24 de maio
7 de junho
O curso terá 20 horas-aula e será fornecido certificado. Serão oferecidas 40 vagas com seleção dos candidatos com base nos critérios:
1 - ordem de inscrição
2 - atuação profissional, escolaridade / área de formação
3 - entrevista.
Inscrições pelo formulário
https://forms.gle/
Os selecionados serão contatados por e-mail para agendamento de entrevista.
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) abriu inscrições para uma oficina composta de três palestras, ministradas pelo prof. Sérgio Sakakibara, em que serão abordadas a história e as técnicas da fotografia pinhole (também conhecida como fotografia estenopéica ou fotografia na lata). As palestras serão virtuais, por meio da plataforma Zoom.
Ao final das atividades os participantes são convidados a participar do Dia Mundial da Fotografia Pinhole, fotografando e enviando suas fotos para o site da organização Pinholeday - Dia Mundial da Fotografia Pinhole.
As inscrições devem ser feitas pelo seguinte formulário:
https://forms.gle/
Datas e conteúdo das palestras:
:: Câmera Obscura e Pinhole
Data: 5 de fevereiro
Horário: das 8h30 às 10h30
Tema: breve histórico, parâmetros técnicos, construção dos dispositivos, uso prático.
:: Química fotográfica
Data: 19 de março
Horário: das 8h30 às 10h30
Tema: processos fotoquímicos, uso de filme de raios-X, reveladores alternativos à base de café, paracetamol, vitamina C, fórmulas, preparo e uso.
:: Pinhole na prática
Data: 24 de abril
Horário: das 8h30 às 10h30
Tema: palestra esclarecendo dúvidas técnicas sobre pinhole químico e digital, fotometragem, positivação, envio de imagens.
Preparativo final para participação no Pinholeday (Dia Mundial da Fotografia Pinhole): www.pinholeday.org