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Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o coletivo R.I.S.C.O propõe uma Oficina de Computação Musical com Pure Data e um Concerto de Música Experimental no dia 2 setembro, a partir das 19h30, no MIS.

Oficina

A oficina será ministrada pelo compositor e desenvolvedor Tiago Brizolara e terá uma hora e meia de duração, com capacidade para 15 pessoas, por ordem de chegada. é pré-requisito para participar do curso saber utilizar o computador (é altamente aconselhado levar um às aulas).

Utilizado largamente pela comunidade artística, o Pure Data é um ambiente gratuito, de código-fonte aberto, para programação visual de fluxo de dados, como áudio, vídeo e MIDI. Sua facilidade de uso coloca à disposição de músicos, público-alvo da oficina, artistas visuais e performers possibilidades sem fim para uso de recursos computacionais.

Durante a prática serão trabalhados os conceitos básicos do Pure Data e do áudio digital e serão confeccionados pequenos programas (patches), incluindo sintetizadores e efeitos. Serão mostradas diversas aplicações da ferramenta e recursos gratuitos online. Será demonstrado também o SoMo, um instrumento sonoro por movimento em frente a uma câmera, desenvolvido pelo ministrante em conjunto com Marcos Moritz e que será usado no concerto. O material da oficina também será disponibilizado aos presentes.

Concerto

O concerto experimental contará com apresentações compostas pela interação entre performance instrumental, vocal e dispositivos tecnológicos diversos. Serão apresentadas obras abertas com os duos Rodrigo Ramos (live electronics) e Flora Holderbaum (violino, voz e pedais), André Godoy (drum machine, sintetizadores analógicos e sampler) e a atriz convidada Mhirley Lopes (performance corporal com SoMo), além dos VJs convidados Kaue Costa e Bruno Bez nas projeções. O encerramento será uma improvisação com todos ao final, incluindo Tiago Brizolara (violão 7 cordas).

Participantes

Rodrigo Ramos é formado em cinema pela UFSC e atua como sound designer em cinema, teatro e artes visuais. Sua pesquisa recente está na composição de música eletroacústica manipulando ruídos ambientes e de objetos cotidianos, captados com microfones de contato.

Flora Holderbaum é violinista, poeta, compositora e performer da voz. Explora a intersecção da poesia com o som: a voz, a fala, o violino, sons do cotidiano e eletronicamente manipulados. Bacharel em Artes Visuais-Pintura e Gravura (2006) e em Música-Violino (2014), ambos pela Udesc, é mestre em Música -Teoria Estética e Criação pela UFPR (2014) e doutoranda no NuSom - Núcleo de Sonologia da USP-SP. Atualmente é co-editora da revista eletrônica linda (www.linda.nmelindo.com). Participou de eventos como performer e compositora no Brasil e no exterior, entre eles o Festival Mônaco Eletroacoustique 2013, e a II Bienal de Música Hoje de Curitiba (2013).

Obtuso é criação do DJ e produtor André Godoy, um projeto que explora as sonoridades eletrônicas que vão além da pista de dança, uma performance de improvisação livre usando como ferramentas sintetizadores analógicos, baterias eletrônicas, samplers e sequenciadores. O projeto foi apresentado em diversos eventos nos últimos anos, destacando-se o workshop A improvisação na música eletronica como parte do evento Patchbay: conexões eletrônicas do SESC-SC em julho de 2014, e a apresentação do espetáculo audiovisual Symbiosis no festival AVAV - audiovisual ao vivo, do Epicentro Cultural(SP) em outubro de 2014, uma criação conjunta com o artista visual Javier di Benedictis.

Diogo de Haro é pianista e compositor, concentrando suas atividades em concertos, performances e registros sonoros que exploram as possibilidades da improvisação musical e composição instantânea, bem como do repertório escrito para piano ao longo da história até a atualidade. Pianista de formação clássica (mestre em práticas interpretativas - piano pelo programa de pós-graduação em música da UFRGS e bacharel em música pela Udesc), é um explorador de sonoridades eletrônicas. Em 2016, lança uma série de videoclipes do concerto "Miragem" realizada nas paisagens serranas de Urubici, trabalho em que utiliza sintetizadores analógicos e um velho piano eletromecânico.

Tiago Brizolara é compositor, mestre em Física (UFSC-SC), especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-PR) e bacharelando em Música - Composição Musical (UEM-PR). Vem atuando na área de Computação Criativa, utilizando ferramentas de desenvolvimento livres como Processing e Pure Data e na música popular, instrumental e folclórica.

Sobre o R.I.S.C.O

O grupo pretende incentivar, produzir e difundir a música experimental e contemporânea na cidade. R.I.S.C.O. é um coletivo de artistas voltado para a arte sonora e a música contemporânea. Pesquisa o uso de tecnologias aplicadas às novas formas de concepção sonora e musical, ao provocar interação entre performance e diferentes linguagens e modalidades. é composto por André Godoy, Diogo de Haro, Flora Holderbaum, Rodrigo Ramos e Tiago Brizolara.

Serviço:

O quê: 1ª R.I.S.C.O - Reunião Inusitada de Som, Computadores e Outros, com Oficina de Computação Musical com Pure Data e Concerto Experimental

Quando: 2 de setembro.

Oficina: 19h30 / Concerto: 21h

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-SC)

Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis

Classificação: 12 anos

Entrada gratuita

Informações: (48) 3664-2650
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/694416774042227/