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Um dos eventos mais tradicionais do mês de março na capital catarinense está completando 20 anos. Realizado nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis já está recebendo inscrições de profissionais, estudantes e apaixonados pela arte de fotografar. Os interessados podem se cadastrar até dia 14 de março no Estúdio Vita Produções, na rua Felipe Schmidt, 706, loja 6, no Centro.

Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos dias 22 e 23 de março, a vigésima edição do concurso será realizada em novo endereço na região central da cidade. A largada dos participantes está marcada para o sábado (22), às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, e o encerramento ocorrerá no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que as imagens registradas serão devolvidas em CD ou filme. O evento é gratuito.

Em 2014, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios aos participantes que apresentarem as melhores imagens sobre o tema “Para além do que se vê”. Os candidatos acima de 18 anos podem se inscrever nas modalidades filme e digital, enquanto que a faixa etária de 6 a 17 anos pode concorrer na modalidade infantojuvenil. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura da Capital (NESTE LINK).

O concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis conta com o patrocínio do Estúdio Vita Produções, e com apoio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter/SC); SoClick; Rádio Udesc 100.1 FM e Alternativa Mídia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, na Diretoria de Artes.

Para crianças e adultos

Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribuindo para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade.

Moradores da Grande Florianópolis interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição até 14 de março no Estúdio Vita, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas no sábado, para retirar o material de participação. No ato da inscrição, o candidato vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida.

Para facilitar a participação de fotógrafos de outros municípios catarinenses e também de outros estados do Brasil, tendo em vista a grande procura por parte desse público, foi aberta a pré-inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entretanto, o candidato deve confirmar a participação no dia da largada (22), até as 10h, retirando o CD ou filme e entregando a documentação exigida.

Largada e encerramento

Limitada a 450 participantes, a vigésima edição do concurso fotográfico terá duração de 30 horas. Todos os temas serão anunciados de uma única vez, na largada, às 12 horas de sábado (22) e, a partir daí, os candidatos inscritos nas modalidades acima de 18 anos devem registrar imagens referentes a 12 temas. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias, uma por tema, com uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. A maratona de fotos encerra no domingo (23), às 18h.

A 20ª edição da maratona fotográfica vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Na modalidade filme, a premiação é de R$ 3,5 mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar), enquanto que na modalidade digital varia de R$ 1mil a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria de participação e a classificação obtida – primeiro ou segundo lugar.

Além disso, haverá premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas modalidades filme e digital. Na infantojuvenil, os autores do melhor conjunto de imagens – nas faixas etárias de 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos, e 16 a 17 anos – vão receber prêmios de participação.

O quê: Concurso Foto Grafia da Cidade / 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis
Quando: inscrições até 14 de março
Segunda a sexta-feira – 9h às 18h
Sábado – 9h às 12h
Onde: Estúdio Vita Produções
Rua Felipe Schimidt 706, loja 6, no Centro
(48) 3241-1414
Quanto: gratuito
Informações: (48) 3324-1415 – Diretoria de Artes /FCFFC

Fonte: Fundação Cultural de Fpolis Franklin Cascaes

O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram o edital para seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais. As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará aproximadamente 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.

Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Ministério da Cultura

A partir desta terça-feira (11), o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) será sala de aula para os alunos da disciplina Teoria e História da Arte V, do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As aulas serão realizadas no espaço a cada 15 dias, graças a uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do Museu, e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc. 
 
Coordenadas pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Lygia Helena Roussenq Neves, esta também administradora do Masc, as aulas ocorrerão no período noturno, das 18h às 21h, sempre na presença da coordenadora e equipe do museu. O resultado final da disciplina será a produção de textos discentes destinados a uma publicação organizada pelas coordenadoras da proposta. Durante as aulas, os estudantes também pesquisarão sobre o acervo institucional do Museu, incluindo os registros e material bibliográfico disponível.
 
Além de aumentar a visibilidade do acervo artístico e documental do Masc, a experiência possibilitará que os alunos possam formar um repertório com/sobre obras de artistas do período que se conhece como alto modernismo brasileiro, devidamente identificadas em sua singularidade histórica e conceitual. O conhecimento e análise presencial das obras também permitirá a identificação de diferenças e semelhanças das principais sensibilidades e percepções artísticas, considerando as mesmas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, reverberando na atualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está contratando estagiário (a) da área de Museologia para atuar no Sistema Estadual de Museus de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), setor responsável pela elaboração e execução de políticas públicas para o setor.

O valor da bolsa de estágio será de R$ 500. O estagiário participante do Programa de Estágio receberá ainda, um auxílio transporte no valor de R$ 5 por dia. O horário de trabalho poderá ser flexibilizado da seguinte forma: dois dias no período matutino e três no vespertino (4 horas/dia).

Pré-requisitos:
- Estar cadastrado no programa Novos Valores;
- Estar cursando entre a 3ª e 8ª fase;
- Conhecimentos em informática e rotinas administrativas. Interessados devem enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações: (48) 3664-2606 ou 3664-2605.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Com o objetivo de oportunizar a ampliação do acesso à informação e garantir espaço para amplas discussões acerca de temas relacionados às artes visuais e a situação atual das políticas públicas na área cultural, o projeto "Ciclo de Palestras: Políticas, Cultura, Arte e Mercado" ocorrerá na Unesc, em Criciúma, nos dias 18 e 25 de março de 2014, no Bloco P - sala 19, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Serão palestrantes os seguintes profissionais:

18/03/2014 (terça-feira) às 19h
Marcelo Feldhaus (Mestrando em Educação / Coordenador do Curso de Artes Visuais – UNESC - Criciúma/SC).
- Equipamentos culturais, artistas/associações/curadores e o circuito cultural.

Ana Clara Picolo (Bacharel em Artes Visuais / Assistente do Setor Arte e Cultura Unesc e integrante do Laborativo - Criciúma/SC).
- Editais e espaços expositivos: mercado, possibilidades e desafios.

25/03/2014 (terça-feira) às 19h
Larisa Hemkemeier Webber de Mello (Graduada em Secretariado Executivo / Especialista em Projetos e Captação de Recursos - Florianópolis/SC).
- Leis de Incentivo a Cultura, Projetos, Captação de Recursos e Vale Cultura.

Eliza Karla Pigatto Docena (Graduada em Artes Cênicas / Fundação Catarinense de Cultura / Gerência de Projetos Culturais - Florianópolis/SC).
- Plano Nacional, Estadual e Municipal de Cultura.

Coordenação e Mediação: Amalhene Baesso Reddig
Produção Cultural: Amalhene Baesso Reddig
Apoio: Curso de Artes Visuais Unesc
Patrocínio: Criciúma - Governo do Município/Fundação Cultural de Criciúma/Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma

Fonte: Unesc

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