FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A exposição Âmago; um Você foi aberta oficialmente na noite de 13 de agosto na Unesc, em Criciúma. O acervo do artista Ramonn Vieitez, de Recife (PE), ficará no Espaço Cultural (hall do Bloco Administrativo) até o dia 14 de setembro, das 9h às 22h. Escolas e pessoas interessadas em agendar visitas mediadas podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3431-2622.

A abertura contou com a presença de alunos do curso de Artes Visuais entre outros interessados pela arte. A coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Reddig, destacou a importância dos acadêmicos acompanharem exposições para que possam amarrar diálogos a partir da produção de artistas. Ela destacou que esta é a exposição de número 99, durante os 13 anos de trabalhos realizados no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte".

“Uma universidade é um lugar de ensino, pesquisa e extensão e nisso está incluso a cultura. Aprender a olhar, aprender a sentir, isso é importante demais. Então talvez essa seja uma das principais contribuições que uma universidade comunitária possa oferecer para a comunidade”, comentou a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back.

Na ocasião foi assinado o protocolo de doação de uma das obras para o Acervo Artístico Cultural Unesc.

Sobre o artista

Ramonn Vieitez é um artista plástico, graduado em Design de Moda e especialista em Patrimônio Histórico. Seus trabalhos são inspirados por fantasias, amor e ódio, violência, sobrenatural e especialmente sobre a figura masculina. Seus trabalhos têm como características uma notória paixão pelo figurativo aliado a uma explosão de cores.

Ele trabalha com bidimensionais, especialmente pintura, trazendo o imaginário delicado de um jovem aliado à violência do urbano, acreditando na identificação da obra com o contemporâneo.

Fonte: http://www.unesc.net/portal/blog/ver/114/23778

Fonte: Unesc

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura, na Capital, abre o segundo semestre de 2013 com um recorte de seu acervo retratado pela mostra “Gravar: técnica e expressão”, de 14 de agosto a 29 de setembro. Sob o olhar curatorial de Onor Filomeno e Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), a mostra traz 111 obras de 111 artistas. “Ela tem caráter didático, pois trará diferentes técnicas de gravura”, revela a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.

Durante a exposição também haverá oficina gratuita. “O aprendizado da gravura, invariavelmente, dá-se em ambientes coletivos: as oficinas, com suas prensas, equipamentos e instrumentos, que normalmente são compartilhados”, justifica Onor Filomeno. “A Oficina de Gravuras existe no Centro Integrado de Cultura desde a sua criação, em 1981, com muita procura e aceitação”, conta Carlos Roberto de Oliveira, o Bebeto, que ministra a oficina.

O acervo do Masc possui atualmente cerca de 1,8 mil obras de artistas nacionais e internacionais.

O que dizem os curadores

Onor Filomeno - Nomes significativos da arte brasileira estão impressos nos papéis em nosso acervo, assinando e numerando em cada prova, em seu processo individual, manual e alquímico de impressão e reprodução. Procuramos dar um caráter didático à mostra, buscando ressaltar as diferentes técnicas e expressões, ligadas apenas por um fio condutor: o ato de gravar. Nesta mostra montaremos uma pequena oficina, para que a fruição também possa de dar em forma coletiva, em torno de uma prensa e seus materiais.

Carlos Roberto de Oliveira - Chamamos de gravura o múltiplo de uma imagem, reproduzida a partir de uma matriz, ou seja, reprodução numerada e assinada uma a uma, compondo desta forma uma edição restrita. Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, grosso modo, mas quando este carimbo é fruto de elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um original - urna matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identifiquem dentro da produção desse artista.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Serviço:

O quê: Exposição Gravar: técnica e expressão
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Quando: de 14 de agosto a 29 de setembro de 2013
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Oficina de gravura: todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h, enquanto durar a exposição
Vagas limitadas (13 participantes)
Inscrições: (48) 3953-2312/3953-2314
Informações sobre a exposição: (48) 3953-2319
Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência junto ao Masc
Entrada gratuita

::: Confira também a agenda do Masc para o segundo semestre de 2013

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Associação Catarinense de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ACCR), com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promove no dia 16 de setembro de 2013, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o II Seminário de Conservação e Restauração, com palestras e estudos de caso sobre conservação-restauração, a partir de trabalhos realizados por associados e colegas da área. Na sequência, de 17 a 19 de setembro, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, ocorrerá o curso Conservação de Acervos Têxteis, ministrado pela Dra. Tereza Cristina Toledo de Paula.
 
Interessados em participar têm até 11 de setembro para se inscreverem pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando Nome completo, Endereço de E-mail, Telefone (fixo/móvel), Área de Formação, Área de Atuação Profissional, Instituição e se é associado da ACCR. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3953-2340 e 3953-2341. 
 
Confira a programação
 
Dia 16 de setembro 
 
9h: Palestra Conservação de Acervos Têxteis 
Prof. Drª. Teresa Cristina Toledo de Paula. Conservadora responsável pelo setor de têxteis - Museu Paulista – Universidade de São Paulo – USP
 
11h: Restauração da Lápide Comemorativa do Centenário de Fundação do Hospital de Caridade
Me. Fátima Regina Althoff. Arquiteta e Urbanista – Conservadora –Restauradora - Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis – ATECOR
 
14h: Biologia Aplicada à Conservação do Patrimônio Cultural
Prof. Dr. Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC
 
16h: Restauração do Patrimônio Edificado Catarinense: Antiga residência do Coronel Juca Antunes – Lages e Casa Fleith - Joinville
Prof. Fabiano Teixeira dos Santos – Arquiteto e Urbanista da Gerência de Pesquisa e Tombamento da Fundação Catarinense de Cultura
 
Valor: Gratuito para associados da ACCR; R$ 20 para estudantes (apresentar comprovante); R$ 40 para não associados.
 
De 17 a a 19 de setembro:
 
Das 9h  às 12h e das 14h às 18h: Oficina de Conservação de Acervos Têxteis
Prof. Drª. Teresa Cristina Toledo de Paula 
Museu Paulista – Universidade de São Paulo – USP
 
Ementa: O minicurso teórico introduzirá aos alunos as especificidades da área de conservação de bens culturais têxteis. Serão apresentados os procedimentos curatoriais básicos e internacionalmente recomendados para sua avaliação física, documentação, guarda e exposição.
 
Sobre a ministrante: Conservadora de têxteis do Museu Paulista/USP. Pós-graduada em Museologia, mestre e doutora no tema “Tecidos no Brasil “organizou o Seminário Internacional Tecidos e sua Conservação no Brasil: museus e coleções, sendo editora da publicação homônima bilingüe.  De setembro de 2009 a dezembro de 2010 idealizou, coordenou e executou o Projeto REPLICAR, cuja pesquisa e equipe replicaram, por encomenda, um vestido (c.1900) da coleção do Museu Paulista/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: museus, conservação, curadoria de coleções têxteis, conservação e restauração de têxteis e assemelhados e patrimônio cultural.
 
Valor: R$ 100 para associados da ACCR e R$ 200 para não-associados. 
Obs.: o associado da ACCR inscrito na Oficina poderá participar gratuitamente das palestras. 
 
Mais informações: no site da ACCR            

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), no Rio Grande do Sul, realiza, de 24 a 26 de setembro, o II Congresso Internacional de História Regional, que neste ano tem como tema as Relações Estado-Sociedade na América Latina. Integram o evento mostra de banners, simpósios temáticos, oficinas, lançamentos de livros e conferências, com a participação de pesquisadores de diferentes estados brasileiros e do exterior que são referência nas temáticas. Entre os simpósios programados para esta edição do evento está o de História, Memória e Patrimônio Cultural na América Latina, que será coordenado por Elison Antonio Paim (UFSC) e Maria de Fátima Guimarães (USF).

As inscrições já estão abertas para quem tem interesse em participar como comunicador, expositor de banner ou ouvinte. Para mais detalhes, acesse o site www.upf.br/historiaregional

Veja a programação:

24 de setembro
Das 9h às 12h - Credenciamento (IFCH); Mostra de Banners.
Das 14h às 17h30min - Credenciamento (IFCH); Simpósios Temáticos; Mostra de Banners; Oficina: 1. Repensando identidade nacional: novas metodologias para os estudos de imigrantes e etnicidades no Brasil - Jeffrey Lesser - Emory University (EUA)
19h30min - Credenciamento (IFCH)
Conferência: "Identidades Nacionais nos Brasis Regionais" Jeffrey Lesser - Emory University (EUA).

25 de setembro
Das 9h às 12h - Credenciamento
(IFCH) Simpósios Temáticos- Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
Das 14h às 17h30min - Credenciamento (IFCH)
Simpósios Temáticos; Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
18h - Lançamento de Livros IFCH.
19h - Conferência: "La historiografía regional y sus problemas:una oportunidad para pensar críticamente la investigación y la enseñanza de la historia" - Dení Trejo Barajas - Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México).

26 de setembro
Das 9h às 12h - Simpósios Temáticos
Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
Das 14h às 17h30min - Simpósios Temáticos; Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS) e Mostra de Banners
19h30min - Conferência: "Temas y Problemas en Historia Regional: la historicidad de los espacios que complejizan las historias macros" - Maria Rosa Carbonari - Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina)

Simpósios temáticos (inscrições até 10 de agosto)
1. Arte, imaginários e cidades na América Latina
Coords.: Cláudia Mariza Brandão (UFPEL) e Gerson Luís Trombetta (UPF)
2. Cultura Material, Arqueologia e Artes
Coords.: Emílio Fogaça (UFS) e Jacqueline Ahlert (UPF)
3. História e imprensa na formação da América Latina
Coords.: Álvaro Antonio Klafke (UPF) e Carla Renata Antunes de Souza Gomes (FTSG)
4. Migrações, Movimentos Sociais e Oralidade
Coords.: Gerson Wasen Fraga (UFFS) e Thaís Janaina Wenczenovicz (UERGS)
5. Esquerdas revolucionárias, terrorismo de Estado e transição democrática no Cone Sul
Coords.: Claudia Fernanda Touris (UBA/UNLu/Argentina) e Jessie Jane Vieira de Sousa (UFRJ)
6. Discursos e praticas sociais relacionadas ao patrimônio e ao imaginário religioso na América Latina.
Coords.: Patricia A. Fogelman (UBA/Argentina) e Marta Rosa Borin (UFSM)
7. A territorialização do poder: formas políticas e institucionais na América Latina nos séculos XVIII e XIX
Coords.: Andrea Reguera (UNCPBA/Argentina) e Adriano Comissoli (UPF)
8. Memória, Justiça e Poder
Coords.: Luiza Horn Iotti (UCS) e Ironita P. Machado (UPF)
9. História social da agricultura: perspectivas e abordagens
Coords.: Ironita P. Machado (UPF) e Marcio Antônio Both da Silva (UNIOESTE)
10. A discussão ambiental em diferentes perspectivas
Coords.: Eunice Sueli Nodari (UFSC) e Lise Fernanda Sedrez (UFRJ)
11. História social da escravidão colonial e dos afro-descendentes
Coords.: Adelmir Fiabani (UNIPAMPA) e Mário Maestri (UPF)
12. História da Historiografia e Região
Coords.: Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos (UEG) e Diego Omar da Silveira (UEA)
13. História da formação dos Estados nacionais da bacia do Rio da Prata
Coords.: Diego Buffa (UNC/Argentina) e Mário Maestri (UPF)
14. A história do Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX no contexto da região platina
Coords.: Maria Medianeira Padoin (UFSM) e Eloisa Helena Capovilla da Luz Ramos (UNISINOS)
15. Literatura e História: diálogos, interfaces, possibilidades
Coords.: Daniel Luciano Gevehr (ISEI) e Luciane Maria Wagner Raupp (FACCAT)
16. Fontes visuais e impressas na construção historiográfica
Coords.: Heloisa Jochims Reichel (UFRGS/UNISINOS) e Marlise Regina Meyrer (UPF)
17. Imigração e colonização na América Latina
Coords.: Rosane Marcia Neumann (UPF) e Marcos Antonio Witt (UNISINOS)
18. História, Memória e Patrimônio Cultural na América Latina
Coords.: Elison Antonio Paim (UFSC) e Maria de Fátima Guimarães (USF)
19. Movimentos Sociais, Territorialidades e Políticas Públicas
Coords.: Jonas José Seminotti (IFSUL) e João Carlos Tedesco (UPF)
20. Condições de trabalho, culturas operárias, dominação social e resistências de trabalhadores nas Américas
Coords.: Rodolfo Porrini Beracochea (UdelaR/Uruguai) e Tiago Bernardon de Oliveira( UEPB)
21. Governação Democrática e Poder Local
Coords.: Carlos Teixeira (UAN/Angola) e Janaína Rigo Santin (UPF)
22. Erudições políticas na formação dos Estados Latino Americanos: séculos XIX e XX
Coords.: Patrícia C.M.Martins (UNESP) e Gizele Zanotto (UPF)

Oficinas (inscrições a partir de 01 de agosto)
1. Repensando identidade nacional: Novas metodologias para os estudos de imigrantes e etnicidades no Brasil - Jeffrey Lesser - Emory University (EUA) - 24 de setembro, 14h, carga horária de 4 horas, 40 vagas.
2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS) - 25 e 26 de setembro, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min, carga horária de 16 horas, 25 vagas.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou as relações de projetos habilitados e inabilitados na primeira etapa do Prêmio Funarte de Arte Negra.De Santa Catarina, 32 projetos foram habilitados; sendo dois no Módulo A, 19 no Módulo B e 11 no Módulo C. Realizado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), o edital vai contemplar 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória. 
 

Fonte: Funarte

Subcategorias