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O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura, na Capital, abre o segundo semestre de 2013 com um recorte de seu acervo retratado pela mostra “Gravar: técnica e expressão”, de 14 de agosto a 29 de setembro. Sob o olhar curatorial de Onor Filomeno e Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), a mostra traz 111 obras de 111 artistas. “Ela tem caráter didático, pois trará diferentes técnicas de gravura”, revela a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.

Durante a exposição também haverá oficina gratuita. “O aprendizado da gravura, invariavelmente, dá-se em ambientes coletivos: as oficinas, com suas prensas, equipamentos e instrumentos, que normalmente são compartilhados”, justifica Onor Filomeno. “A Oficina de Gravuras existe no Centro Integrado de Cultura desde a sua criação, em 1981, com muita procura e aceitação”, conta Carlos Roberto de Oliveira, o Bebeto, que ministra a oficina.

O acervo do Masc possui atualmente cerca de 1,8 mil obras de artistas nacionais e internacionais.

O que dizem os curadores

Onor Filomeno - Nomes significativos da arte brasileira estão impressos nos papéis em nosso acervo, assinando e numerando em cada prova, em seu processo individual, manual e alquímico de impressão e reprodução. Procuramos dar um caráter didático à mostra, buscando ressaltar as diferentes técnicas e expressões, ligadas apenas por um fio condutor: o ato de gravar. Nesta mostra montaremos uma pequena oficina, para que a fruição também possa de dar em forma coletiva, em torno de uma prensa e seus materiais.

Carlos Roberto de Oliveira - Chamamos de gravura o múltiplo de uma imagem, reproduzida a partir de uma matriz, ou seja, reprodução numerada e assinada uma a uma, compondo desta forma uma edição restrita. Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, grosso modo, mas quando este carimbo é fruto de elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um original - urna matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identifiquem dentro da produção desse artista.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Serviço:

O quê: Exposição Gravar: técnica e expressão
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Quando: de 14 de agosto a 29 de setembro de 2013
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Oficina de gravura: todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h, enquanto durar a exposição
Vagas limitadas (13 participantes)
Inscrições: (48) 3953-2312/3953-2314
Informações sobre a exposição: (48) 3953-2319
Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência junto ao Masc
Entrada gratuita

::: Confira também a agenda do Masc para o segundo semestre de 2013

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Associação Catarinense de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ACCR), com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promove no dia 16 de setembro de 2013, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o II Seminário de Conservação e Restauração, com palestras e estudos de caso sobre conservação-restauração, a partir de trabalhos realizados por associados e colegas da área. Na sequência, de 17 a 19 de setembro, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, ocorrerá o curso Conservação de Acervos Têxteis, ministrado pela Dra. Tereza Cristina Toledo de Paula.
 
Interessados em participar têm até 11 de setembro para se inscreverem pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando Nome completo, Endereço de E-mail, Telefone (fixo/móvel), Área de Formação, Área de Atuação Profissional, Instituição e se é associado da ACCR. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3953-2340 e 3953-2341. 
 
Confira a programação
 
Dia 16 de setembro 
 
9h: Palestra Conservação de Acervos Têxteis 
Prof. Drª. Teresa Cristina Toledo de Paula. Conservadora responsável pelo setor de têxteis - Museu Paulista – Universidade de São Paulo – USP
 
11h: Restauração da Lápide Comemorativa do Centenário de Fundação do Hospital de Caridade
Me. Fátima Regina Althoff. Arquiteta e Urbanista – Conservadora –Restauradora - Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis – ATECOR
 
14h: Biologia Aplicada à Conservação do Patrimônio Cultural
Prof. Dr. Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC
 
16h: Restauração do Patrimônio Edificado Catarinense: Antiga residência do Coronel Juca Antunes – Lages e Casa Fleith - Joinville
Prof. Fabiano Teixeira dos Santos – Arquiteto e Urbanista da Gerência de Pesquisa e Tombamento da Fundação Catarinense de Cultura
 
Valor: Gratuito para associados da ACCR; R$ 20 para estudantes (apresentar comprovante); R$ 40 para não associados.
 
De 17 a a 19 de setembro:
 
Das 9h  às 12h e das 14h às 18h: Oficina de Conservação de Acervos Têxteis
Prof. Drª. Teresa Cristina Toledo de Paula 
Museu Paulista – Universidade de São Paulo – USP
 
Ementa: O minicurso teórico introduzirá aos alunos as especificidades da área de conservação de bens culturais têxteis. Serão apresentados os procedimentos curatoriais básicos e internacionalmente recomendados para sua avaliação física, documentação, guarda e exposição.
 
Sobre a ministrante: Conservadora de têxteis do Museu Paulista/USP. Pós-graduada em Museologia, mestre e doutora no tema “Tecidos no Brasil “organizou o Seminário Internacional Tecidos e sua Conservação no Brasil: museus e coleções, sendo editora da publicação homônima bilingüe.  De setembro de 2009 a dezembro de 2010 idealizou, coordenou e executou o Projeto REPLICAR, cuja pesquisa e equipe replicaram, por encomenda, um vestido (c.1900) da coleção do Museu Paulista/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: museus, conservação, curadoria de coleções têxteis, conservação e restauração de têxteis e assemelhados e patrimônio cultural.
 
Valor: R$ 100 para associados da ACCR e R$ 200 para não-associados. 
Obs.: o associado da ACCR inscrito na Oficina poderá participar gratuitamente das palestras. 
 
Mais informações: no site da ACCR            

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), no Rio Grande do Sul, realiza, de 24 a 26 de setembro, o II Congresso Internacional de História Regional, que neste ano tem como tema as Relações Estado-Sociedade na América Latina. Integram o evento mostra de banners, simpósios temáticos, oficinas, lançamentos de livros e conferências, com a participação de pesquisadores de diferentes estados brasileiros e do exterior que são referência nas temáticas. Entre os simpósios programados para esta edição do evento está o de História, Memória e Patrimônio Cultural na América Latina, que será coordenado por Elison Antonio Paim (UFSC) e Maria de Fátima Guimarães (USF).

As inscrições já estão abertas para quem tem interesse em participar como comunicador, expositor de banner ou ouvinte. Para mais detalhes, acesse o site www.upf.br/historiaregional

Veja a programação:

24 de setembro
Das 9h às 12h - Credenciamento (IFCH); Mostra de Banners.
Das 14h às 17h30min - Credenciamento (IFCH); Simpósios Temáticos; Mostra de Banners; Oficina: 1. Repensando identidade nacional: novas metodologias para os estudos de imigrantes e etnicidades no Brasil - Jeffrey Lesser - Emory University (EUA)
19h30min - Credenciamento (IFCH)
Conferência: "Identidades Nacionais nos Brasis Regionais" Jeffrey Lesser - Emory University (EUA).

25 de setembro
Das 9h às 12h - Credenciamento
(IFCH) Simpósios Temáticos- Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
Das 14h às 17h30min - Credenciamento (IFCH)
Simpósios Temáticos; Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
18h - Lançamento de Livros IFCH.
19h - Conferência: "La historiografía regional y sus problemas:una oportunidad para pensar críticamente la investigación y la enseñanza de la historia" - Dení Trejo Barajas - Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México).

26 de setembro
Das 9h às 12h - Simpósios Temáticos
Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS)
Das 14h às 17h30min - Simpósios Temáticos; Oficina: 2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS) e Mostra de Banners
19h30min - Conferência: "Temas y Problemas en Historia Regional: la historicidad de los espacios que complejizan las historias macros" - Maria Rosa Carbonari - Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina)

Simpósios temáticos (inscrições até 10 de agosto)
1. Arte, imaginários e cidades na América Latina
Coords.: Cláudia Mariza Brandão (UFPEL) e Gerson Luís Trombetta (UPF)
2. Cultura Material, Arqueologia e Artes
Coords.: Emílio Fogaça (UFS) e Jacqueline Ahlert (UPF)
3. História e imprensa na formação da América Latina
Coords.: Álvaro Antonio Klafke (UPF) e Carla Renata Antunes de Souza Gomes (FTSG)
4. Migrações, Movimentos Sociais e Oralidade
Coords.: Gerson Wasen Fraga (UFFS) e Thaís Janaina Wenczenovicz (UERGS)
5. Esquerdas revolucionárias, terrorismo de Estado e transição democrática no Cone Sul
Coords.: Claudia Fernanda Touris (UBA/UNLu/Argentina) e Jessie Jane Vieira de Sousa (UFRJ)
6. Discursos e praticas sociais relacionadas ao patrimônio e ao imaginário religioso na América Latina.
Coords.: Patricia A. Fogelman (UBA/Argentina) e Marta Rosa Borin (UFSM)
7. A territorialização do poder: formas políticas e institucionais na América Latina nos séculos XVIII e XIX
Coords.: Andrea Reguera (UNCPBA/Argentina) e Adriano Comissoli (UPF)
8. Memória, Justiça e Poder
Coords.: Luiza Horn Iotti (UCS) e Ironita P. Machado (UPF)
9. História social da agricultura: perspectivas e abordagens
Coords.: Ironita P. Machado (UPF) e Marcio Antônio Both da Silva (UNIOESTE)
10. A discussão ambiental em diferentes perspectivas
Coords.: Eunice Sueli Nodari (UFSC) e Lise Fernanda Sedrez (UFRJ)
11. História social da escravidão colonial e dos afro-descendentes
Coords.: Adelmir Fiabani (UNIPAMPA) e Mário Maestri (UPF)
12. História da Historiografia e Região
Coords.: Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos (UEG) e Diego Omar da Silveira (UEA)
13. História da formação dos Estados nacionais da bacia do Rio da Prata
Coords.: Diego Buffa (UNC/Argentina) e Mário Maestri (UPF)
14. A história do Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX no contexto da região platina
Coords.: Maria Medianeira Padoin (UFSM) e Eloisa Helena Capovilla da Luz Ramos (UNISINOS)
15. Literatura e História: diálogos, interfaces, possibilidades
Coords.: Daniel Luciano Gevehr (ISEI) e Luciane Maria Wagner Raupp (FACCAT)
16. Fontes visuais e impressas na construção historiográfica
Coords.: Heloisa Jochims Reichel (UFRGS/UNISINOS) e Marlise Regina Meyrer (UPF)
17. Imigração e colonização na América Latina
Coords.: Rosane Marcia Neumann (UPF) e Marcos Antonio Witt (UNISINOS)
18. História, Memória e Patrimônio Cultural na América Latina
Coords.: Elison Antonio Paim (UFSC) e Maria de Fátima Guimarães (USF)
19. Movimentos Sociais, Territorialidades e Políticas Públicas
Coords.: Jonas José Seminotti (IFSUL) e João Carlos Tedesco (UPF)
20. Condições de trabalho, culturas operárias, dominação social e resistências de trabalhadores nas Américas
Coords.: Rodolfo Porrini Beracochea (UdelaR/Uruguai) e Tiago Bernardon de Oliveira( UEPB)
21. Governação Democrática e Poder Local
Coords.: Carlos Teixeira (UAN/Angola) e Janaína Rigo Santin (UPF)
22. Erudições políticas na formação dos Estados Latino Americanos: séculos XIX e XX
Coords.: Patrícia C.M.Martins (UNESP) e Gizele Zanotto (UPF)

Oficinas (inscrições a partir de 01 de agosto)
1. Repensando identidade nacional: Novas metodologias para os estudos de imigrantes e etnicidades no Brasil - Jeffrey Lesser - Emory University (EUA) - 24 de setembro, 14h, carga horária de 4 horas, 40 vagas.
2. Antropologia das técnicas e tecnologia lítica - Emílio Fogaça (UFS) - 25 e 26 de setembro, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min, carga horária de 16 horas, 25 vagas.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou as relações de projetos habilitados e inabilitados na primeira etapa do Prêmio Funarte de Arte Negra.De Santa Catarina, 32 projetos foram habilitados; sendo dois no Módulo A, 19 no Módulo B e 11 no Módulo C. Realizado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), o edital vai contemplar 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória. 
 

Fonte: Funarte

Lançados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), as edições 2013 dos editais Mais Museus e Modernização de Museus começaram a receber inscrições por meio do sistema Salic Web, e seguem abertos até às 23h30min (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2013. Ambos irão formar banco de projetos para apoio financeiro no exercício de 2013, de acordo com disponibilidade orçamentária do instituto, mediante celebração de convênio, ou outro instrumento hábil, com as instituições selecionadas, não conferindo direito subjetivo ao participante de celebrar convênio. Os recursos para o apoio financeiro são oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) do Ministério da Cultura (MinC).

Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. As instituições selecionadas deverão dispor de 20% do valor total do projeto, a título de contrapartida, de acordo com o item 12 dos editais.

Mais Museus

O edital se destina à seleção de projetos para implantação de museus em cidades que não possuam instituição museológica estruturada.

>> Saiba mais

Fonte: Ibram

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