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Uma pesquisa do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) acerca da réplica da pintura da Primeira Missa no Brasil, de Sebastião Vieira Fernandes, foi publicada no periódico internacional Journal of Molecular Structure. O trabalho foi coordenado pelo químico responsável do laboratório, Thiago Guimarães Costa; e teve como co-autores o historiador Fabio Ritcher e a conservadora-restauradora Marcia Escorteganha, ambos também técnicos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com parcerias de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Atecor é vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC.
 
O trabalho interdisciplinar, além de relatar um pouco da história da obra datada de 1929 que faz parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina, conta com a análise de parte dos materiais constitutivos da pintura. Os resultados mostraram que existe correlação entre a composição elementar dos pigmentos utilizados por Victor Meirelles, autor da obra original, e por Fernandes, o que pode indicar que realmente o discípulo seguiu minuciosamente a formulação do mestre na preparação da réplica, mesmo depois da morte de Meirelles, utilizando materiais semelhantes. A descoberta irá auxiliar os conservadores na identificação de problemas e do estado de conservação da obra. 
 
O artigo completo, intitulado Multi-technical analysis as a tool to investigate structural species in the “replica” of First Mass in Brazil painting by Sebastião Vieira Fernandes ( em português Análise multitécnica como uma ferramenta para investigar espécies estruturadas  na "réplica" da Primeira Missa no Brasil pintada por Sebastião Vieira Fernandes), pode ser cessado na íntegra no link do periódico.
 
Discípulo e contemporâneo de Victor Meirelles, Sebastião Fernandes reproduziu fielmente a obra de seu mestre, Primeira Missa no Brasil, a pedido de Lauro Müller, primeiro governador republicano de Santa Catarina, logo após a proclamação da República. Devido ao valor que teria sido oferecido pela obra, depois de concluída, o artista preferiu mantê-la em seu poder. O que chama a atenção no trabalho é a perfeição nos detalhes com que a obra foi produzida, mesmo em tamanho reduzido quando comparado com a original.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Em sua 12ª edição, o projeto Gerações Masc - Museu em Movimento promoverá a conversa Diálogos sobre Cascaes, com a professora doutora Aline Carmes Krüger e o museólogo Gelci José Coelho, o Peninha. O encontro ocorre no dia 31 de maio, às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC).
 
Franklin Joaquim Cascaes (1908 - 1983) foi o principal pesquisador do folclore açoriano na Ilha de Santa Catarina. Ele dedicou parte de sua vida a ouvir relatos dos descendentes de colonizadores e juntar objetos que ajudam a contar a história dos açorianos que ocuparam o litoral catarinense. Produziu vários livros, 120 cadernos manuscritos e mais de 800 desenhos. Depois de sua morte, a obra foi doada à Universidade Federal de Santa Catarina, que ficou responsável pela preservação e manutenção de todo o acervo.
 
Cascaes está presente no acervo permanente do Masc com a obra O Carrasco (1974 / argila e pintura a frio / 33x12x12), doação Museu de Antropologia da UFSC. Esta obra estará exposta no dia do evento.
 
Sobre Aline Krüger
 
Professora auxiliar do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Aline possui graduação em História pela mesma Universidade; é Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
 
 
 
 
 
 
 
Sobre Gelci Coelho - Peninha
 
Gelci José Coelho, mais conhecido como Peninha, é um animador cultural, que trabalhou e estudou na UFSC, junto ao Museu Universitário, onde coordenou o Setor de Cultura Popular. Foi Diretor do Museu  de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, durante 12 anos, e colaborou com o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC por mais de 15 anos como pesquisador. Implantou o Núcleo de Estudos Museológicos da mesma universidade, com abrangência estadual, com apoio do Setor de Museus da Fundação Catarinense de Cultura, e o coordenou durante 10 anos o que resultou na criação do curso de graduação em Museologia pela Universidade. Durante 10 anos colaborou com o artista, folclorista e professor Franklin Cascaes na pesquisa e apresentação de aspectos da herança cultural de base açoriana na Ilha de Santa Catarina e litoral catarinense.
 
 
Serviço:
 
O quê: Diálogos Cascaes - Gerações Masc - Museu em Movimento
Quando: 31/05/2016, às 16h30
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-2630

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O professor, escritor e historiador Viegas Fernandes da Costa irá apresentar, na próxima quarta-feira (18), os resultados obtidos na sua pesquisa de dissertação Turismo Arqueológico e Desenvolvimento Sustentável: a possibilidade do aproveitamento do patrimônio arqueológico pré-colonial dos municípios de Garopaba, Imaruí e Imbituba (SC) para a promoção do desenvolvimento sustentável na região. A apresentação ocorre às 19h30, na Câmara Municipal de Imbituba.

Morador do bairro Alto Arroio, em Imbituba, Viegas escolheu o litoral sul para conduzir o seu estudo sobre o turismo arqueológico como estratégia para a promoção do desenvolvimento sustentável. A pesquisa envolveu estudos presenciais e entrevistas com lideranças locais, turistas e gestores. O estudo mostra como os vestígios arqueológicos encontrados na região podem ser atrativos turísticos preservando-se o patrimônio cultural das cidades.

O historiador apresenta a sua pesquisa na Câmara Municipal, para toda a comunidade.

Viegas Fernandes da Costa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Historia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016). Atualmente é docente (estatutário) do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura catarinense, história de Blumenau, corpo, patrimônio cultural e literatura brasileira.
Fonte: Currículo Lattes 
Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Serviço: 
Palestra apresenta resultados sobre análise do turismo arqueológico no Litoral Sul, com Viegas Fernandes da Costa
Local: Câmara Municipal de Vereadores - Rua Ernani Cotrin, 555 - Centro - Imbituba/SC
Data: 18/05 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Evento gratuito e aberto à comunidade
Informações: https://www.facebook.com/events/460043074191760/

Fonte: Lorraine Amorim Corrêa

Em visita técnica na última semana, uma equipe de profissionais da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) fez a transferência dos cerca de 16 mil objetos que fazem parte da Coletânea Garibaldina ao Departamento de Arquitetuta de Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. A coleção, que estava armazenada na Casa Pinto D'Ulysséa, localizada no município do litoral sul catarinense, é o mais completo acervo sobre a lagunense Anita Garibaldi, que ao lado do marido Giuseppe lutou durante a Revolução Farroupilha, quando foi instalada em Laguna a República Juliana; e mais tarde, pela unificação da Itália, onde morreu em 1849, aos 27 anos.
 
A Coletânea Garibaldina foi retirada da Fundação Lagunense de Cultura, detentora desde 2002 da guarda dos objetos, e cedida em forma de comodato integralmente à Udesc. O objetivo é manter o acervo em Laguna, cidade natal de Anita Garibaldi, com armazenamento adequado, segurança e garantia de manutenção. A coleção, constituída ao longo da vida do arquiteto Wolfgang Ludwig Rau, foi adquirida pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 2001, sob a custódia da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC. 
 
O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e o Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), ambos setores da FCC, irão fornecer orientações técnicas aos acadêmicos de Arquitetura da Udesc para a manutenção e conservação das quase 20 mil peças como livros, manuscritos, fotos, brasões, armas, quadros, selos, entre outros. A intenção é que a Udesc cuide, pesquise e possibilite o acesso, a interpretação e a utilização do acervo. O comodato tem prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, promove de 23 a 25 de maio de 2016 a Mostra de Documentários da África do Sul. A programação inclui debates e a exibição de filmes, que devem ocorrer sempre às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

A mostra visa estabelecer pontes dialógicas culturais entre Brasil e África do Sul. Os filmes e documentários selecionados para a mostra têm por objetivo tornar públicas questões similares entre os dois países (Brasil e África do Sul), convidando ao engajamento do público em causas que interessam os mais diversos setores civis, através do cinema.

Entre as temáticas que conectam os países estão as estruturas pós-colonialistas que resultam em dinâmicas sociais similares em ambas as nações, em termos de construção de espaço de diversidade, integração de subculturas, resgate da cultura indígena, justiça social, direitos humanos, segurança urbana e questões relacionadas ao manejo de recursos ambientais.




Mais informações estão disponíveis no site www.africandocumentaryfestival.com

Programação:

Dia 23 de maio (segunda-feira):

Into the Shadows - Nas Sombras
Nas sombras lança um olhar na vida de centenas de milhares de africanos que vivem na cidade de Joanesburgo. Eles são sobreviventes urbanos: suas histórias permanecem invisíveis, as suas existências não são percebidas, porém suas angustias representam uma sombra sobre o continente africano, a crise da migração promovida pela injustiça social.

Ficha técnica:
Altamar Films
Direção: Pep Bonet and Line Hadsbjerg
Edição: Jose Bautista and KanseiSounds
75 minutos
Legendas: Adriana Cunha
Facilitador: Matthew Wilhelm-Solomon

Dia 24 de maio (terça-feira):

This is Zamrock - Isto é Zamrock
Uma viagem psicodélica para a África austral com os veteranos do rock Jagari Chanda e Rikki Ililonga enquanto se preparam para uma turnê na França. Eles realizam, pela primeira vez em sua história, um show musical afro-global para um público internacional criado na década de 1970. "Isto é Zamrock !!" é um curta promocional para um documentário que será lançado para coincidir com a celebração do 50º aniversário de independência da Zâmbia.

Ficha técnica:
Zamrock.org
Direção: Calum MacNaughton
12 minutes
Legendas: Adriana Miranda da Cunha

Mama Goema
Uma viagem ao coração da Cidade do Cabo, mãe de todas as cidades, e um ritmo chamado Goema. Com raízes indígenas, influências coloniais e moldada pela história escravagista da Cidade do Cabo, Goema reside na cultura do carnaval sul-africano.

É a partir dessas festas tradicionais que as variações contemporâneas têm surgido, desafiando a queda do apartheid e colocando o jazz no caminho do renascimento democrático da África do Sul.

Ficha técnica:
Proudly South African
Jigsaw Productions ZA
El truque colectivo
Direção: Ángela Ramirez (Colombia), Sara Gouveia (Portugal) and Calum MacNaughton (South Africa)
55 minutes

Dia 25 de maio (quarta-feira):

Miners shot down - Mineradores abatidos
"Mineradores abatidos" é um dos mais premiados documentários contemporâneos do país que explora o evento de Marikana, onde 34 mineradores foram executados pela polícia durante uma greve. Os vídeos produzidos pelos policiais vazaram e serviram de base para o filme. Muitos aspectos políticos secretos e conspiratórios são revelados neste filme, apontando dinâmicas de poder intrincadas que são investigadas atualmente em sua comissão da verdade.

Ficha técnica:
Uhuru Productions
Direção: Rehad Desai
Produção e roteiro: Anita Khanna and Rehad Desai
Foto: Greg Marinovich
Tome uma atitude e faça parte do "Marikana Justice Campaign". See the link below.
85 minutes
Facilitador: Matthew Wilhelm-Solomon

Fonte: Assessoria de Comunicação FCCMostra de Documentári

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