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Mais de três mil museus, galerias e instituições culturais em 69 países estão participando nesta semana da terceira edição do "Museu Week", que tem como objetivo de divulgar seus acervos e atrair mais público. No Brasil, mais de 80 instituições estão participando.
 
A cada dia da semana, os museus e os visitantes poderão divulgar no Twitter uma hashtag com um tema específico. Com a hashtag #secretsMW, os museus vão divulgar os seus segredos mais bem guardados além de mostrar os bastidores de seus acervos.
 
O público que quiser acompanhar no Twitter o Museu Week, basta procurar pelas hashtags do dia ou pela #MuseumWeek.
 
 
A Fundação Cultural Badesc convida para o lançamento do seu primeiro catálogo no dia em que completa 10 anos de dedicação às Artes e à Cultura de Santa Catarina, 28 de março, às 19h. Nestes 10 movimentados anos, a Fundação compartilhou da parceria de inúmeros artistas, profissionais da cultura, instituições, recebeu grande apoio da imprensa, de grupos e pessoas apaixonadas por arte. Foram realizadas 96 exposições de artes visuais e mais de 245 atividades diversas.
 
O Catálogo 2014-2015 registra momentos importantes de 34 exposições de artes visuais, quatro mostras especiais, 45 festivais de cinema, 17 estreias e sessões especiais de filmes, 25 lançamentos de livros e noites de autógrafos, 13 apresentações musicais e performances, seis atividades diversas, 20 oficinas e cursos e sete feiras de arte.
 
 
Serviço:
 
O quê: Lançamento do Catálogo 2014-2015
Quando: 28/03/2016, às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc - Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis
Mais informações: (48) 3224 8846 | fundacaoculturalbadesc.com 
 

Fonte: Fundação Cultural Badesc

A partir desta terça-feira (22/3), o Museu Victor Meirelles estará fechado à visitação para dar início às obras de restauração e ampliação previstas no programa PAC – Cidades Históricas, do governo federal.
 
Sábado (19) foi o último dia de atividades na casa histórica e, a partir do dia 4 de abril, o museu estará em processo de transferência para a sede provisória, localizada à Rua Rafael Bandeira, 41, também no Centro de Florianópolis. Quando entrar em funcionamento esta sede realizará normalmente todas as atividades para o público que o museu sempre promoveu, como visitação, ação educativa, agenda cultural e oficinas.
 
Para celebrar o momento especial de início das obras o Museu Victor Meirelles programou para o dia 1º de abril, sexta-feira, a partir das 18 horas, o evento Happening de Despedida, uma festa de encerramento das atividades no endereço histórico. Na ocasião será apresentado pelo Iphan o projeto de restauração e ampliação do museu, serão exibidas imagens das programações culturais, exposições e atividades diversas realizadas pelo museu nos últimos anos e, no final do evento, haverá um show musical no Largo Victor Meirelles com a participação de Djs e músicos convidados.
 
A coordenação e fiscalização de todo o projeto de execução das obras no Museu Victor Meirelles está a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina. A previsão é de conclusão dos trabalhos em 12 meses, ao custo total de cerca de três milhões de reais.
 
Desde a acessibilidade, passando pela disponibilização de novos serviços, até a restauração da Casa Histórica onde residiu Victor Meirelles, o conceito do projeto é integrar o edifício tombado nacionalmente ao prédio anexo, de três andares, criando uma só unidade museológica e ampliando as instalações, tanto em relação aos espaços expositivos como os locais para as apresentações culturais e realização de oficinas.
 
Serviço:
 
Happening de Despedida
Fechamento do Museu Victor Meirelles para obras
1º de abril de 2016 – a partir das 18 horas
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48  3222-0692
 

Fonte: Museu Victor Meirelles

Chegou ao final, no Rio de Janeiro (RJ), a primeira edição do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação Museal, realizado por meio de parceria técnica entre os Museus Castro Maya e o Museu da República, vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), via Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).
 
Pioneiro neste nível de ensino no país, o curso, que forma agora sua primeira turma, tem como objetivo preencher uma lacuna na formação dos profissionais educadores em museus e centros culturais do país. A proposta é que instituições de cultura e de ensino atuem em conjunto na construção de uma ideia de educação que leve em conta a Formação Integral, tendo por base referências teóricas como o educador brasileiro Anísio Teixeira.
 
A partir deste sábado (19), cerca de 30 alunos defenderão seus Artigos de Conclusão, com temas de grande expressividade para o campo da Educação Museal. Serão apresentadas pesquisas que perpassam temas como Educação Infantil, Teatro, Artes, Acessibilidade, Público com Transtorno Mental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Vandalismo e Patrimônio, Relações Étnico-Raciais e Historiografia da Educação de Museus e Centros Culturais.
 
Além dos temas citados, os trabalhos abordam debates políticos e conceituais do campo científico, em especial sobre a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), preconizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
As apresentações serão abertas ao público e realizadas na sala 300, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, localizado na Rua Mariz e Barros, 273 – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro – RJ. Confira o cronograma de defesa dos trabalhos aqui.
 

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe até 1º de maio de 2016, as mostras individuais que fazem parte do edital de exposições do Museu: Plano B, de Janor Vasconcelos; Paço a Passo "Mnemis", de Margarida Holler; Ação | Desenho, de Malvina Sammarone; e Buscas Insconscientes, de Anderson Alberton. 

A entrada é gratuita e o Museu fica aberto à visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min. 
 
Mais sobre as exposições:
 
Plano B - Janor Vasconcelos
 
O artista traz ao Masc uma instalação com desenhos expansivos a nanquim, que contorna paredes do Museu, com aproximadamente 70 desenhos de 29,7 x 42cm e 30 metros de comprimento; além de um vídeo com registro da ação dos pregos nos trilhos; vitrine com pregos amassados; o objeto de sobras de papel-lápis dermatográfico; cerca de 20 desenhos em fitas adesivas sobre papel de tamanhos variados; desenho a nanquim em rolo de 80 metros de comprimento, que também contornará as paredes e estrutura do telhado do deck e 
interliga os dois ambientes; uma instalação com aproximadamente 250 canetas perfiladas com 7 metros de comprimento; entre outros desenhos.
 
Segundo o curador e artista visual Franzoi, em Plano B, Janor "mostra ser versátil e genial na manipulação de materiais e do espaço. Parte da série Corpo de Prova e desenvolve trabalhos que discutem a linha enquanto expressão e construção de configurações entrelaçadas no tempo e na lembrança." 
 
Sobre o artista
 
Janor Vasconcelos é natural de Criciúma (SC), onde vive e trabalha. Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plástica e pós-graduado em Arte Educação pela Fucri/Unesc, estudou escultura em cerâmica e fundição em bronze em são Paulo. Desenvolveu projetos de arquitetura, engenharia e design de interiores.

Participou em várias exposições coletivas e individuais, salões, premiações e projetos, entre os mais recentes: Perfuratrizes – MuBE SP/2013; Arte Agora – prêmio Fundo Municipal de  Cultura Criciúma SC/2012; Panorama Catarinense Artes Visuais, Sesc Jaraguá do Sul/2012; 10º e 11º Salão Elke Hering Mostra Contemporânea de Artes Visuais, Blumenau SC/2012/14; Prêmio Salão Chapecoense  de Arte, SC/2011; Olhar Subterrâneo – Museu Palácio Cruz e Sousa SC/2011; Barro Branco, Museu de Arte de Joinville SC/2010; e Linhas e Riscos Subterrâneos, Badesc,  Florianópolis SC/2010.
 
Paço a Passo "Mnemis" - Margarida Holler
 
A instalação que Margarida traz ao Masc é composta de lâminas de madeira natural, lâminas de madeira reciclada e lâminas de madeira tingidas, feltro, gravura de topo, páginas de livros de medicina e tipos gráficos, contemplando 45m² de área. A obra é fruto de um trabalho em constante processo de construção, transformação e deslocamento, tendo neste momento o cérebro como investigação. 
 
Neste contexto, o cérebro é entendido como espaço-corpo memória com suas ligações sinapses-neurônios em constante movimento. Estas de modo simultâneo permutam informações do significado das várias abordagens que a pesquisa e criação possibilitam num fluxo constante de diferentes olhares, interpretações e percepções.
 
Segundo a crítica de arte e curadora Ananda Carvalho, "em seu recorte, a artista dá a ver uma escultura formada por uma conjunção de células em mutação. Trata-se de dois lados de um cérebro metafórico: uma narrativa visual para olhar microscopicamente." "Esse cérebro, ou a mnemis, é compreendido pela artista como as sinapses de um espaço-corpo memória. É desdobrado em membranas de páginas de livros de medicina, tipos gráficos, rolos de feltro, gravuras de topo, lâminas de madeira crua e vermelha. São camadas acumuladas, repetidas, articuladas para revelar em fragmentos a arqueologia de um museu-corpo", completa.
 
Sobre a artista
 
Margarida Holler pesquisa o interior do corpo humano e suas relações no percurso da História da Arte, tendo as imagens médicas como substrato de análise. A reflexão sobre os processos de reprodução, materialidade, deslocamento, leitura e interpretação destas imagens desdobram-se em trabalhos de instalação, site specific, esculturas, livros de artista, desenhos e gravuras. 
 
Entre suas principais exposições, evidenciam–se: Ichariba ChodeArte Contemporânea Brasileira, Plaza North Gallery, Saitama, Japão; e Memória: O tempo espaço dos livros de artista, Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP) - ambas em 2015. Mnemis: dogma da visibilidade silenciosa, na Quase Galeria Espaçot (Porto,Portugal); Entre Dois Mundos – Arte Contemporânea Japão-Brasil, Museu Afro Brasil (SP) - ambas em 2014.
 
Ação | Desenho - Malvina Sammarone
 
Instalações audiovisuais e cadernos de desenhos que têm como mote as idéias de movimento, simetria, inversão, repetição, circularidade, usados como mecanismos criativos, a fim de gerar “crises” em estruturas conhecidas, usando as possibilidades e limitações do corpo são os trabalhos que Malvina Sammarone traz a 
Florianópolis. 
 
Serão apresentados os trabalhos caderno_desenho (2013-2014), com desenhos apresentados como registros de ação em uma sequência de registros editados e com duração aproximada 16 minutos em looping; uma sequência de registros de ação (caderno_desenho#34, caderno_desenho#36 e caderno_desenho#40); cadernos_desenhos (2013-2016) fac-símile cadernos de desenhos, que são fac-símile de cadernos de desenho, apresentados sobre mesas de madeira onde o público poderá folheá-los; e desenhos (2011-2014) apresentados como registros de ação. Será apresentado desenho#9, registro de ação, 15 minutos em looping.
 
Para a curadora, professora e pesquisadora Galciani Neves, "Malvina Sammarone faz do desenho um processo para atuar no tempo. São gestos que lidam com o tempo enquanto percepção, unidade de medição. São exercícios de um tempo que os atravessa. Assim, cada traço, cada incursão na folha parece afastar-se da lógica 
construtiva de uma imagem que pretende dar conta de uma realidade a ela externa."
 
Sobre a artista 
 
Malvina Sammarone é uma artista visual que transita pelo desenho, fotografia e vídeo; tempo, duração, imprevisibilidade, repetição, sempre permeiam seus trabalhos. É formada em Arquitetura e Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Artes pela New York University, e em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Desde o inicio dos anos 1980, frequenta cursos e workshops de arte, fotografia e processo criativo, tanto no Brasil como no exterior. 
 
Entre algumas exposições individuais e coletivas, destacam-se: Programa Exposições MARP, em Ribeirão Preto (SP), de 2011; XI Bienal do Recôncavo, em São Félix (BA), em 2012; a exposição Verso, no Sesc Pinheiros (SP), em 2013; Ressonâncias Brasil-Berlim, no Kunst Bethanien em Berlim, Alemanha, em 2013. Entre as mais recentes, em 2016, apresentou Abre Alas 12, na Galeria A Gentil Carioca (RJ).
 
Buscas Inconscientes - Anderson Alberton
 
Anderson faz uma reflexão sobre o uso da tecnologia para facilitar o cotidiano. Em 20 desenhos, cuja única linha que se liga no início e final da imagem formam figuras geométricas e personagens, o artista explora efeitos visuais que sugerem linhas imaginárias. Os trabalhos são feitos a nanquim sobre papel Canson. 
 
"Na atual fase o artista traz as linhas como se fossem ecos ou reverberações da síntese de seu desenho. O traço e as delimitações impostas para a forma fazem de seu trabalho um labirinto de possibilidades", comenta o produtor cultural João Daniel Zanella. 
 
Sobre o artista
 
Anderson Alberton é bacharel em Artes Visuais (2014), natural de Joinville (SC). Transita principalmente entre as linguagens: vídeo, desenho e pintura.
 
Paticipou de diversas exposições individuais, como Vide Vida, 2015, MAJ, vídeos; Momentos Divergentes, 2014, MAJ, vídeos; Olhar Pulsante, 2013, - MAJ, Mural, 7 desenhos com 8x2 metros; Diários Desenhados, 2012, MAJ, desenhos e vídeo; Da Luz à Sombra em uma Pintura, 2004 – MAB, pinturas. Entre suas principais coletivas estão Território (in)comum, 2015, AAPLAJ; Ontem Hoje, 2015; 44ª, 42ª e 40ª Coletiva de Artista de Joinville, 2015, 2012 e 2010, SIMDEC-MAJ; Arte na Cidade, 2015, SESC; XIII Salão Nacional de Artes de Itajaí, 2013; Mostra de Artes Almirante Tamandaré, 2007, 2º Lugar; 35º Coletiva de Artistas de Joinville, 2005, MAJ; Começo do Fim, 2005, AAPLAJ; 2º Território de Artes de Araraquara, 2004;  1º Salão de Artes de Blumenau, 2002, Destaque Especial. 
 
Serviço:
 
O quê: Mostras individuais do edital de exposições do Masc - Plano B, de Janor Vasconcelos; Paço a Passo "Mnemis", de Margarida Holler; Ação | Desenho, de Malvina Sammarone; e Buscas Insconscientes, de Anderson Alberton.
Visitação: de 3 de março a 1º de maio de 2016. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2630
Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (48) 3664-2633

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

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