A Casa Triângulo apresenta, a partir de 3 de outubro, a exposição coletiva TRANSBORDA que reúne a produção de 10 artistas sobre o universo trans, com objetivo de promover a reflexão sobre a questão da identidade de gênero, tema cada vez mais atual e importante para a sociedade contemporânea. A mostra é composta por fotografias, vídeos, pinturas, esculturas e performances, além da apresentação da banda cearense Verônica Decide Morrer, na ocasião da abertura.
O conceito da exposição, segundo o curador e artista Yuri Firmeza "A exposição tem mote conceitual o corpo e as relações que ele inventa como forma de resistência. Um corpo problematizador ético-político de questões urgentes à nós. Um corpo que infere críticas aos saberes-poderes hegemônicos, que produz erosões nas estruturas e modelos heterofalocentricos, ciente do caráter performativo do próprio gênero. Um corpo em festa que transborda e faz transbordar."
Um dos destaques da exposição é a vídeo-instalação Sergio e Simone (2009/2014), de Virgínia de Medeiros, exibida na 31ª Bienal de São Paulo (2014) e premiada no 18º Festival de Arte Contemporânea Videobrasil com o Prêmio de Residência ICCo. A obra retrata Simone, uma travesti, que morava numa casa arruinada na Ladeira da Montanha, antiga ligação entre a Cidade Alta e Baixa. Como a maioria dos habitantes desta área, uma das mais degradadas da cidade de Salvador, Simone era usuária de drogas e, cerca de um mês depois da primeira filmagem, ele entra em convulsão por causa de uma overdose de crack, seguida de um delírio místico, no qual acredita ter se encontrado com Deus, um encontro que a teria feito escapar da morte. A partir desse episódio Simone abandona a sua condição de travesti, volta para casa dos pais, retoma o seu nome de batismo Sérgio e, num surto de fanatismo, se considera uma das últimas pessoas envidas por Deus para salvar a humanidade.
Sobre a banda
Liderado por uma transexual, o show começa com a narração do que está escrito na porta do Inferno segundo Dante, como contraponto à antiga vida dessa travesti, que fora evangélica e hoje convertida ao mundo, a música Testemunho de Trava abre o espetáculo, versículos bíblicos são citados fundamentando essa nova vida, e levantando questionamentos sobre como figuras como Verônica, por exemplo, são vistas pela sociedade. A banda é uma resposta inconformada de um grupo de amigos que ousou questionar seu destino e seu espaço, atacando o preconceito de frente. Verónica Valentino e Jonas Sampaio cantam suas inquietações, desejos e protestos, de um ponto de vista de quem está dentro da diversidade sexual e cultural de sua cidade e de seu país. A energia do Rock'n Roll, a batida frenética e tribal brasileira e o glamour de uma Diva são os ingredientes do espetáculo que mostra a versatilidade da arte cearense contemporânea. O comportamento autêntico da banda, a figura performática de uma travesti, a sexualidade tratada de forma natural? Tudo vem gritar pelo direito à liberdade dessas personagens do mundo real, proporcionando ao público a chance de refletir sobre o ser e o estar em mundo que é tão plural, mas onde a diversidade ainda vive em conflito.
Serviço:
O quê:Exposição coletiva TRANSBORDA
Artistas: Barbara Wagner e Benjamin de Burca, Breno Baptista, Filipe Acacio, José Leite, Orlando Maneschy, Peter de Brito Brito, Pitágoras, Solon Ribeiro, Veronica Decide Morrer, Virginia de Medeiros.
Visitação: 06/10/15 a 07/11/15, das 14h às 19h
Onde: Casa Triângulo - Rua Pais de Araújo, 77 - Itam Bibi - São Paulo
O Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP) da Faculdade de Letras Universidade do Porto (FLUP) convoca todos os interessados em participar com comunicações e artigos no Congresso Internacional que terá lugar no Porto que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2016, com o tema GENIUS LOCI: lugares e significados.
As comunicações não podem ultrapassar a duração máxima de 20 minutos e a data final para a submissão de resumos é dia 30 de novembro de 2015. As inscrições podem ser feitas em seis modalidades, de gratuita a com o preço de 60 euros.
O objetivo do evento é celebrar as duas décadas de ensino especializado, investigação e intervenção patrimonial desenvolvidos no DCTP, marcado pelo profundo sentir telúrico, empenhamento sociocultural e abrangência científica multidisciplinar do seu primeiro subscritor, Carlos Alberto Ferreira de Almeida, precocemente desaparecido. Em memória do seu singular legado pedagógico-científico e permanente busca por uma caleidoscópica leitura polissêmica do território e do devir, a ideia é debater avanços recentes e linhas de rumo inovadoras nas áreas de investigação que mais desenvolveu, pelo que os contributos propostos devem enquadrar-se numa das seguintes secções temáticas:
Neste ano, o programa Rumos Itaú Cultural busca mais maturidade em relação às questões que trouxe à tona na edição passada, quando empreendeu profundas transformações, dando nova cara ao cenário dos programas de apoio à arte e à cultura no Brasil. A criação sem amarras, sem fronteiras: artistas e pesquisadores de qualquer área de expressão inscrevem projetos - seguindo os próprios critérios, as próprias convicções, sem ter de adaptar ideias a moldes preestabelecidos. Para facilitar o processo, desta vez foram pensados três eixos para os projetos: Criação e Desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), Documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e Pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras).
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebe, nos dias 26 e 27 de outubro, o Colóquio Internacional Usos da Memória e Práticas do Patrimônio. A programação do evento inclui três mesas de discussão e ainda curso de extensão comunitária, na Faculdade de Filosofia Ciências Humanas (FFCH), em Porto Alegre. Confira a programação completa abaixo:
Serviço:
O quê: Colóquio Internacional Usos da Memória e Práticas do Patrimônio
Quando: 26 e 27/10/2015, das 9h às 18h
Onde: Faculdade de Filosofia Ciências Humanas (FFCH) - PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 - Partenon - Porto Alegre
A Chamada de Trabalhos para o terceiro volume da Revista Eletrônica Ventilando Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles, foi prorrogada até o dia 19 de outubro. A revista recebe artigos, relatos de experiências, entrevistas e resenhas de livros, filmes ou exposições.
As publicações devem estar de acordo com os três temas de interesse da revista, que são: Gestão de Acervos em museus - bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus; Colecionismo - debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias, e Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos - influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Inscrição de trabalho”.
Qualificação
A Revista Ventilando Acervos foi recentemente qualificada pelo Qualis/Capes, na área de Ciências Humanas, sub-área Sociologia, na categoria B5. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta.
Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.