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Cinco museus administrados pelo Ibram receberam, nesta semana, obras apreendidas pela Receita Federal na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e na Alfândega do Porto de Santos, em São Paulo.  As obras, que foram destinadas ao Ibram, como previsto pela Lei 12.840/2013,  já estão sob a guarda e administração dos museus e passarão agora por procedimentos museológicos de documentação, conservação e pesquisa, através do qual as equipes técnicas dos museus poderão identificar ou confirmar sua origem, material utilizado, estilo e autoria, entre outros aspectos.
 
O Museu Nacional de Belas Artes (RJ) recebeu a pintura Mangueïrengruppe (grupo de mangueiras) do artista austríaco naturalista Joseph Selleny, que veio ao país no século 19 com o objetivo de retratar a paisagem brasileira. Duas esculturas intituladas Negros Venezianos suportando resposteiros, representação artística de escravos do século 19, foram para o Museu da Abolição (PE).
 
O Museu da República (RJ) recebeu a obra de Luís Ribeiro, Rio de Janeiro - Baia de Guanabara, de 1899, que apresenta uma cena marítima da então capital federal, nos primeiros momentos da República recém instaurada. Le Corcovade, de Henri Langerock, de cerca de 1880, foi destinada ao Museu Imperial (RJ), e fará parte da coleção que retrata o Rio de Janeiro real e imperial.
 
A tela O Martírio das onze mil virgens, Escola Flamenca do século 17, foi destinada ao Museu Histórico Nacional - MHN (RJ), que também recebeu as tapeçarias Noblemen in the Garden e uma tapeçaria em fio de lã, com a seguinte inscrição na borda inferior: Manufacture Royale Aubusson 1739. De acordo com a diretora do MHN, Ruth Beatriz, com essas peças, o museu forma um conjunto de tapeçarias jamais visto no Brasil.
 
A destinação das obras levou em conta critérios como a política de aquisição dos museus, disponibilidade para receber os bens, condições favoráveis de preservação e segurança, além das disposições de preferência previstas pela lei que dispõe sobre a destinação de bens culturais aos museus.

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram

O Museu Histórico de Santa Catarina, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com sede no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, promove a 3ª edição do Seminário Interno de Museologia e Interdisciplinaridade no dia 24 de agosto, das 15h30min às 17h. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

O tema desta edição será o Diagnóstico dos Livros de Registro de Visitas do Museu Histórico de Santa Catarina entre 1979 a 2014, com informações sobre o público estimado que visitou o Museu desde sua fundação até dezembro de 2014. O trabalho será apresentado pela acadêmica de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rose Elke Debiazi, como resultado do estágio curricular obrigatório desenvolvido no Núcleo de Museologia do MHSC no 1º semestre de 2015, sob a supervisão do museólogo Renilton Assis e orientação da professora de Museologia Luciana Cardoso.

Serviço:

O quê: 3º Seminário Interno de Museologia e Interdisciplinaridade
Quando: 24 de agosto, das 15h30min às 17h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Localizado no Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de novembro, 227 – Centro – Florianópolis (SC)
Participação gratuita
Informações
: (48) 3665-6363

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), setor vinculado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está sob nova coordenação desde segunda-feira (3 de agosto). A analista técnica em Gestão Cultural Marli Fávero, que já foi coordenadora do Sistema, volta à função substituindo o museólogo Maurício Rafael que segue na equipe. 
 
"Será uma gestão compartilhada e de continuidade", explica Marli ao se referir ao trabalho já desenvolvido nos últimos quatro anos por Maurício.
 
O SEM/SC é uma rede organizada, baseada na adesão voluntária, que reúne e articula as instituições museólogicas no Estado de Santa Catarina. Visa, principalmente, à coordenação, articulação, mediação, qualificação, fortalecimento e à cooperação entre os museus. Atualmente, reúne 191 instituições museológicas, públicas e privadas, de 100 municípios (dados de 16 de janeiro de 2015).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Centro Luso Italiano de Conservação e Restauro desenvolve diversos cursos de formação nas áreas de conservação, técnicas artísticas, animação turística e cultural, gestão do patrimônio, fotografia, iconografia, gestão de projetos, marketing cultural, entre outras. 
 
Atualmente são oferecidos 15 cursos, com cargas horárias entre 10h e 35h e taxa de inscrição de 25€. As inscrições e o desenvolvimento do curso são totalmente online, em plataforma elearning desenvolvida pelo Centro. 
 

Fonte: Centro Luso Italiano de Conservação e Restauro

 
 
 

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União

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