Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Estão abertas as inscrições para o edital Ivone Pires de Incentivo à Cultura. Os interessados em participar da seleção têm até o dia 15 de abril para homologar a inscrição. O edital está disponível para download na página da Fundação de Cultura, dentro do site da Prefeitura de Balneário Piçarras.
O edital distribui R$ 55 mil, divididos em sete cotas de R$ 5 mil e duas cotas de R$ 10 mil. Qualquer produtor residente no município por, no mínimo, dois anos, pode participar. A mesma regra vale para instituições privadas sem fins lucrativos.
Esta é a segunda edição do edital de incentivo à cultura, que no ano passado foi batizado em homenagem à ilustre moradora de Balneário Piçarras, nascida em 8 de julho de 1935. Ivone Maria Pires escreveu seu primeiro livro de poesias, Pétalas Esparsas, em 1981. Dois anos depois, lançou o segundo: Meu sonho maior. A artista colaborou para jornais como o A Notícia, de Joinville, e o já extinto Diário Catarinense de Blumenau.
Fonte: Informe Cultural - Rede Marketing Cultural
Está aberto até 15 de abril o Edital 2015 para a seleção de programas e projetos a serem beneficiados pelo Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC). O principal objetivo do Fundo é apoiar ações que facilitem a elaboração e a implementação de políticas e estratégias de acesso à Cultura, bem como o fortalecimento de infraestruturas institucionais. As inscrições podem ser feitas (apenas em inglês ou francês) no portal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Poderão participar da seleção projetos apresentados por instituições públicas e por organizações não governamentais (ONGs) da área da cultura. Cada país poderá apresentar à Unesco até dois projetos governamentais e dois projetos de ONGs. Assim, os projetos passarão, inicialmente, por um processo de pré-seleção nacional.
Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fonte: Informe Cultural - Rede Marketing Cultural
O CIDOC, Comitê Internacional de Documentação do ICOM, em parceria com o Museu da Texas Tech University, desenvolveu um programa inovador de seminários de formação em Documentação em Museus. Em 2013, o programa foi oferecido pela primeira vez no Brasil, tendo recebido mais de 70 alunos. A segunda edição, em 2014, contou com a participação de 90 alunos. Essa terceira edição do programa (de 24 a 29 de maio) é fruto de uma colaboração com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto de Arte Contemporânea e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, além de contar com o apoio da Technolach, do Museu da Imigração e do Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP.
Direcionado tanto para profissionais experientes da área de Museus como para principiantes, o programa reunirá especialistas consagrados – membros do CIDOC, professores universitários, especialistas de instituições brasileiras – e profissionais da documentação em busca de orientações e treinamento. O programa de formação do CIDOC, tradicionalmente nomeado “escola de verão”, acontece anualmente em diferentes localidades e as aulas são ministradas em um dos três principais idiomas do ICOM (inglês, francês e espanhol). A edição brasileira do Programa de Treinamento em Documentação em Museus do ICOM-CIDOC terá aulas em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea.
Assim como em suas versões anteriores, o programa de formação do CIDOC será abrangente e acessível. Os cursos são planejados como uma série de módulos inter-relacionados, facilitando aos participantes a possibilidade de adaptar o currículo as suas necessidades individuais e interesses particulares. Serão oferecidos cursos tanto de níveis avançados quanto básicos, contemplados com um certificado em caso de realização completa das disciplinas básicas do curso.
O CIDOC trabalha em estreita colaboração com outras organizações profissionais para garantir que o programa de treinamento seja capaz de responder questões atuais, diretamente conectadas com a prática de documentação cotidiana das instituições.
Fonte: Informe Cultural - Rede Marketing Cultural