Foram lançadas no dia 6 de março três chamada públicas destinadas à quarta edição da Teia da Cultura – denominada Teia Nacional da Diversidade – que acontece de 19 a 24 de maio de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). Os editais se destinam ao cadastro de propostas de artístico-culturais para a Mostra Artística e Atividades Formativas, além da Feira da Economia Solidária e Criativa; e a processos seletivos voltados à escolha da marca do evento e para a realização de cobertura colaborativa.
O Ibram lembra que Pontos de Memória podem garantir sua participação na Teia através de seleção nas três chamadas públicas agora abertas, assim como por meio de convite para ministrar atividades relacionadas à formação e capacitação e da eleição de delegados nas Teias e Fóruns estaduais de Cultura. A Teia Nacional da Diversidade pretende reunir as ações estruturantes do Programa Cultura Viva (Pontos e Pontões) e as ações transversais ao Programa Cultura Viva, entre as quais estão incluídos os Pontos de Memória e suas redes, por entender que essas iniciativas e processos museais, protagonizados por grupos, povos, comunidades e movimentos sociais, refletem a memória e a diversidade cultural do país.
Fonte: Ibram
Um dos eventos mais tradicionais do mês de março na capital catarinense está completando 20 anos. Realizado nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis já está recebendo inscrições de profissionais, estudantes e apaixonados pela arte de fotografar. Os interessados podem se cadastrar até dia 14 de março no Estúdio Vita Produções, na rua Felipe Schmidt, 706, loja 6, no Centro.
Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos dias 22 e 23 de março, a vigésima edição do concurso será realizada em novo endereço na região central da cidade. A largada dos participantes está marcada para o sábado (22), às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, e o encerramento ocorrerá no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que as imagens registradas serão devolvidas em CD ou filme. O evento é gratuito.
Em 2014, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios aos participantes que apresentarem as melhores imagens sobre o tema “Para além do que se vê”. Os candidatos acima de 18 anos podem se inscrever nas modalidades filme e digital, enquanto que a faixa etária de 6 a 17 anos pode concorrer na modalidade infantojuvenil. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura da Capital (NESTE LINK).
O concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis conta com o patrocínio do Estúdio Vita Produções, e com apoio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter/SC); SoClick; Rádio Udesc 100.1 FM e Alternativa Mídia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, na Diretoria de Artes.
Para crianças e adultos
Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribuindo para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade.
Moradores da Grande Florianópolis interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição até 14 de março no Estúdio Vita, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas no sábado, para retirar o material de participação. No ato da inscrição, o candidato vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida.
Para facilitar a participação de fotógrafos de outros municípios catarinenses e também de outros estados do Brasil, tendo em vista a grande procura por parte desse público, foi aberta a pré-inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entretanto, o candidato deve confirmar a participação no dia da largada (22), até as 10h, retirando o CD ou filme e entregando a documentação exigida.
Largada e encerramento
Limitada a 450 participantes, a vigésima edição do concurso fotográfico terá duração de 30 horas. Todos os temas serão anunciados de uma única vez, na largada, às 12 horas de sábado (22) e, a partir daí, os candidatos inscritos nas modalidades acima de 18 anos devem registrar imagens referentes a 12 temas. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias, uma por tema, com uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. A maratona de fotos encerra no domingo (23), às 18h.
A 20ª edição da maratona fotográfica vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Na modalidade filme, a premiação é de R$ 3,5 mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar), enquanto que na modalidade digital varia de R$ 1mil a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria de participação e a classificação obtida – primeiro ou segundo lugar.
Além disso, haverá premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas modalidades filme e digital. Na infantojuvenil, os autores do melhor conjunto de imagens – nas faixas etárias de 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos, e 16 a 17 anos – vão receber prêmios de participação.
O quê: Concurso Foto Grafia da Cidade / 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis
Quando: inscrições até 14 de março
Segunda a sexta-feira – 9h às 18h
Sábado – 9h às 12h
Onde: Estúdio Vita Produções
Rua Felipe Schimidt 706, loja 6, no Centro
(48) 3241-1414
Quanto: gratuito
Informações: (48) 3324-1415 – Diretoria de Artes /FCFFC
Fonte: Fundação Cultural de Fpolis Franklin Cascaes
Desde março de 2014, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) se tornou sala de aula para os alunos da disciplina Teoria e História da Arte V, do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As aulas serão realizadas no espaço a cada 15 dias, graças a uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do Museu, e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc.
Coordenadas pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Lygia Helena Roussenq Neves, esta também administradora do Masc, as aulas ocorrerão no período noturno, das 18h às 21h, sempre na presença da coordenadora e equipe do museu. O resultado final da disciplina será a produção de textos discentes destinados a uma publicação organizada pelas coordenadoras da proposta. Durante as aulas, os estudantes também pesquisarão sobre o acervo institucional do Museu, incluindo os registros e material bibliográfico disponível.
Além de aumentar a visibilidade do acervo artístico e documental do Masc, a experiência possibilitará que os alunos possam formar um repertório com/sobre obras de artistas do período que se conhece como alto modernismo brasileiro, devidamente identificadas em sua singularidade histórica e conceitual. O conhecimento e análise presencial das obras também permitirá a identificação de diferenças e semelhanças das principais sensibilidades e percepções artísticas, considerando as mesmas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, reverberando na atualidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A partir de março, o talento catarinense terá espaço no maior palco do Estado. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lança o projeto CIC 8:30 - Grandes Encontros que promoverá, uma vez por mês, shows coletivos de música, dança e teatro no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os ingressos terão preços acessíveis: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. Para a primeira edição, no dia 19 de março, às 20h30min, estão escaladas as bandas Novo Código Genético e Parafuso Silvestre, formadas por alunos do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e, para encerrar a noite, os grupos já consagrados Sociedade Soul e Karibu, também ex-alunos da instituição.
Sobre as Bandas
Novo Código Genético
Formada em 2012, Novo Código Genético busca compartilhar experiências sonoras e visuais, através de uma estrutura de música popular, tendo as letras como principal elemento. A banda é formada por Raphael Duarte, Leonardo Lima, Victor Guilherme, Jhonatas Carmo e Pedro Silva.
Parafuso Silvestre
Em 2013, um grupo de estudantes de Música criou a banda cuja criação musical busca transpor barreiras sônicas através da experimentação incessante de timbres e amplo leque de mesclas de influências muitas vezes antagônicas. As composições também têm o objetivo de evocar uma atmosfera rica em texturas sonoras, bastante imersiva e hipnótica ao unir o uso ostensivo de efeitos e timbres experimentais com o caráter de trilha sonora cinematográfica das harmonias e a plasticidade ilustrativa, poético-metafórica, introspectiva e por vezes surreal das letras.
Parafuso Silvestre é formada por Taro Löcherbach (vocal e guitarra), Guilherme de Moraes (teclados), Júlio de Sousa (guitarra e baixo), Bruno Arceno (guitarra e baixo) e Juarez Mendonça (bateria).
Karibu
No início de 2010, três artistas se uniram para produzir um som que falasse sobre todo tipo de afetamento que a cidade pode causar às pessoas e suas relações. Karibu é um termo do dialeto africano "swahili" que significa votos de boas vindas e traduz a vontade dos integrantes de apresentar músicas simples em arranjos complexos, porém acessíveis a diversos públicos.
Três amigos, três músicos de origens e estilos musicais diferentes, dispostos a oferecer através de suas composições uma variedade de emoções formam a banda: François Muleka (violão e voz), Max Tommasi (bateria) e Trovão Rocha (baixo).
Sociedade Soul
Formada em 2008, a Sociedade Soul mescla funk e soul com rock, jazz com música eletrônica, adicionando, ainda, o tempero latino de ritmos como a salsa e o samba para criar uma sonoridade única, extremamente dançante e suingada. Com um groove contagiante, sintonizado com o futuro, o quarteto Gustavo Barreto (vocal e guitarra), André FM (bateria e percussão), Diego Carqueja (teclado e sintetizadores) e Marco "Nego" Aurélio (baixo e voz) representa ativamente a cena e a potência da atual música catarinense.
Sobre o CIC 8:30
O CIC 8:30 - Grandes Encontros é uma ação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) cuja primeira edição será realizada em março de 2014 e apresentará, sempre em uma quarta-feira do mês, às 20h30min, espetáculos coletivos de música, dança ou teatro no palco do Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. O nome, escolhido democraticamente por meio de uma enquete feita no site da FCC, é uma junção das duas opções mais votadas pelo público e remete à essência do projeto: realizar grandes mostras culturais reunindo, em um mesmo palco, diferentes artistas catarinenses.
Serviço:
O quê: Ceart no CIC - CIC 8:30 - Grandes Encontros
Quando: 19/03/2014, às 20h30min
Onde: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada
Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria do teatro) / 3664-2593 (setor responsável na FCC)
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está contratando estagiário (a) da área de Museologia para atuar no Sistema Estadual de Museus de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), setor responsável pela elaboração e execução de políticas públicas para o setor.
O valor da bolsa de estágio será de R$ 500. O estagiário participante do Programa de Estágio receberá ainda, um auxílio transporte no valor de R$ 5 por dia. O horário de trabalho poderá ser flexibilizado da seguinte forma: dois dias no período matutino e três no vespertino (4 horas/dia).
Pré-requisitos:
- Estar cadastrado no programa Novos Valores;
- Estar cursando entre a 3ª e 8ª fase;
- Conhecimentos em informática e rotinas administrativas. Interessados devem enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Informações: (48) 3664-2606 ou 3664-2605.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC