Será oferecida, nos dias 19 e 20 de setembro de 2013, a Oficina de Leitura, que irá capacitar gestores estaduais e municipais para elaborar Planos do Livro, Leitura e Literatura. O evento ocorrerá no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e conta com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet. Mais informações pelo telefone (48) 3953-2314.
Programação:
Dia 19 de setembro (quinta-feira):
9h: Abertura oficial, com participação do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte e presidente interino da FCC, José Roberto Martins; e da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Garcia
9h30min: Oficina I - Elaboração de Planos do Livro, Leitura e Literatura, com representante do PNLL/MinC
12h30min: Intervalo
14h: Oficina II - Elaboração de Planos do Livro, Leitura e Literatura, com Zoara Failla (Instituto Pró-Livro)
16h: Intervalo
16h30min: Oficina III - Elaboração de Planos do Livro, Leitura e Literatura (exercícios), com MinC/Instituto Pró-Livro
17h: Agenda do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura: a plataforma do livro de da leitura em SC, com José Paulo Teixeira (Instituto Bom de Ler/Parati)
17h30min: Encerramento
Dia 20 de setembro (sexta-feira):
9h: Plano Estadual do Livro e Leitura do Paraná, com Tatjane Garcia (coordenadora de Projetos da Biblioteca Pública do Estado do Paraná)
- Plano Municipal do Livro e Leitura de Joinville, com Taiza Mara Rauen Moraes (Proler/Joinville)
10h: Debate
12h: Intervalo
14h: Organização dos GTs para construção da minuta do Plano Estadual do Livro e da Leitura, com Eugênio Lacerda (FCC)
16h: Palestra e Debate com José Castilho (Diretor Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca
17h: Encaminhamentos para a Plenária Estadual do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura
17h30min: Encerramento
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Os interessados no edital Mais Museus têm até dia 12 de setembro para se inscrever. Ele destina-se à seleção de projetos para implantação de museus em cidades que não possuam instituição museológica estruturada.
As ações apoiadas por este edital incluem serviços para adaptação de espaços físicos de imóvel; elaboração e implementação de projetos para execução de obras e serviços; elaboração e implementação de planos museológicos ou projetos museográficos; serviços de instalação e montagem de exposições; serviços para manutenção e conservação de bens imóveis; e elaboração de projetos para execução de obras e contratação de serviços.
Podem concorrer ao fomento pessoas jurídicas de direito público, de âmbito municipal, estadual e federal, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e igualmente instituições culturais privadas sem fins lucrativos, mantenedoras de instituições museológicas. Acesse o edital Mais Museus.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fonte: Ibram
Concerto com maestro convidado Alberto Andrés Heller e o solista Luiz Mantovani (violão).
PROGRAMA
- Serenata para Violão e Cordas (Malcolm Arnold)
- Três Danças Concertantes - Allegro / Andantino / Toccata (Leo Brouwer)
- Divertimento para Orquestra de Cordas, Sz.113 BB.118 - Allegro non troppo / Molto adágio / Allegro assai (Bela Bartók)
Sobre os artistas:
Luiz Mantovani – Vencedor do Pro Musicis International Award, Luiz Mantovani tem se apresentado regularmente como solista e camerista em algumas das mais importantes salas de concerto nacionais e internacionais. Sua execução das Cinco Bagatelas de Walton foi descrita pelo The New York Times como “poderosa, belamente delineada e praticamente impecável”.
Desde 2004 Mantovani é membro do Quarteto Brasileiro de Violões, um dos mais respeitados conjuntos violonísticos da atualidade, cujo CD “Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos” foi agraciado com o Grammy Latino na categoria “melhor disco de música clássica” em 2011.
Mantovani possui um Artist Diploma e Master of Music pelo New England Conservatory de Boston, EUA, e formou-se Bacharel pela Universidade do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Seus professores foram David Leisner, Nicolas Barros e Antônio Guedes. Luiz Mantovani é professor de violão e música de câmara na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Alberto Heller - O compositor e pianista Alberto Heller é graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Música ‘Franz Liszt’ em Weimar, na Alemanha. É mestre em Educação, doutor em Literatura e membro da Academia Catarinense de Letras e Artes. Tem onze CDs gravados e é autor dos livros Fenomenologia da Expressão Musical e John Cage e a poética do silêncio, tendo sido este último premiado em 2012 pela Academia Catarinense de Letras como melhor ensaio do ano.
Entre suas composições, destacam-se a Sinfonia Terra, o Concerto Aurora consurgens, as Vozes da Poesia e a trilha sonora original para o filme Ensaio,da cineasta Tânia Lamarca. Seu projeto musical mais recente é o show lAbirintH, todo composto para piano solo, com estreia marcada para outubro deste ano.
OS COMPOSITORES E SUAS OBRAS
Sir Malcolm Henry Arnold (1921-2006): foi um importante compositor inglês do século passado, destacando-se como instrumentista, compositor e sinfonista. Recebeu o título de CBE em 1970 e de 'Cavaleiro' em 1993. Malcolm Arnold começou sua carreira tocando trompete profissionalmente, a partir dos trinta anos de idade passou a se dedicar quase que exclusivamente à composição musical. Ele juntamente com Benjamin Britten e William Walton foi considerado um dos mais requisitados compositores da Grã-Bretanha. Seu dom melódico natural deu-lhe a reputação de compositor de música de concerto em trabalhos como o seu conjunto de danças galesas, inglesas, escocesas, irlandesas e córnicas, e suas partituras para os filmes de St Trinian e Hobson's Choice de 1954. Sua Serenata para Violão e Orquestra de Cordas foi composta em 1955 e tem sido uma de suas obras muito difundidas em concertos do gênero na Europa.
Juan Leovigildo Brouwer Mezquida: mais conhecido como Leo Brouwer (1939) é um compositor, violonista e regente de orquestra de Cuba. Brouwer nasceu em Havana, onde começou a tocar violão aos 13 anos atraído pelo flamenco e por influencia de seu pai, que era doutor e violonista aficionado. Foi premiado com uma bolsa (1959) para estudos avançados de violão no departamento de música da Universidade de Hartford e para a composição na Juilliard School of Music, em Nova York. Em 1960, ele começou a trabalhar para o cinema, onde escreveu trilhas para mais de 60 filmes. Juntamente com os compositores Juan Blanco e Carlos Fariñas e o maestro Manuel Duchesne Cuzan, Brouwer lançou o movimento da música avant-garde em Cuba na década de 1960. É um compositor conhecido e respeitado no mundo, e sua música é muito difundida inclusive no Brasil, onde possui admiradores e suas obras fazem parte do repertório dos principais violonistas profissionais. Fizeram muito sucesso seus arranjos sobre temas dos Beatles. Sua composição “Três Danças Concertantes” foi estreada em 1958 e foi pouquíssimo executada no Brasil. É uma obra com muito efeito, temas marcantes, poliritmia, e exige grande virtuosidade do violonista solista.
Béla Bartók (1881-1945): foi um dos mais importantes e influentes compositores do século XX. Sua linguagem musical caracterizou-se pela pesquisa de timbres, pelo uso criativo da música folclórica (que ele pesquisou durante anos e que serviu de exemplo às pesquisas feitas mais tarde por Villa-Lobos), pela métrica diversificada, pelo fraseado assimétrico, pela polirritmia, pela politonalidade, pelas dissonâncias, pelo uso de vários tipos de escalas (modais, de tons inteiros, ciganas, exóticas) e por sua profunda expressividade. O Divertimento para cordas foi escrito em 1939, já às vésperas da 2ª Guerra Mundial e um ano antes de sua emigração aos EUA. Historicamente, divertimento remonta ao período Barroco e indica uma forma livre, que se transforma nas mãos de Bartók numa espécie de concerto grosso (onde um grupo de solistas dialoga com a orquestra) dividido em três movimentos: Allegro non troppo (movimento em forma sonata, mostrando sua maestria e inovação no uso das formas tradicionais), Molto Adagio (movimento lento extremamente dramático e sombrio, contrastando fortemente com os outros movimentos) e Allegro assai (onde dança e música cigana se fazem presentes numa música vibrante e enérgica). No todo, uma obra de grande peso e densidade que exige alta concentração por parte dos músicos e da plateia, e que revela uma composição refinadíssima desse ícone do período moderno.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Fonte: AAESC