A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Casa Cultural Aníbal Khury convidam para a Tertúlia Cadeiras Vazias, Nomes Imortais, no dia 31 de julho, às 19h30min, no Clube Concórdia (salãozinho). A entrada será franca e optativa a doação de fraldas geriátricas, tamanhos M ou G, destinados a uma instituição.
O nacionalismo é o tema escolhido pela pianista Sandra Mohr que será a atração do Concerto Noturno do Museu da Música de Timbó. A apresentação será no dia 4 de agosto, a partir das 19h.
Procurando aliar bom gosto, virtuosismo e informação de qualidade, o recital propõe uma viagem por diferentes culturas, onde a música erudita e a popular se fundem, criando um retrato sincero da cultura musical de países que tiveram destaque neste movimento. No programa estão composições de Chopin, Smetana, Grieg, Glinka-Balakirev, Liszt, Albeniz, Gershwin, Basílio Itiberê e Gottschalk.
O Nacionalismo Musical buscou uma definição de identidade nacional, valorizando e evidenciando o folclore, ritmos e melodias de caráter popular de países marginalizados pela dominação cultural existente no século XIX, exercida pela música francesa, italiana e alemã. Muitos compositores nacionalistas realizaram importantes pesquisas musicais acerca do folclore de seus países, dando origem a Escolas Nacionalistas como a Polaca, Russa, Checa, Húngara, Escandinava e Espanhola.
Chopin foi um dos primeiros nacionalistas a se destacar, trazendo o caráter da música folclórica de seu país para as suas composições através das suas polonaises e mazurcas. Na América Latina, o movimento teve seu auge um pouco mais tarde, já no século XX, sendo que seu representante de maior destaque foi o nosso Villa-Lobos.
Fonte: Museu da Música de Timbó
Fonte: Fundação Cultural de Rio do Sul
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Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura, na Capital, abre o segundo semestre de 2013 com um recorte de seu acervo retratado pela mostra "Gravar: técnica e expressão", de 14 de agosto a 29 de setembro. Sob o olhar curatorial de Onor Filomeno e Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), a mostra traz 111 obras de 111 artistas. "Ela tem caráter didático, pois trará diferentes técnicas de gravura", revela a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.
Durante a exposição também haverá oficina gratuita. "O aprendizado da gravura, invariavelmente, dá-se em ambientes coletivos: as oficinas, com suas prensas, equipamentos e instrumentos, que normalmente são compartilhados", justifica Onor Filomeno. "A Oficina de Gravuras existe no Centro Integrado de Cultura desde a sua criação, em 1981, com muita procura e aceitação", conta Carlos Roberto de Oliveira, o Bebeto, que ministra a oficina.
O acervo do Masc possui atualmente cerca de 1,8 mil obras de artistas nacionais e internacionais.
O que dizem os curadores
Onor Filomeno - Nomes significativos da arte brasileira estão impressos nos papéis em nosso acervo, assinando e numerando em cada prova, em seu processo individual, manual e alquímico de impressão e reprodução. Procuramos dar um caráter didático à mostra, buscando ressaltar as diferentes técnicas e expressões, ligadas apenas por um fio condutor: o ato de gravar. Nesta mostra montaremos uma pequena oficina, para que a fruição também possa de dar em forma coletiva, em torno de uma prensa e seus materiais.
Carlos Roberto de Oliveira - Chamamos de gravura o múltiplo de uma imagem, reproduzida a partir de uma matriz, ou seja, reprodução numerada e assinada uma a uma, compondo desta forma uma edição restrita. Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, grosso modo, mas quando este carimbo é fruto de elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um original - urna matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identifiquem dentro da produção desse artista.
Técnicas de Gravuras
Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos.
Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acumulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.
Gravura em Metal
é a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.
Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.
Serviço:
O quê: Exposição Gravar: técnica e expressão
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Quando: de 14 de agosto a 29 de setembro de 2013
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Oficina de gravura: todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h, enquanto durar a exposição
Vagas limitadas (13 participantes)
Inscrições: (48) 3953-2312/3953-2314
Informações sobre a exposição: (48) 3953-2319
Visitas mediadas devem ser agendadas com antecedência junto ao Masc
Entrada gratuita
::: Confira também a agenda do Masc para o segundo semestre de 2013
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC