A Oficina de Gravura oferecida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, abre na próxima sexta-feira (7), às 19h, a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos durante 2012. A mostra traz obras de 28 alunos e ficará aberta à visitação gratuita até 2 de março de 2013, no Espaço Oficinas do CIC.
A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promove, ainda, o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais, como a xilogravura, litografia, gravura em metal e monotipia. Ministrada pelo professor Carlos Roberto Nascimento (Bebeto) é uma das oficinas mais procuradas dentro do leque de opções oferecidas pela FCC anualmente.
Serviço:
O quê: Exposição dos trabalhos da Oficina de Gravura
Onde: Espaço Oficinas - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Abertura: 07/12/2012, às 19h.
Visitação: de 08/12/2012 a 02/03/2012
Informações: (48) 3953-2312 / 3953-2314
Entrada gratuita
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Entre os dias 5 e 14 de dezembro, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós-Graduação em Literatura, promve a Mostra Eisenstein com o objetivo principal de estimular o olhar a escapar do lugar comum, descolar Eisenstein, e procurar outras proposições, outras imagens. O evento ocorrerá no Auditório Henrique Fontes, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Trindade, em Florianópolis.
A Mostra complementa a disciplina Eisenstein Ensaísta, que está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC: a maioria dos trabalhos a serem apresentados será de alunos (mestrandos ou doutorandos) dessa disciplina. Cada trabalho pretende um deslocamento, e não terá, necessariamente, relação direta com o filme do dia, mas com aspectos de gestos de Eisenstein que podem ou não ter aparecido na tela.
Serão exibidos 10 filmes de Eisenstein - um longa por dia, mais dois curtas no primeiro dia, conforme programação abaixo. As seções terão início sempre às 18h30min. Trata-se de atividade acadêmica, pública, de extensão universitária: não há cobrança de ingressos, todos são bem-vindos.
No último dia, 14 de dezembro, sexta-feira, será exibido O velho e o novo, quarto longa de Eisenstein, de 1929, com trilha sonora feita ao vivo (e composta especialmente para o filme) pela Orquestra Eletroacústica da UFSC. A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, da revista Punctum (do Curso de Cinema da UFSC), com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura (BEAC) 2012 da Secult/UFSC. A ideia central desse projeto é promover mostras (duas por ano) a partir de trabalhos de pesquisa que estejam de fato sendo desenvolvidos sobre cada assunto e que sejam apresentados durante cada mostra (opção que parece resistir melhor à tendência de queda no senso comum que cerca os debates soltos que costumeiramente aparecem, quando aparecem, após as projeções).
Sobre Eisenstein
Sergei Eisenstein (1898-1948) foi acima de tudo um espírito irrequieto e debochado. O senso comum e os estudos de cinema reservaram a ele o lugar de "cineasta genial", "teórico da montagem cinematográfica" ou (muito pior!) "propagandista da revolução soviética". Tal lugar não deixa de corresponder, obviamente, a uma parte importante de seus gestos, mas está longe de contemplar o que há de mais curioso e vibrante em tudo aquilo que ele escreveu, desenhou, filmou ou quis filmar.
Programação: sempre a partir das 18h30min
Quarta-feira (05/12): Filmes O Diário de Glumova (1923) / O Prado de Bejin (1937) / Que viva México! (1932)
Quinta-feira (06/12): Filme Ivan, o terrível, parte I (1944)
Sexta-feira (07/12): Filme Ivan, o terrível, parte II (1958)
Segunda-feira (10/12): Filme Alexandre Nevsky (1938) / Debate: Notas sobre Apuntes, com Valdir Olivo Jr.
Terça-feira (11/12): Filme A Greve (1924) / Debate Imagem-pensamento: possíveis diálogos entre Eisenstein e Flusser, com Josimar Ferreira / Debate Eisenstein traidor da dialética, com André Zacchi
Quarta-feira (12/12): Filme Outubro (1927) / Debate Corpos de Eisenstein, com Renata Santos / Debate O quadro como molécula da montagem, com Giovana Zimermann
Sexta-feira (14/12): Filme O velho e o novo (1929) - Orquestra Eletroacústica da UFSC / Debate em torno da trilha sonora apresentada, com Julian Brozozowski
Fonte: Informações da organização do evento
O filme mostra a mudança na rotina de trabalho do executivo Paulo e sua secretária Clara depois que ele encontra um gato morto em cima da mesa de seu escritório. O animal passa a estimular comportamentos inusitados em ambos, trazendo à tona seus desejos mais obscuros.
O roteiro de “O Gato”, adaptado pelo próprio autor do conto, foi selecionado no ano passado para a Iª OFICINA DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL oferecida gratuitamente pelo Funcine e pela produtora Novelo Filmes, em parceria com a Fundação BADESC, com a tutoria e auxílio dos profissionais da Novelo Filmes.
Em “O Gato”, além de Christiano Scheiner como roteirista e Juliana Bassetti na direção, Neca Gamarra compunha a equipe e trabalhou como produtora. Na segunda fase da oficina, “O Gato” venceu um processo seletivo no formato pitching organizado pela Novelo Filmes e foi escolhido para ser rodado com apoio do Funcine, da produtora de áudio Onda Sonora e da Cinesuport locadora de equipamentos para cinema.
O Gato
Direção de Juliana Bassetti | Brasil | 12' | 2012 | Suspense | 12 anos.
Com Gilca Rigotti, André Francisco, Afonso Nilson de Souza
Ficha Técnica:
Direção: Juliana Bassetti
Roteiro: Christiano De Almeida Scheiner
Assistência de Direção: Cíntia Domit Bittar
Produção Executiva: Carol Gesser
Direção de Produção: Carol Gesser
Assistência de Produção: Neca Gamarra
Assistência de Produção: Lucas Tesser de Lima e Jacques Bassetti
Assistência de Produção: Christiano de Almeida Scheiner
Scriptdoctor: Will Martins
Direção de Fotografia: Marcos Vinícius D'Elboux
Assistente de Câmera: Leandro Elsner
2º Assistente de Câmera: Felipe Queriquelli
Eletricista: Mauricio Ponce
Logger: Lucas Barros
Técnico de Som: Gustavo de Oliveira Souza
Microfonista: Bruno Furtado
Direção de Arte: Maria Augusta Vilalba Nunes
Maquiagem: Gabriela Jardim Aquino
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Finalização: Lucas de Barros
Edição de Som e Mixagem: Mateus Mira Bittencourt e Douglas Narcizo
Trilha musical original: Hedra Rockenbach
Produção de Alimentação: Dama Farina
Veterinária: Juliana Cardoso dos Santos
Desenvolvimento de Projeto: Christiano de Almeida Scheiner / Juliana Bassetti / Neca Gamarra
Sergei Eisenstein (1898-1948) foi acima de tudo um espírito irrequieto e debochado. O senso comum e os estudos de cinema reservaram a ele o lugar de “cineasta genial”, “teórico da montagem cinematográfica” ou (muito pior!) “propagandista da revolução soviética”. Tal lugar não deixa de corresponder, obviamente, a uma parte importante de seus gestos, mas está longe de contemplar o que há de mais curioso e vibrante em tudo aquilo que ele escreveu, desenhou, filmou ou quis filmar.
O objetivo principal desta Mostra Eisenstein – de 5 a 14 de dezembro de 2012 na UFSC (Auditório Henrique Fontes, bloco B do CCE) – é estimular o olhar a escapar desse lugar comum, descolar Eisenstein, e procurar outras proposições, outras imagens. Nesse sentido, a Mostra complementa a disciplina Eisenstein Ensaísta, que está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC: a maioria dos trabalhos a serem apresentados será de alunos (mestrandos ou doutorandos) dessa disciplina. Cada trabalho pretende um deslocamento, e não terá, necessariamente, relação direta com o filme do dia, mas com aspectos de gestos de Eisenstein que podem ou não ter aparecido na tela.
Serão exibidos 10 filmes de Eisenstein – um longa por dia, mais dois curtas no primeiro dia, conforme programação abaixo. As seções terão início sempre às 18h30. Trata-se de atividade acadêmica, pública, de extensão universitária: não há cobrança de ingressos, todos são bem vindos.
No último dia, 14 de dezembro, sexta-feira, apresentaremos O velho e o novo, quarto longa de Eisenstein, de 1929, com trilha sonora feita ao vivo (e composta especialmente para o filme) pela Orquestra Eletroacústica da UFSC.
A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, da revista Punctum (do Curso de Cinema da UFSC), com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura (BEAC) 2012 da Secult/UFSC. A ideia central desse projeto é promover mostras (duas por ano) a partir de trabalhos de pesquisa que estejam de fato sendo desenvolvidos sobre cada assunto e que sejam apresentados durante cada mostra (opção que parece resistir melhor à tendência de queda no senso comum que cerca os debates soltos que costumeiramente aparecem, quando aparecem, após as projeções).
Na próxima sexta-feira (7), às 14h, tem boi de mamão nos jardins do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis. A apresentação do grupo da Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa (AMSAL) foi transferida do dia 10 de novembro, devido ao mau tempo, para a nova data. A entrada é gratuita.
Mais sobre o Boi de Mamão*
O Boi de Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá". Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi de Mamão".
Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como "Boi de Pano", mas com a pressa de fazê-lo, acabaram utilizando um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí o nome de Boi de Mamão, mantido até a época atual, onde se vê cabeças de todos os tipos, até mesmo de boi, menos de mamão.
A descrição mais antiga do folguedo, em Florianópolis, é de 1871 feita pelo historiador José Arthur Boiteux.
* (Fonte: http://www.vivonumailha.com/)
** (Foto: Celso Martins / Daqui na Rede)
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC