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Programação Comemorativa

1998 — 2008 10 anos Preservando a Memória Audiovisual Catarinense

Acompanhe o evento através das imagens de abertura, em nossa galeria de fotos

 

 Exposições:

Memória e Mídias: Acervo de equipamentos do MIS/SC

Exposição Memorar, de Márcio Henrique Martins ( acompanhe as imagens em nossa galeria de fotos)

MEMORAR : Trazer à memória

Três moças brincam de fotógrafas lambe-lambe diante da entrada principal do Centro Integrado Cultura; um grupo de senhoras assiste a uma sessão de cinema no MIS; alguns jovens exercitam uma nova experiência em torno de uma câmera cinematográfica. As cenas, captadas pelo fotógrafo Márcio Henrique Martins, registram imagens de acontecimentos e projetos desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Cultura.

O tom é jornalístico, mas o fotógrafo captura as cenas como um memorialista onipresente, que adota a invisibilidade para imprimir um caráter de autenticidade às imagens. A não ser quando é surpreendido em alguns momentos raros. Durante uma visita de alunos curiosos à exposição "O Mundo Mágico do Circo", no MIS, um dos garotos olha para trás e enxerga o homem atrás da câmera, estabelecendo outro eixo de equilíbrio, ou desequilíbrio, para a foto.

As 18 fotografias reunidas na exposição foram capturadas durante os eventos da FCC para o acervo do Núcleo de Documentação Audiovisual e do MIS, mas há também experiências de fotos solicitadas especialmente pelo fotógrafo, como o registro de três artistas, em 1992, onde aparece o lageano Jayro Schmidt, e os florianopolitanos Pedro Paulo Vecchietti e Sérgio Bonson, que posam abraçados diante de folhas de bananeira no jardim das Oficinas de Arte.

A paisagem fotográfica selecionada por Márcio em seus arquivos ainda celebra outras passagens memoráveis, como a apresentação musical no Teatro Álvaro do Carvalho de Joel Brito no projeto Seis e Meia, em 1994, ou de um recorte mais recente, com Luís Melodia e Elza Soares cantando no Teatro Ademir Rosa no lançamento do CD "A Bossa Sempre Nova de Luiz Henrique", em 2003.

As imagens atravessam duas décadas e incluem outros momentos do cotidiano do CIC, como a retenção do movimento dos bailarinos no espetáculo da Cia de Dança Deborah Colker; ou a bailarina solitária que educa o corpo numa aula de balé; ou a mulher revestida de argila que se levanta de uma caixa de barro durante o Congresso Latino Americano de Cerâmica.

A coleção vai além do registro histórico e constrói uma experiência de diversidade, um conjunto de relatos particulares. O exercício confirma como o processo cultural é capaz de provocar a indagação em uma sociedade que procura narrar a sua própria aventura, com esmero, apuro e elegância.

Fifo Lima

Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ou ligue (48) 99015570 (Florianópolis - Ilha de Santa Catarina).

 

 

Exposição Constante Efêmero, de Danísio Silva ( acompanhe em nossa galeria de fotos as imagens da exposição)

Danísio Silva realiza, com suas fotografias, um diálogo entre o espaço infinitamente escuro e as formas luminosas que rasgam este espaço. As formas luminosas são o resultado da efemeridade do esvair-se da fumaça no ar, que o fotógrafo captura. Tais formas desvelam o acontecer de um momento único que nosso olhar cotidiano não abarca.

 O fotógrafo institui a imensa escuridão. Faz, da imensidão, acolhida. Quem se  abeira da obscuridade é a luminosidade. Esta converte-se em formas e alonga-se, contorce-se, desdobra-se, desvela-se, na vertical e na horizontal, em movimentos sutis, num diálogo ritualístico com o espaço escuro. Ela deve a ele sua visibilidade. Nas clareiras abertas pelo diálogo, percebemos o jogo poético que confere às fotografias um mistério. O “olhar” do fotógrafo apreende o que para ele mesmo, criador da proposta, passa a ser o inominável: um jogo entre os opostos, especialmente significativo dentro da sua e, por extensão, da nossa existência humana.

 Percebemos, então, que há momentos mágicos neste diálogo, momentos de troca, quando, num gesto de despojamento por parte da luminosidade, esta se faz transparência, permitindo que o espaço escuro não seja apenas fundo, mas encontro. É quando as formas se fundem, desvelando efetivamente o gesto poético do fotógrafo, a caminhada no centro de suas buscas, que passam a ser nossas também, no instante em que as intencionamos.

Anita Konesk

Exibição:

DVD “Cristal – Neide Mariarrosa” de Ronaldo dos Anjos e Eduardo Paredes