Já estão disponíveis as novas publicações da atividade de Educação Patrimonial. As Fichas e o Manual de Aplicação direcionados à realização do inventário pedagógico nas 313 escolas estaduais e municipais que aderiram neste ano à nova atividade são parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). As fichas para o inventário foram desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) adaptando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais - INRC. As publicações estão em versão preliminar neste primeiro ano e ficarão disponíveis para download no site do IPHANe do Mais Educação.
Além das publicações, o kit completo para realizar as atividades é composto por cinco máquinas fotográficas com a função filmagem; cinco gravadores de áudio digital (MP3); um HD externo; um tripé de câmera; fichas para o inventário impressas reunidas em fichários; cartucho colorido de impressora ou apoio para serviço de impressão; RS 1 mil como apoio para as saídas de campo; R$ 700 para produzir exposições, encontros, rodas de memória, mostras de filmes e outros documentos, a partir dos resultados do inventário.
O recurso chega às escolas via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além disso, o Programa Mais Educação está inserido no Plano Brasil Sem Miséria, ação prioritária do Governo Federal. O IPHAN participa da iniciativa atuando na implantação de políticas públicas de patrimônio cultural entendendo-as, também, como políticas sociais e de educação, tendo a cultura como importante eixo de desenvolvimento local.
A parceria entre IPHAN e MEC teve início em 2010 e se consolidou com a participação do Ministério no II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (II ENEP), realizado em Ouro Preto (MG) em julho de 2011. A partir de então, a Educação Patrimonial passou a integrar o macro-campo Cultura e Artes do Programa Mais Educação.
Nos sites do IPHAN e do MEC está disponível o material de orientação para a realização do inventário e a utilização das fichas. Esse material pretende familiarizar o público escolar com conceitos importantes para o trabalho como, por exemplo, cultura, memória e identidade. O IPHAN irá disponibilizar também, na continuidade da parceria, um repertório de possíveis ações educativas ligadas ao tema.
O Programa Mais Educação envolve, atualmente, 30 mil escolas das redes municipais e estaduais e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
Trata-se da construção de uma iniciativa intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Desta forma, há o reconhecimento de que a educação deve ser pensada para além dos muros da escola, e considerar a cidade, o bairro e os bens culturais como potencialmente educadores.
Fazem parte do programa o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União.
Outras notícias sobre Educação Patrimonial no endereço http://educacaopatrimonial.wordpress.com/
Fonte: Site IPHAN
SOBRE A SEMANA DE MUSEUS
Proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a equação inspiradora para as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de 2013 ressalta o arranjo entre o frescor criativo e a memória construída: a soma desses fatores repercute na sociedade e com ela interage, num movimento propulsor da mudança social.
A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intuições e memórias que pulsam, na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações. Criar é construir a memória, e, ao com ela trabalharem, os museus operam como quem edita, corta, recorta, cola, mistura, oculta, revela, enfatiza e esquece. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político.
Criar é dar sentido à existência, é perceber-se parte do processo. O importante na experiência do museu é ‘estar em relação’ e, nesse sentido, é fundamental imaginar outras coisas que não os saberes instituídos, aceitando a potência como fonte de novos saberes. O museu é parte integrante da sociedade e possui os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve e também promover mudanças.
Na trajetória do pensamento sobre museus e mudança social construído no continente americano, destaca-se a Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972. Esta reunião ofereceu significativa contribuição para a Museologia internacional: a reflexão sobre a função social dos museus e a ideia de museu integral (ou integrado), sintonizado com os problemas da sociedade e capaz de atuar como instrumento do desenvolvimento.
O Brasil vem incorporando esse legado: presenciamos um aumento de museus de território e museus comunitários; vemos números crescentes de museus e de público de museus, com algumas das maiores visitações do mundo em exposições recentes; discutimos a relevância do papel social dos museus; as políticas desenvolvidas pelo Ibram para o campo museal são pensadas sob a perspectiva da mudança social.
Ademais, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” será discutido na 23ª Conferencia Geral Trienal do ICOM, a ser realiza em agosto na cidade do Rio de Janeiro, quando se estima a participação de 4.000 pessoas vindas de mais de 100 países e vários estados brasileiros.
O Ibram convida os museus brasileiros e a sociedade a celebrar a 11ª edição da Semana Nacional de Museus no período de 13 a 19 de maio, oportunidade rica para fazer uso da memória e exercitar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos.
Maiores informações sobre a Semana de Museus: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/Guia-11Semana-de-Museus_11abr.pdf
Instituto Brasileiro de Museus
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 11° SEMANA DE MUSEUS EM FLORIANÓPOLIS
Data: 13/05/2013 (segunda-feira)
Materiais Pedagógicos: relações entre o Educador e o Museu - Mesa redonda com Mônica Hoff (Fundação Bienal do Mercosul) e Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva – (LAVAIPE/UDESC). Mediador: Renilton Roberto Assis (Fundação Catarinense de Cultura).
Descrição: Mônica Hoff fará um relato sobre a experiência da Bienal do Mercosul na construção dos materiais pedagógicos e publicações voltados a educadores e a Profa. Dra. Maria Cristina da silva falará sobre o projeto LAVAIPE que tem como objetivo criar e fotalecer o Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais, desenvolvendo estudos e materiais que possibilitem ampliar a experiência estética de públicos especiais.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Cinema do CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC)
Inscrições: Clique aqui
Vagas Limitadas
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Data: 14/05/2013 (terça-feira)
Cinema no Museu 12:30 (Acervo MIS/SC) - Curadoria Setores Educativos do MIS/MASC/MHSC
Black Out, A Comédia do Sinistro
Direção: Marco Stroisch - Ficção,22min – Edital 2007
Sinopse: Blackouts gira em torno do apagão ocorrido no final de 2003, que deixou a ilha às escuras por quase 60 horas. A história traz recortes bem-humorados da influência do evento no cotidiano dos moradores da ilha. Um deles trata de uma discussão de relacionamentos de um casal no elevador.
Horário: Das 12h30min às 13h30min
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Oficina ANIMAMIS – Introdução à Animação por meio de brinquedos óticos.
Ministrante: Ana Ligia Becker (MIS/SC).
Descrição: AnimaMIS é uma oficina de Introdução à Animação Cinematográfica, onde são abordados, de forma introdutória, a linguagem, os princípios óticos, a história e as técnicas de animação, por meio da construção de diversos brinquedos óticos como o Taumatrópio, o Folioscópio, o Flip book e o Zootrópio.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Inscrições: Clique aqui
Vagas: 20
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Data: 15/05/2013 (quarta-feira)
Cinema no Museu 12:30 (Acervo MIS/SC) - Curadoria Setores Educativos do MIS/MASC/MHSC
QUAL QUEIJO VOCÊ QUER?
Direção: Cíntia Domit Bittar. Ficção, 11 minutos. Ano 2011.
Sinopse: Margarete é uma senhora de idade que tem súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.
Horário: Das 12h30min às 13h30min
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Oficina A Poética do Corpo: possibilidades estéticas e desdobramentos na arte.
Ministrante: Sergio Prosdócimo (MASC).
Descrição: Oficina “A Poética do Corpo: possibilidades estéticas e desdobramentos na arte”.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Inscrições: Clique aqui
Vagas: 15
Público: professores, estudantes, educadores de museus, atores, gestores culturais
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Data: 16/05/2013 (quinta-feira)
Cinema no Museu 12:30 (Acervo MIS/SC) - Curadoria Setores Educativos do MIS/MASC/MHSC
RELÍQUIAS DE UM TERNO DE REIS
Direção Daniel Choma . Documentário, 14 min. Ano 2013.
Sinopse: Curta sobre o Terno de Reis Amigos da Caieira da Barra do Sul, de Florianópolis-SC. De porta em porta, de casa em casa, nos caminhos do extremo sul da Ilha de Santa Catarina, o documentário registra histórias e cantorias.
Horário: Das 12h30min às 13h30min
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Oficina Transformando lixo em luxo com o Neiciclagem.
Ministrante: Valdinei Marques (Museu do Lixo - Comcap).
Descrição: em breve.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Inscrições: Clique aqui
Vagas: 20
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Data: 17/05/2013 (sexta-feira)
Cinema no Museu 12:30 (Acervo MIS/SC) - Curadoria Setores Educativos do MIS/MASC/MHSC
Pandemonium
Direção: Yannet Briggiler e Rodrigo Amboni, Brasil, 2011, 11min. Animação – Edital 2008
Sinopse: Condenado a viver eternamente o mesmo pesadelo, o Ser busca inutilmente sair de Pandemonium, um lugar onde os demônios se reúnem para fazer o mal e causar desordem. Nessa aventura, personagens ambíguos e delirantes, assim como os cenários sombrios, são livres interpretações dos poemas de Últimos Sonetos, de Cruz e Sousa.
Horário: Das 12h30min às 13h30min
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Oficina Diálogo de Formas - Segunda Expedição Poética.
Ministrante: Rita Eger e Sandra de Souza.
Descrição: A oficina “Diálogo de Formas-2ª Expedição Poética” propõe o contato com elementos estéticos e objetos em torno da paisagem do MHSC, o que intensifica a associação com o caráter de memória, tendo a linguagem fotogáfica como instrumento de investigação e de reflexão dos registros poéticos.
obs: trazer câmera fotográfica e cabo USB.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis/SC)
Inscrições: INSCRIÇÕES ESGOTADAS
Vagas: 15
Entrada Franca
Informações: (48) 3953-2329
Fonte: IBRAM e FCC
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está contratando estagiário (a) da área de Cinema para atuar no Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Pré-requisitos:
- Estar cadastrado no programa Novos Valores (http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=161) ;
- Estar cursando entre a 2ª e 8ª fase;
- Conhecimentos em edição e filmagem.
Interessados devem apresentar currículo na Fundação Catarinense de Cultura, no MIS/SC ( Centro Integrado de Cultura - CIC - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis).
Mais informações com Cristiane ou Ana Ligia pelos telefones (48) 3953-2327 ou 3953-2329.
No Paraná, o evento acontece no Teatro Teatro Londrina – Memorial de Curitiba, Rua Claudino dos Santos s/nº. – Largo da Ordem, das 9 às 16h30, com o mesmo tema. Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes visa promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional. Isto é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, em geral, relacionados às diversas linguagens artísticas.
Maiores informações acesse: http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/iii-encontro-funarte-de-politicas-para-as-artes-tem-agenda-nacional-itinerante/
Fonte: FUNARTE