O fotógrafo Danísio Silva participa no próximo dia 6 de junho, às 19h, no Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC). Danísio é curador da exposição Fotografando o Silêncio, que teve visitação prorrogada até 9 de junho, no CIC.
O tema da conversa será o mesmo da exposição: o silêncio. Além do curador, participarão do evento os fotógrafos que integram a exposição: Alessandra Knoll, Maria Helena Rosa Barbosa, Heloisa Caminha Bradacz, Eliane Quadro e Gilliard Lach. Participam ainda os convidados Harold Freibergs Auras (pianista), que abordará o silêncio na música; a professora doutora Jeanine Nicolazzi Philippi, que versará sobre o silêncio no direito; e Itamar Rios (neurologista), que comentará sobre a relação entre a imagem e o silêncio.
Serviço:
O quê: Conversando sobre Silêncio
Quando: 06/06/2013, às 19h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica – Florianópolis/SC
Informações: (48) 3953-2329/ 2327
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Serviço:
O quê: Workshop de Light Painting
Onde: Sala 02 das Oficinas de Arte - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC
Data: 29 de maio de 2013, das 19h às 22h.
Inscrições: Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas. As inscrições devem ser feitas pelo endereço: VAGAS ESGOTADASObservação: Para o workshop cada aluno(a) deverá trazer os seguintes materiais: Lanternas, câmera, tripé, velas ou outros artefatos luminosos.
Informações: (48) 3953-2319/3953-2324
Já estão disponíveis as novas publicações da atividade de Educação Patrimonial. As Fichas e o Manual de Aplicação direcionados à realização do inventário pedagógico nas 313 escolas estaduais e municipais que aderiram neste ano à nova atividade são parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). As fichas para o inventário foram desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) adaptando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais - INRC. As publicações estão em versão preliminar neste primeiro ano e ficarão disponíveis para download no site do IPHANe do Mais Educação.
Além das publicações, o kit completo para realizar as atividades é composto por cinco máquinas fotográficas com a função filmagem; cinco gravadores de áudio digital (MP3); um HD externo; um tripé de câmera; fichas para o inventário impressas reunidas em fichários; cartucho colorido de impressora ou apoio para serviço de impressão; RS 1 mil como apoio para as saídas de campo; R$ 700 para produzir exposições, encontros, rodas de memória, mostras de filmes e outros documentos, a partir dos resultados do inventário.
O recurso chega às escolas via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além disso, o Programa Mais Educação está inserido no Plano Brasil Sem Miséria, ação prioritária do Governo Federal. O IPHAN participa da iniciativa atuando na implantação de políticas públicas de patrimônio cultural entendendo-as, também, como políticas sociais e de educação, tendo a cultura como importante eixo de desenvolvimento local.
A parceria entre IPHAN e MEC teve início em 2010 e se consolidou com a participação do Ministério no II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (II ENEP), realizado em Ouro Preto (MG) em julho de 2011. A partir de então, a Educação Patrimonial passou a integrar o macro-campo Cultura e Artes do Programa Mais Educação.
Nos sites do IPHAN e do MEC está disponível o material de orientação para a realização do inventário e a utilização das fichas. Esse material pretende familiarizar o público escolar com conceitos importantes para o trabalho como, por exemplo, cultura, memória e identidade. O IPHAN irá disponibilizar também, na continuidade da parceria, um repertório de possíveis ações educativas ligadas ao tema.
O Programa Mais Educação envolve, atualmente, 30 mil escolas das redes municipais e estaduais e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
Trata-se da construção de uma iniciativa intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Desta forma, há o reconhecimento de que a educação deve ser pensada para além dos muros da escola, e considerar a cidade, o bairro e os bens culturais como potencialmente educadores.
Fazem parte do programa o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União.
Outras notícias sobre Educação Patrimonial no endereço http://educacaopatrimonial.wordpress.com/
Fonte: Site IPHAN