A Fundação Cultural de Blumenau e a Secretaria de Turismo de Blumenau lançaram no dia 26 de setembro o projeto "Revisitando Blumenau: passado/presente". A iniciativa com duração de 12 meses prevê roteiros organizados de acordo com a demanda de público, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. O passeio cultural inclui a Praça Hercílio Luz, Museu da Cerveja, Fundação Cultural de Blumenau, Museu de Arte de Blumenau, Horto Edith Gaertner, Cemitério dos Gatos, Museu da Família Colonial, Rua das Palmeiras, Museu de Hábitos e Costumes, Praça Hercílio Luz e Mausoléu Dr. Blumenau.
A Caminhada Cultural é uma oportunidade para a comunidade conhecer a história da cidade por meio de representação de personagens caracterizados de Dr. Blumenau, Fritz Muller, Rose Gaertner, José Maria Jacobs, Heinrich Krohberger, Edith Gaertner, entre outros. "Os personagens serão representados por acadêmicos dos cursos de Artes da Furb (estagiários) e estarão representando em conformidade com o roteiro pré-estabelecido, podendo-se citar: Dr. Blumenau, Fritz Muller, Rose Gaertner, José Maria Jacobs, Heinrich Krohberger, Edith Gaertner, entre outros", observa a diretora do Patrimônio Histórico de Blumenau Sueli Petry.
Saiba mais
- "Revisitando Blumenau: passado/presente" vai explorar através de um roteiro cultural cenários relativos à História e Cultura da cidade, objetivando assim, o aumento de visitantes nos museus do Centro Histórico.
- Para o desenvolvimento desta programação a Secretaria de Turismo em parceria com a Fundação Cultural de Blumenau contratou cinco estagiários que atenderão as demandas do projeto tais como: pesquisa, construção, produção dos textos, pesquisa e atendimento aos grupos entre outros
Ao formular esta ação do "Revisitando Blumenau: Passado/presente" pretende-se:
- Expandir o conhecimento da história local por meio da narrativa apresentada pelos figurantes.
- Rememorar a história/cultura local e regional em forma de uma narração dramatizada, procurando valorizar as paisagens culturais do centro histórico da cidade
Metas a atingir/ Resultados previstos
- A FCBlu espera que ao final de 12 meses o projeto possa aumentar consideravelmente o número de público visitantes aos museus envolvidos como também atingir professores e trade de turismo os quais poderão ser também os multiplicadores na transmissão dos conhecimentos adquiridos para alunos e turistas
- Espera-se com estas ações que os museus e centro histórico evoluam de forma quantitativa e qualitativa
- Promover Fam trip para agentes e operadores de turismo e Press trip para jornalistas, blogueiros e imprensa em geral
Público-alvo:
- Crianças e jovens de todas as idades, pertencentes ou não a rede de ensino
- Instituições e grupos interessados
- Turistas e visitantes que chegam à cidade interessados em conhecer os espaços culturais e aspectos da história da cidade
Fonte: Fundação Cultural de Blumenau