No dia 14 de junho (sábado) a Mina Octávio Fontana, em Criciúma (SC) será palco de um jantar romântico em comemoração pelo Dia dos Namorados, proporcionando um momento singular para os casais apaixonados. Em um cenário diferente e preparado para receber 15 casais, o dia será especial na Mina de Visitação.
O encontro dos enamorados ocorre das 20h às 22 horas. O evento é organizado pela Satc em um ambiente especialmente preparado, com o requinte de um jantar de uma das cozinhas mais disputadas de Criciúma, sonorização especialmente estudada para a ocasião. Além disso, haverá uma surpresa para os casais. Informações no telefone (48) 3431-7581.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que a partir desta terça-feira (10/6), o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa atenderá em novo horário de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Os horários para abertura dos portões dos jardins seguem sendo os mesmos (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h). Aos finais de semana e feriados, o museu segue atendendo das 10h às 16h.
O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa está localizado junto à Praça XV de novembro, no Centro de Florianópolis. O telefone para contato é (48) 3665-6363.
O Museu da Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, receberá as oficinas de Arte Contemporânea e Portfólio ministradas pelo curador da exposição Conjunto/Detalhem Gléber Pieniz. As oficinas ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente.
Interessados podem ser inscrever em ambas as oficinas pela Internet. Para a oficina de Arte Contemporânea clique aqui. Já para se inscrever na oficina de Portfólio clique aqui. Confira, abaixo, mais informações sobre cada uma:
Oficina de Arte Contemporânea
Data: 16/06/2014 (segunda-feira), das 14h às 18h
Sobre: a oficina propõe uma discussão sobre a arte contemporânea a partir de práticas ou características recorrentes no sistema cultural de hoje. Seu conteúdo deve auxiliar os participantes a dar mais clareza e profundidade às próprias concepções individuais de arte, a refletir sobre seus modos de perceber, compreender e avaliar a produção cultural e, principalmente, a sinalizar as posições e as relações que cada um de nós – artista ou não – mantém no sistema da arte.
Ainda que propostos por autores contemporâneos ligados às artes visuais, os olhares exercitados nesta oficina também se aplicam a outras formas da produção cultural recente, alternando as perspectivas do artista, do público e da instituição. Via de regra, esta oficina é uma atividade de provocação e estímulo às discussões contextuais, históricas, filosóficas e sociológicas da arte, abordagens mais sensíveis aos desafios da produção contemporânea.
A oficina deve despertar o interesse de artistas, agentes e produtores culturais, profissionais da cultura no âmbito público ou privado, professores e estudantes de artes, comunicação, design, moda, história, filosofia, letras e sociologia. É uma opção de atualização e aprofundamento para amantes da arte, potencial instrumento didático de formação de público ou de especialização de agentes culturais.
Oficina de Portfólio
Data: 17/06/2014 (terça-feira), das 8h30min às 12h30min
Sobre: a oficina tem o objetivo de estimular artistas e agentes culturais de várias áreas a desenvolver formas originais, práticas e eficientes para a organização de documentos ou outros materiais (imagens, textos, publicações) que registram suas trajetórias profissional e artística. A orientação geral desta oficina é a de que o portfólio não seja apenas um registro formal burocrático de aspectos objetivos da vida e da obra do artista, mas que se torne uma ferramenta dinâmica e vibrante do próprio processo criativo e poético desse artista, documento que esteja em sintonia com as características formais e temáticas do trabalho individual, aproximando-se delas na aparência e no conteúdo.
O portfólio deve dialogar com os procedimentos técnicos e estéticos do artista, com seus problemas de pesquisa e, nesse aspecto, aproxima-se das ideias de acervo, de arquivo, de esboço e de currículo. Na oficina, o portfólio é tratado não como um fim, um documento fechado ou um resultado, mas como um registro vivo e aberto, pois constitui-se e evolui no passo das transformações experimentadas pelo trabalho do artista – ou seja, influencia e é influenciado por ele.
Sobre o ministrante
Gléber Pieniz é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalhou nos jornais Diário Serrano e A Razão (RS, 1996-1997), foi repórter do Anexo, de A Notícia (SC, 1998-2001) e assessor de imprensa da Fundação Cultural de Joinville (2001-2002). Foi professor de Estética, História da Arte e Semiótica nos cursos de Design da Univille (2004-2008) e de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc (2004-2010), onde também coordenou a Revi - Revista Eletrônica.
Como crítico de arte, é autor de textos de apresentação para exposições e catálogos de artistas como Tirotti, Linda Poll, Môa, Peninha Machado, Jane Brüggemann e Pedro Emílio Petry, além de atuar como curador da exposição itinerante Conjunto/Detalhe (2012-2014). É representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), onde investiga as relações entre a crítica de arte e o jornalismo cultural como pesquisador bolsista da Capes.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) torna público o resultado do edital responsável por selecionar as exposições temporárias que ocuparão os salões do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) entre outubro de 2014 e janeiro de 2016. Oficializado pela portaria nº 02/2013, de 24 de janeiro de 2013, o edital contou com 84 propostas inscritas que foram julgadas pela Comissão de Pauta e Acervo do Masc. Destas, 11 foram selecionadas para um total de quatro ciclos expositivos, além de três suplentes.
Os selecionados receberão, em breve, um comunicado oficial registrado com Aviso de Recebimento (A.R). Os autores dos projetos não-selecionados que não enviaram envelopes selados para devolução terão o prazo de 30 dias para retirada do material encaminhado junto ao Masc, a contar de 2 de junho de 2014.
Confira os selecionados:
1º Ciclo expositivo – abertura: 1º de outubro de 2014
2º Ciclo expositivo – abertura: 19 de agosto de 2015*
Janor Vasconcelos (SC) – Exposição “Espadas da Alma” (instalação)
Anderson Alberton (SC) – Exposição “Diários Desenhados” (desenho)
Rosana Mariotto (SP) – Exposição “Desiderium” (objeto, desenho e gravura)
Malvina Sammarone (SP)– Exposição “Um em Cada Mão” (vídeo)
3º Ciclo expositivo – abertura: 04 de novembro de 2015*
Diego de los Campos (SC) – Exposição “Desenhos de um Real” (desenho)
Jociele Lampert (SC) – Exposição “Deambulações sobre a Pintura” (pintura, desenho, fotografia e instalação)
4º Ciclo expositivo – abertura: 27 de janeiro de 2016*
Karina Zen (SC) – Coletiva (fotografia, instalação, desenho, aquarela, escultura e objeto) [artistas/exposição: Flávia Duzzo/“Desenho: Dobra e Repetição”, Karina Zen/“Somatório dos Meios”, Neide Pelaez/“Tempo”, Roberta Tassinari/“Outras nela Mesma” e Sonia Beltrame/“Linha 3”]
* Data prevista com possibilidade de antecipação
Suplentes
1º suplente – Dirnei Prates (RS) – Exposição “O Tempo durante o qual uma coisa vigora” (fotografia e vídeo)
A partir do dia 13 de junho, o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, receberá a exposição coletiva Anatomia de uma Ilustração, que revela os segredos da ilustração científica. Organizada por Leandro Lopes de Souza, a mostra fica aberta à visitação até o dia 27 de julho com entrada gratuita.
Os bastidores do preparo de uma ilustração científica se revelam pelas mãos de vários profissionais experientes da atualidade, que fotografaram as etapas de seu trabalho até chegar à conclusão da obra, que estará exposta em sua forma final. Aos que conhecem os métodos dessa arte, aos que desconhecem, não faltam surpresas, pois esse é um campo em permanente expansão. Participam da exposição Alexandre Viana, Diana Carneiro, Diana Marques, Fátima Zagonel, Iriam Starling, Marcos Antonio Santos Silva, Maura Piccoli, Oscar Shibatta, Rogério Lupo e Rosane Quintella. No dia 16 de julho, às 19h, um coquetel marcará a conversa com os artistas sobre o processo de elaboração das obras.
A ilustração científica, longe de ser apenas representação didática para livros, tem se desenvolvido e se tornado sempre mais sofisticada. Os ilustradores científicos são muitas vezes inspirados pela própria metodologia científica na busca de aperfeiçoar e ampliar seus métodos artísticos. Várias técnicas são aprimoradas, mescladas ou mesmo criadas pelos habilidosos artistas da ciência para que a representação visual que serve à ciência e à natureza cumpra com excelência seu papel. A observação dessas obras meticulosas pode despertar no leigo inúmeras questões, e assim, associada à I Jornada de Ilustração Científica - Sul, a exposição se destina a responder a algumas delas.
Serviço:
O quê: Exposição Anatomia de uma Ilustração
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis / SC)
Abertura: 13 de junho, às 19h
Visitação: de 14 de junho a 27 de julho de 2014. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 16h.
Conversa com os artistas: dia 16 de julho, às 19h.