O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes. As atividades dos projetos deverão envolver ações de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, entre outras que se relacionem ao universo da música, canto e dança e contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas tradicionais referenciais de comunidades afrodescendentes no território brasileiro.
A realização do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes localizadas no território brasileiro integra a participação do Estado brasileiro no âmbito do projeto Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes na América Latina, proposto pelo Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (CRESPIAL), Centro de referência 2 da Unesco, do qual participam 13 países da América Latina e Caribe, comprometidos com a execução de experiências‐piloto de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial afrodescendente em suas abrangências nacionais.
O tema selecionado - Música, canto e dança de comunidades afrodescendentes - delimita o universo de bens culturais que poderão ser objeto do projeto, mas não estabelece a quantidade máxima de bens e nem a obrigatoriedade de atendimento das três expressões citadas. No entanto, é necessário que o projeto envolva ações que articulem elementos da música, do canto e da dança ou de um desses aspectos de forma específica. Outra recomendação para esse edital é que projeto se desenvolva em comunidades de pequeno ou médio porte, localizadas em território específico, para garantir que a execução, acompanhamento e monitoramento do projeto sejam compatíveis com a sua natureza. Para outros esclarecimentos, os interessados podem procurar o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) enviando e-mail para Desirée Tozi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou para Paulo Peters (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
>> Fonte: Site do Iphan
Fonte: Iphan
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) abre seleção pública para patrocínio a eventos em 2013. As iniciativas devem estar alinhadas à missão do banco de valorizar a marca; divulgar sua atuação, produtos e serviços junto à sociedade ou contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.
Serão apoiadas iniciativas em duas categorias: eventos culturais (projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros) e eventos técnicos (projetos com duração e local pré-estabelecidos, realizados com o fim de fomentar debates ou difundir conhecimentos junto a públicos de interesse do BNDES, em áreas diretamente ligadas à atuação ou aos temas transversais tratados pela instituição. São exemplos congressos, seminários, fóruns, feiras, entre outros).
Os pedidos de patrocínio devem ser apresentados por pessoas jurídicas regularmente constituídas que detenham – isolada ou conjuntamente – a responsabilidade pela iniciativa.
>> Mais informações podem ser encontradas no site do BNDES
Fonte: Site do BNDES
No dia 11 de março, a mesa-redonda Museu e Escola: diálogos para a construção do Plano Nacional de Educação Museal (PNEM) foi realizada no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A iniciativa foi da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).
A representante da Secretaria de Estado da Educação, Raquel Terezinha Todeschini, apresentou ações, desafios e possíveis soluções para a aproximação dos estudantes com os bens culturais, e sobretudo com os museus. Ainda deu ênfase ao Ensino Médio Inovador, e ressaltou a importância de frequentar museus na juventude.
Na sequência, o museólogo Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, da FCC, apresentou a metodologia e os instrumentos de coleta de dados da pesquisa do GT Museu e Escola, que foi realizada em todo o Estado. Dividiu com os participantes algumas impressões sobre os dados, que ainda estão sendo trabalhados.
A pesquisadora em Educação em Museus Alice Bemvenutti dividiu sua apresentação em duas partes. Na primeira, mostrou sua experiência na gestão do Museu do Trem, no Rio Grande do Sul, onde a ação educativa foi considerada estruturadora de todos os setores. Na segunda, apresentou a síntese das discussões do GT Ação Educativa, no 5º Fórum Nacional de Museus (Petrópolis, 2012).
A coordenadora do GT Estudos e Pesquisas, do PNEM/Ibram, Rita Matos Coitinho, apresentou o programa em seus nove eixos, contextualizou sua construção e mostrou um pequeno tutorial de como participar da consulta pública no blog, enfatizando a importância da participação de todos nesse processo.
A mediação da mesa ficou sob a responsabilidade da coordenadora da REM/SC e arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina (MasC), Maria Helena Rosa Barbosa. Participaram da discussão 53 pessoas, entre elas professores, estudantes do ensino superior e profissionais de museus, representando as cidades de Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Florianópolis e São José.
(Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC)
Fonte: Informações da REM/SC
Em parceria com o SESC/Concórdia, o Memorial Attilio Fontana abre nesta terça-feira (19/03), a exposição ARRET, do artista Ricardo Kolb. Aberta à visitação de terça-feira a sábado, das 15h às 20h.
Fonte: Memorial Attilio Fontana
O Museu Histórico de Pinhalzinho foi criado em 3 de setembro de 1988 com o objetivo de guardar e preservar a cultura e a história da comunidade local, representada em fotos, objetos, documentos e depoimentos orais. Reunindo esse material é possível evidenciar alguns fragmentos das experiências humanas do processo de formação e desenvolvimento do município entre as décadas de 1930 a 1970. Além disso, a intenção principal era, e ainda é, de manter e preservar o patrimônio cultural material e imaterial do município e região.
Os principais parceiros da instituição são as escolas da rede pública, Secretarias Municipais de Educação e Cultura de Pinhalzinho e região e, principalmente, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM). Desenvolvemos ações educativas, montagem de exposições temáticas de curta duração, publicação de artigos, livros e cartilhas; e intensa pesquisa viabilizada por ações e projetos relacionados à cultura imaterial local e regional, como forma de dinamizar e tornar mais atraente o espaço museológico. Entre os projetos em andamento podemos destacar:
- Casa de Chão Batido: representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina – que atualmente esta exposta no Museu do Vinho Mário Pellegrin de Videira e faz parte do programa Museu Andante de exposições, coordenada pelo Ceom. Esta ação educativa foi contemplada pelo Prêmio Darcy Ribeiro no ano passado;
- Corre, pula, pega e brinca: envolveu pesquisa, registro e divulgação por meio de cartilha, montagem de uma exposição com banners e brinquedos confeccionados artesanalmente, e ações educativas com as crianças do ensino fundamental e educação infantil do município e região. Este projeto foi desenvolvido com os recursos do Prêmio Pontinho de Cultura, viabilizado pelo Minc em 2010.
- Registrando Saberes: o palavreado, as crenças e as tradições relacionadas a cultura popular dos caboclos do Oeste de Santa Catarina, com a finalidade de mapear, registrar, historicizar e documentar os saberes relacionados ao palavreado, as crenças religiosas, superstições, mancebos e benzimentos dos descendentes de caboclos, mestres da tradição oral, pessoas que participam de grupos formais ou informais, localizados em seis municípios do Oeste de Santa Catarina (Pinhalzinho, Modelo, Saltinho, Saudades, Chapecó e Campo Erê). A iniciativa reconhece e valoriza os detentores de saberes, fazeres e formas de expressão tradicionais, bem como dispõe de um acervo de informações audiovisuais, fotográficas e bibliográficas a fim de documentar e disponibilizar a comunidade local, regional e do país, as expressões e manifestações culturais de natureza imaterial relacionada aos caboclos, também conhecidos como brasileiros. Este projeto foi viabilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Além disso, periodicamente recebemos visitas das Escolas dos municípios próximos, que ainda não tem museu: Águas Frias, Saudades, Nova Erechim, Modelo, Saltinho, Bom Jesus do Oeste, Serra Alta entre outros. Atendemos estudantes e professores da rede de ensino com atividades educativas e de resgate da história, enfatizando a importância da preservação do patrimônio cultural local e regional.
Museu Histórico de Pinhalzinho
Endereço: Avenida Porto Alegre, 2590, Bairro Pioneiro – Pinhalzinho/SC
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: museu pinhal
Fone: (49) 3366-1835
Fonte: Museu Histórico de Pinhalzinho