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Depois da exposição de Joan Miró, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) fechou nova parceria com o Instituto Tomie Ohtake, e Florianópolis será a primeira cidade do país a receber a exposição Gaudí, Barcelona 1900, do arquiteto catalão Antoni Gaudí. A mostra ficará aberta ao público de 27 de agosto a 30 de outubro. A exposição conta com patrocínio da Arteris, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
 
Gaudí, Barcelona 1900 reúne 71 obras do mestre catalão, sendo 46 maquetes (quatro delas em escalas monumentais) e 25 peças entre objetos e mobiliário. Completam a mostra mais 42 trabalhos de outros artistas e artesãos de Barcelona, produzidos nos anos 1900. Os trabalhos que serão expostos virão do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí.
 
“Abrir as portas do MASC para receber obras de mais um grande artista internacional é uma honra. E Santa Catarina ser o primeiro estado brasileiro a receber esta exposição comprova a nossa capacidade para sediar mostras internacionais e que estamos cada vez mais na rota dos grandes eventos culturais”, afirma o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.
 
Para a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, receber duas exposições internacionais de artistas renomados em menos de um ano é um reconhecimento do trabalho realizado pela instituição. “A FCC, por meio de seus diversos setores e do MASC, não poupou esforços para fazer da exposição do Miró um grande sucesso e, sem dúvidas, manterá a mesma dedicação com Gaudí”.
 
 
Curadores destacam processos construtivos dos projetos de Gaudí
Os curadores da exposição, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, destacam os processos construtivos dos projetos de Gaudí por meio de modelos tridimensionais que ressaltam detalhes de sua arquitetura. No design, móveis e objetos, que vão de maçanetas de metal a peças em cerâmica e madeira, mostram como a criação artesanal conseguiu fundamentar a indústria. O conjunto das obras reunidas do consagrado arquiteto catalão testemunha a invenção de uma original geometria, calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza. Com este princípio racionalista protagonizado pelo orgânico, Gaudí instaura uma estética moderna única que marcou definitivamente a cidade de Barcelona.
 
Para ilustrar ainda mais a potência de um período em que a capital da Catalunha surge como projeto moderno de cidade, os curadores selecionaram 26 trabalhos entre objetos e elementos decorativos concebidos pelos chamados ensembliers (artesãos de alto nível), além de 16 pinturas. São artistas contemporâneos a Gaudí, que desenvolveram suas obras conforme os preceitos do modernismo catalão. Entre eles destacam-se os pintores Ramón Casas e Santiago Rusiñol, e ensembliers como Gaspar Homar ou Joan Busquets, que decoraram e mobiliaram as casas da burguesia catalã do período.
 
Trata-se da mesma burguesia que colaborou para a inovação e processo de integração entre urbanismo, arquitetura, arte, design e indústria, atuando como mecenas dessa importante geração de artistas e artesãos que configuraram um dos movimentos mais férteis e representativos da cultura catalã. “Um momento em que foram construídos os fundamentos culturais da Catalunha atual, em que o processo industrial, o lado íntimo, o momento, o acaso, a mecanização, entre outros, vão ganhando espaço, e a atividade artística vai se abrindo a novas propostas”, explicam os curadores. Neste panorama, sugere ainda a dupla, a obra de Gaudí condensa o debate técnico, estético, ideológico e social da virada do século.
 
Visitação gratuita às terças-feiras
A visitação da exposição Gaudí, Barcelona 1900 no MASC ocorrerá de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Às terças-feiras a entrada será gratuita e nos demais dias o valor da entrada será R$ 10 (meia-entrada R$ 5). Alunos de escolas públicas e projetos sociais também terão acesso gratuito mediante agendamento, que será aberto nas próximas semanas.
 
Sobre os curadores:
Raimon Ramis (Barcelona 1961) é historiador em arte pela Universidade Autônoma de Barcelona e estudou fotografia no Instituto de Estudos Fotográficos da Catalunha e foi fotógrafo de arquitetura. Trabalhou na Fundação La Caixa, Fundação Antoni Tàpies, entre outras entidades. Foi professor da Escola Superior de Desenho de Barcelona e do Centro de Imagens e Tecnologia Multimídia da FPC/UPC, também na capital catalã, onde criou o departamento de recuperação do patrimônio fotográfico Memoria de laimage. Ocupou ainda a subdireção do Museu Bariber-Mueller de Arte Pré-colombiana de Barcelona (2004 a 2007), dirigiu o Acampamento da Paz do Fórum Universal das Culturas (2008 a 2011) e supervisionou o III Fórum Universal das Culturas Valparaíso (2010). Desde 2013, mora em Santiago do Chile, onde é gestor cultural e diretor de Projetos da Fundação Media Bus. Assessora a direção de arquitetura para a construção da capela de Santa María de los Ángeles de Rancagua (Chile), idealizada por Gaudí em 1922, a única obra do arquiteto catalão fora da Espanha. Ramis é ainda curador e colaborador do Centro de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Chile, onde foi curador das exposições Joan Fontcuberta: metabolismos de La imagen(2014)e Gaudí El arquitecto y la forma (2014-2015). Ao longo de sua trajetória participou de diferentes seminários sobre Gaudí, fotografia, arte e educação.
 
Pepe Serra Villalba (Barcelona, 1969) é diretor do Museu Nacional da Catalunha, desde 2012, depois de ter dirigido o Museu Picasso de Barcelona (2006 a 2012). Focado em patrimônio e gerenciamento de museus de arte, tanto em instituições públicas quanto privadas, Serra ocupou ainda a direção de Museus e Patrimônio Cultural no Departamento de Cultura do Governo da Catalunha (2005 a 2006); foi Coordenador do Programa Públicos e Serviços Culturais da Fundação Caixa Catalunha (2001 a 2005); e coordenador do departamento de exposição do MACBA – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (1996 a 2000). Entre as exposições com sua curadoria, destacam-se Postersin Catalonia (Tinell Hall, Barcelona, 1995), Eudald Serra Signs of Life (La Virreina, Barcelona,1999), The Bodyandthe Cosmos(La Pedrera Casa Milà, Barcelona, 2004) e Kees Van Dongen (Museu Picasso, Barcelona, 2009). Na academia, atua como co-diretor e professor na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, e professor na Universidade de Barcelona, entre outras atividades.
 
Serviço
O quê: Exposição Gaudí, Barcelona 1900
Abertura: 26 de agosto (para convidados)
Visitação: de 27 de agosto a 30 de outubro de 2016 (de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas)
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina –MASC – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica - Florianópolis/SC
Quanto: de quarta-feira a domingo R$10 (meia R$5). Entrada gratuita às terças-feiras
 
 
Informações à Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira 
Atendimento: Martim Pelisson e Luana Ferrari 
Fone: (11) 3032-1599
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Assessoria de Comunicação FCC
Patricia Zomer – (48) 3664-2572 / 9995-8494
Fernanda Peres – (48) 3664-2571
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Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Foi realizada hoje a abertura oficial do evento Teia Catarina 2016, que ocorre no Centro Integrado de Cultura (CIC). O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (Minc) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com o propósito de reunir os 55 Pontos de Cultura de Santa Catarina, localizados em 33 municípios.
 
Durante a solenidade, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, anunciou um edital de Chamamento Público que vai selecionar até 50 projetos de iniciativas sociais, culturais, artísticas e/ou educacionais com o intuito de promover o acesso da população brasileira às condições de exercício dos direitos culturais no âmbito do Programa Mais Cultura. “O valor destinado a este chamamento público é de R$ 1,2 milhão, proveniente de um convênio entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e o Ministério da Cultura”, informou o secretário.
 
Poderão participar desse chamamento público organizações da sociedade civil cujas finalidades estatutárias estejam contempladas atividades sociais, culturais, artísticas e/ou educacionais. As inscrições serão gratuitas e ficarão abertas no período de 60 dias após a publicação do edital, que está prevista para os próximos dias.
 
O evento Teia Catarina 2016 segue até o próximo dia 29, no Centro Integrado de Cultura. Acesse aqui a programação.

Fonte: Assessoria de Comunicação SOL

A 14ª edição do Gerações Masc - Museu em Movimento terá um bate-papo sobre a obra do artista plástico joinvilense Luiz Henrique Schwanke, com a participação da professora doutora Rosangela Miranda Cherem, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A conversa intitulada De-morar no arquivo de Luiz Henrique Schwanke ocorrerá no dia 11 de agosto, às 15h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita. O projeto é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).
 
A partir de dois trabalhos feitos ainda na década de 1970 e constantes no acervo do Masc, o objetivo da palestra é abordar os principais aspectos que constituem o gesto deste artista, reconhecendo, sobretudo, como o ornamento e a seriação, a simetria e a expressão sensível se desdobraram em suas obras posteriores. Para fundamentar este raciocínio, serão consideradas três interlocuções: Michel Foucault, Georges Didi Huberman e Jacques Derrida. 
 
Sobre Luiz Henrique Schwanke
 
Entre as décadas de 1970 e 1980, Luiz Henrique Schwanke (1951 - 1992) construiu uma produção vasta e vigorosa com cerca de 5 mil peças entre desenhos, pinturas, instalações, esculturas e projetos, recebeu mais de 30 prêmios nacionais e participou de inúmeras exposições individuais, coletivas e salões, possuindo obras em museus de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Sobre Rosangela Miranda Cherem
 
Doutora em História pela Universidade de São Paulo (1998) e em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Rosangela Miranda Cherem é professora associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc) e coordenadora do Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem-acontecimento. Orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; e, atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade.
 
Serviço:
 
O quê: De-morar no arquivo de Luiz Henrique Schwanke - Gerações Masc
Quando: 11 de agosto de 2016, às 15h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Participação gratuita
Informações: (48) 3664-2633

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC), divulga o resultado das pré-inscrições para o Curso Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, a realizar-se de agosto a novembro de 2016, em Florianópolis.  
 
Devido ao grande número de inscritos, 116 no total, nem todos puderam ser contemplados. Sendo assim, a seleção se deu a partir dos critérios descritos no Edital de Seleção.
 
 
Os selecionados devem confirmar a inscrição diretamente na plataforma disponibilizada pelo Ibram, que entrará em contato com todos. Caso não ocorra a confirmação, será realizada segunda chamada com os nomes da lista de espera, 8 a 14 de agosto de 2016. 
 
Sobre o curso
 
O Curso Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira destina-se a profissionais que estão atuando em instituições museológicas, em Pontos de Memória, Pontos de Cultura e, ainda, a pesquisadores e acadêmicos que atuem na área do Patrimônio Cultural, todos do estado de Santa Catarina.
 
Com duração de quatro meses, os encontros presenciais ocorrerão mensalmente em Florianópolis. As atividades complementares a distância serão desenvolvidas com os participantes ao longo de todo o curso, no espaço virtual Saber Museus/Ibram.
 
A capacitação será ministrada pela historiadora, museóloga, doutoranda em Museologia e consultora do Ibram/OEI, Maristela Simão. Segundo ela, “o objetivo principal é promover o processo de educação colaborativa referente às questões sobre Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, envolvendo e estimulando iniciativas e o protagonismo social dos Pontos de Memória e Cultura, e de Instituições Museológicas que tratem da temática em Santa Catarina. O que se pretende é socializar e discutir metodologias, meios e insumos necessários para pesquisar, registrar, preservar e difundir iniciativas culturais sobre patrimônio afro-brasileiro, a fim de garantir sua valorização na cultura nacional, o respeito à diversidade e o fortalecimento de ações e políticas educativas de combate ao racismo e a discriminações”. 
 
A abertura do evento para o público em geral, está prevista para o dia 16 agosto de 2016, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com conferência, mesa-redonda e apresentações culturais. Os encontros terão início no dia seguinte, 17 de agosto, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Estão abertas até 22 de agosto as inscrições para a 10ª Primavera dos Museus, uma temporada cultural em que museus de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, promovem eventos em torno de um mesmo tema. A ação será realizada de 19 a 25 de setembro de 2016 e terá como mote Museus, Memórias e Economia da Cultura
 
Para participar, o museu ou outra instituição cultural interessada deve programar atividades especiais para seus públicos (como exposições, visitas monitoradas, shows, palestras, etc.), inscrevê-las no formulário eletrônico disponível no site do Ibram e promover sua realização durante o período da Primavera dos Museus. As atividades ocorrem sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional.
 
Essa é uma excelente oportunidade de fortalecer o setor museal brasileiro. Ademais, as instituições que participam dessa ação conseguem alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento com a comunidade, fortalecimento de sua imagem e aumento de sua visibilidade.
 
:: Mais informações: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3521- 4142/ 3521-4135.
 
 
 
 

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

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