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A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre inscrições em fevereiro para alunos que irão frequentar a Escolinha de Arte no primeiro semestre de 2025. A seleção ocorrerá exclusivamente por sorteio de vagas.

A inscrição deverá ser feita presencialmente na Escolinha de Arte, situada no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 17 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), das 13h às 17h; ou no dia 18 de fevereiro (terça-feira), das 8h às 12h. Não é necessário apresentar documento da criança no ato da inscrição.

O sorteio de vagas será realizado no dia 20 de fevereiro de 2025, às 10h, na sala da Escolinha de Arte. O resultado será fixado na porta da Escolinha de Arte e publicado no site da FCC no dia 21 de fevereiro de 2025 (sexta-feira). Não haverá divulgação do resultado por telefone.

Os pais ou responsáveis dos alunos contemplados no sorteio deverão efetuar a matrícula na Escolinha de Arte no dia 24 de fevereiro (segunda-feira), das 13h às 17h; ou no dia 25 de fevereiro (terça-feira), das 8h às 12h, apresentando fotocópia do documento da criança, certidão de nascimento ou carteira de identidade. Caso não compareça, perderá automaticamente a vaga.

Obs: Os alunos contemplados para o 1º semestre terão a matrícula garantida para as atividades previstas para o 2º semestre.

CRONOGRAMA:

Inscrição: 17 de fevereiro de 2025, das 13h às 17h (segunda-feira); ou

                  18 de fevereiro de 2025, das 8h às 12h (terça-feira).

Resultado: 21 de fevereiro de 2025 (sexta-feira).

Matrícula: 24 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), das 13h às 17h (segunda-feira); ou

                   25 de fevereiro de 2024 (terça-feira), das 8h às 12h (terça-feira).

Faixa etária: 5 a 12 anos.

 

HORÁRIOS DAS AULAS EM 2025:

MATUTINO (ARTES VISUAIS E TEATRO)
Idade: 5 e 6 anos - Terça-feira, das 9h às 10h; ou quinta-feira, das 10h30 às 11h30.
Idade: 7 e 8 anos - Terça-feira, das 9h às 10h ou quinta-feira, das 10h30 às 11h30.
Idade: 9 e 10 anos - Terça-feira, das 10h30 às 11h30.
Idade: 11 e 12 anos - Terça-feira, das 10h30 às 11h30.

VESPERTINO (ARTES VISUAIS E TEATRO)
Idade: 5 e 6 anos - Segunda-feira, das 14h às 15h; ou quarta-feira, das 15h30 às 16h30.
Idade: 7 e 8 anos - Segunda-feira das14h às 15h; ou quarta-feira, das 15h30 às 16h30.
Idade: 9 e 10 anos - Segunda-feira, das 15h30 às 16h30.
Idade: 11 e 12 anos - Segunda-feira, das 15h30 às 16h30.

MATUTINO (ARTES VISUAIS)
Idade: 10 a 12 anos - Quinta-feira, das 9h às 10h.

VESPERTINO (ARTES VISUAIS)
Idade: 10 a 12 anos - Quarta-feira das 14h às 15h

MATUTINO (TEATRO)
Idade: 10 a 12 anos - Quinta-feira, das 9h às 10h.

VESPERTINO (TEATRO)
Idade: 10 a 12 anos - Quarta-feira das 14h às 15h

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Comissão Permanente de Turismo, Cultura e Esporte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) se reuniu, pela primeira vez, nesta sexta-feira, 31, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Durante o evento, três GTs (grupos de trabalho) debateram temas estratégicos com a coordenação de especialistas das fundações estaduais.
 
O encontro, que contou com a participação de secretários e gestores dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, alinhou ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à integração regional dos quatro estados que integram o Conselho. 
 
Na reunião do GT de Cultura, foram debatidos temas como a importância do Fórum Nacional de Gestores, a revisão do Marco Regulatório e a articulação política em Brasília. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC/SC), Maria Teresinha Debatin, informou que os estados devem entregar um documento ao governo federal para pedir mais clareza sobre o calendário e valores dos orçamentos encaminhados aos estados do Sul. Também ficou definido que cada um dos quatro estados vai disponibilizar um valor dentro dos seus editais para que haja uma interação em projetos para a cultura.
 
A secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina (SAN), Vânia Franco, que também é secretária do Codesul/SC e coordenadora da Comissão Permanente, disse que “as três reuniões dos Grupos de Trabalho demonstraram o comprometimento dos estados que integram o CODESUL em promover políticas públicas eficazes e ações concretas para o desenvolvimento cultural, esportivo e turístico”. 
  
A reunião também teve a participação virtual do gerente de Negócios Estratégicos da Embratur, Alexandre Nakagawa. Ele firmou o compromisso de receber em Brasília, ainda na primeira quinzena de fevereiro, os secretários de Turismo para conversar sobre como potencializar o desenvolvimento dos estados que integram o CODESUL. 
 
 
 
 
 

No dia 8 de fevereiro, às 21h, o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) será palco de uma homenagem ao Queen. O espetáculo Queen Legend tem classificação indicativa livre e está com ingressos à venda no site Blueticket

 

Espetáculo é dedicado a recriar, nos mínimos detalhes, as performances emblemáticas do lendário grupo inglês. Formado em 2018 por músicos profissionais e fãs da banda, o projeto se destaca por atingir a marca de mais de 300 apresentações nos maiores e principais teatros do Brasil. Nos vocais, Elvis Balbo, como intérprete de Freddie Mercury. 

Duração: 120 minutos.

A artista Elke Hülse apresenta, a partir do próximo dia 12 de fevereiro, a mostra "Sim, Tapeçaria". O trabalho ficará exposto no Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), até até 10/03, com visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 21h. Serão expostas 16 obras. 

"Tecer uma tapeçaria é estar em contínuo aprendizado, disposta a experimentar e usar o tempo  como aliado. O processo inicia com a escolha da imagem e ao longo dos últimos anos tenho tecido rostos de meninas de diferentes nacionalidades e culturas, registrando assim as suas  peculiaridades e individualidades. Cada novo cartão fixado sob a urdidura é um exercício técnico  do início ao fim", relata a artista Elke Hülse. 

Sobre a artista:

Natural de Blumenau, tapeceira, artista visual, pesquisadora e professora.  Graduada em Educação Artística e mestre em Artes Visuais, pela Universidade do Estado de Santa  Catarina (Udesc) e com especialização em Arte e Educação pela Universidade do Extremo Sul  Catarinense (Unesc). Realizou diversas exposições no Brasil, na Europa, China, Austrália e nas  Américas. Vive e trabalha em Criciúma, Brasil.  

Serviço:

Exposição Sim, Tapeçaria!

Artista: Elke Hülse

Curadoria: Luciane Garcez, Sandra Makowiecky

Abertura: 12/02/25, quarta-feira, das 18h30 às 20h30

Visitação: até 10/03, de terça a domingo, das 10h às 21h

Local: Espaço Oficinas - Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Florianópolis

Entrada gratuita.

 

A Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos violinistas  Iva Giracca, Debora Remor, Gilson Becker e Talita Limas, do violoncelista Ernesto Medolla e do pianista Luis Fernando Rayo, apresenta o primeiro programa de música erudita de 2025, no dia 7 de fevereiro, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC). O concerto "As 8 Estações" consiste nas obras “As Quatro Estações" Opus 8, da obra Il cimento dell'armonia e dell’invenzione, considerada a mais popular obra do italiano Antonio Vivaldi (que nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741), e “Las Cuatro Estaciones Porteñas”, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992).

SOBRE AS OBRAS

As Quatro Estações, de Vivaldi, foram publicadas em 1725 como parte do Opus 8, uma coleção que reúne doze concertos. Sobre elas, o maestro Jeferson comenta: “Diferentemente dos demais, As Quatro Estações são ousadas e experimentais, descrevendo cenas da natureza com resultados surpreendentes”.

Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro vieram acompanhados de sonetos ilustrativos impressos na parte do primeiro violino, cada um relacionado ao tema de uma estação. Embora a autoria desses poemas seja incerta, especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. Este conjunto é considerado um dos primeiros exemplos de música programática, um estilo que se tornaria abundante no Romantismo com a denominação de poemas sinfônicos.

Já As Cuatro Estaciones Porteñas, compostas entre 1965 e 1969, também conhecidas como Estaciones Porteñas ou As Quatro Estações de Buenos Aires, formam um conjunto de quatro composições de tango criadas por Ástor Piazzolla. Originalmente, elas não foram concebidas como uma suíte, mas como peças independentes. Ainda assim, Piazzolla ocasionalmente as tocava juntas. Compostas para o quinteto do autor, essas obras receberam um arranjo notável para orquestra de cordas e piano trio pelo renomado José Bragato.

O adjetivo "porteñas", que se refere aos nascidos em Buenos Aires, a capital argentina, sugere uma interpretação das estações do ano na perspectiva da cidade. Diferentemente da ordem de Vivaldi, Piazzolla organizou suas “Estaciones Porteñas” como: Outono (Otoño), Inverno (Invierno), Primavera (Primavera) e Verão (Verano).

"As 8 Estações", que tem a produção executiva de Maria Elita Pereira, é viabilizado com o patrocínio do Fort Atacadista e Engie, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

PROGRAMA 

AS QUATRO ESTAÇÕES, DE ANTONIO VIVALDI

IL CIMENTO DELL’ARMONIA E DELL’INVENTIONE, Opus 8

LE QUATRO STAGIONI

1 –  CONCERTO No 1 in MI MAGGIORE: LA PRIMAVERA

I – Allegro

II – Largo

III –- Allegro

2 –  CONCERTO No 2 in SOL MINORE: L´ESTATE

I – Allegro non molto

II – Adagio

III - Presto

3 –  CONCERTO No 3 in FA MAGGIORE: L’ AUTUNNO

I – Allegro

II – Adagio molto

III - Allegro

4 –  CONCERTO No 4 in FA MINORE: L’ INVERNO

I – Allegro non molto

II – Largo

III - Allegro

LAS CUATRO ESTACIONES PORTEÑAS, DE ASTOR PIAZZOLLA

1 - Otoño Porteño (Outono de Buenos Aires)

2 - Invierno Porteño (Inverno de Buenos Aires)

3 - Primavera Porteña (Primavera de Buenos Aires)

4 - Verano Porteño (Verão de Buenos Aires)

Ingressos à venda no site Blueticket e na sede da Camerata Florianópolis (rua Joe Collaço, 708, bairro Santa Mônica).