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Após reunir cerca de 2 mil pessoas no jardim do Centro Integrado de Cultura (CIC) em sua primeira realização em janeiro deste ano, o Discotecando no MIS volta a ter uma edição ao ar livre no próximo domingo (11), em parceria com a festa Sounds in da City. Das 15h às 21h os DJs Kaká Franco (Curitiba), Felipe Martins (Baila) Allen Rosa (Sounds in da City) e Ricardo Matos (Baila) comandam o som com sets que apresentam os discos do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e músicas que representam a identidade do projeto Sounds in da City.

O acervo de raridades em discos de vinil do MIS, com clássicos que marcaram a história da música brasileira e mundial assim como achados que registram o nosso folclore, fará parte da set list do Discotecando. O evento iniciará com as antiguidades selecionadas no acervo do Museu e, ao anoitecer, progredirá para o lado moderno da música como representação da identidade musical do Sounds in da City.

O evento terá bar com chope artesanal, banheiros químicos e opções de alimentação. Em caso de chuva forte, o Discotecando será transferido para dentro do CIC, no espaço do MIS.

Serviço:

O quê: Discotecando no MIS/SC

Quando: 11/06/2017 (domingo), das 15h às 21h.

Onde: Jardins do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis

Informações: (48) 3664-2650

Entrada gratuita

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/385771215153309/

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A edição # 87 do Suplemento Cultural de Santa Catarina - ô Catarina! presta homenagem ao dramaturgo, diretor, ator e escritor Christiano de Almeida Scheiner, com a publicação de um conto inédito de sua autoria. Chris, como era carinhosamente conhecido no movimento teatral catarinense, morreu em 2015. O novo número do periódico editado pela Fundação Catarinense de Cultura traz um apanhado de poemas e artigos nos mais diversos campos artísticos. A FCC fará o lançamento deste ô Catarina no dia 20 de junho, às 19h30, na Biblioteca Pública de Imbituba.

No curso das suas 20 páginas, o suplemento convida os leitores a um passeio pelas artes visuais, com destaque para a capa, ilustrada pela artista plástica Juliana Crispe, além de ilustrações de Carol Silva e o trabalho verbo visual de Cláudio Trindade. Também versará pela música, na entrevista com o maestro Jeferson Della Rocca, fundador e diretor da Camerata Florianópolis. A carreira da atriz Milena Moraes é dissecada em um instigante artigo. O teatro permeia outros destaques desta edição, como a dramaturgia de Afonso Nilson de Souza e, claro, o conto do homenageado Christiano de Almeida Scheiner, trabalho esse que serviu como estopim para a montagem do espetáculo E.V.A., da Cia. Persona de Teatro.

A literatura se fará muito bem representada com os os poemas de Edimilson de Almeida Pereira, a análise do livro Ossama, do poeta Dennis Radünz, e a tradução, também inédita, da poeta irlandesa Moya Cannon, feita pela poeta e tradutora Luci Collin. Para o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, "ô Catarina! se afirma como uma voz possível". "Que esse número ressoe e amplie novas possibilidades e fronteiras. A Fundação Catarinense de Cultura tem compromisso de manter este espaço e seguirá trabalhando para a conquista de novos espaços de debate, formação e circulação no campo da arte e da cultura", destaca Rodolfo.

Criado em 1992, ô Catarina cumpre a tarefa de publicar trabalhos em todos os segmentos da cultura, evidenciando a arte catarinense, as suas linguagens e as suas expressões. A partir de 2012, a publicação ganhou o amparo de uma lei específica (Lei Estadual 15.889/12) passando a se chamar Suplemento Cultural de Santa Catarina. Em março deste ano, a FCC lançou o número 86 do seu suplemento, retomando a edição e publicação após um hiato de dois anos.

Com periodicidade trimestral, o suplemento terá tiragem de 6 mil exemplares, com distribuição gratuita para todo o Estado e país, por meio de teatros, museus, secretarias e fundações culturais e também nos espaços administrados pela FCC. O Sesc continuará como parceiro na iniciativa, levando ô Catarina para todas as suas unidades no Estado. A publicação também estará disponível para leitura e download no hotsite www.fcc.sc.gov.br/ocatarina.

Programação:

19h30 - Recepção - Voz e Violão, com Dorlin Nunes e Igor do Canto Perfeito

20h10 - Coral de Imbituba, regido por Helena Dalbosco

20h40 - Lançamento Oficial ô Catarina #87, com Marco Vasques

21h10 - Imbituba é 10, com Cia. Desmontagem Cênica

21h25 - Música e Poesia, com Zeh Rocha

Exposição fotográfica digital "Cacos de Memória", por Katiuscia Dier Francisco

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/105948060011034

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), disponibiliza o Cadastro das Bibliotecas Públicas do estado com o objetivo de mapear e diagnosticar as potencialidades e limitações das bibliotecas públicas catarinenses, bem como atualizar o cadastro nacional junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Ministério da Cultura (SNBP/MinC). Atualmente, 200* bibliotecas de todo o estado fazem parte do cadastro (*dado de julho de 2017).

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O cadastro é eletrônico e quando atualizado junto ao SBPSC garante às bibliotecas a possibilidade de participar de editais lançados pela FCC e pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acervo para doação

O SBPSC tem um acervo de obras disponíveis para doação. Parte delas pode ser consultada on-line clicando aqui.

As bibliotecas devem solicitar as obras pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os pedidos serão atendidos por ordem de solicitação, apenas para aquelas que estiverem com o cadastro em dia como o Sistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), disponibiliza o Cadastro das Bibliotecas Públicas do estado com o objetivo de mapear e diagnosticar as potencialidades e limitações das bibliotecas públicas catarinenses, bem como atualizar o cadastro nacional junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Ministério da Cultura (SNBP/MinC). Atualmente, 174 bibliotecas de todo o estado fazem parte do cadastro. 
 
 
O cadastro é eletrônico e quando atualizado junto ao SBPSC garante às bibliotecas a possibilidade de participar de editais lançados pela FCC e pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Acervo para doação 
 
O SBPSC tem um acervo de obras disponíveis para doação. Parte delas pode ser consultada on-line clicando aqui
 
As bibliotecas devem solicitar as obras pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os pedidos serão atendidos por ordem de solicitação, apenas para aquelas que estiverem com o cadastro em dia como o Sistema. 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O projeto Strangloscope convida o curador de filmes, estudioso de cinema e escritor Uli Ziemons para uma nova edição da mostra, que terá, ainda, a participação de Anne Santos e Gabraz Sanna no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), nos dias 16 e 17 de junho. O evento tem o apoio do Curso de Cinema da Unisul; da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e parceria com o Instituto Goethe e da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArte/UFSC). As sessões começam às 20h e têm entrada gratuita.
 
Programação do dia 16/06 (sexta-feira):
 
Ulrich Ziemons, curador do Forum Expanded, da Berlinale e pesquisador do Arsenal, de Berlim, nos trará uma curadoria de filmes e vídeos. O artista visual e professor do Curso de Cinema da Unisul, Helder Martinowsky será o projecionista das cópias em 16mm.
 
Programa:  
 
C-Beams in the Dark (curadoria de Ulrich Ziemons)
Retirando seu título do monólogo de Rutger Hauer no filme de 1982, Blade Runner, o programa reúne cinco filmes experimentais que abordam questões de visibilidade, temporalidade e utopia. Através de uma ampla variedade de estratégias formais - do desempenho e da música visual à composição estrutural e narrativa ensaística - os filmes se envolvem com futuros recentes e passados, investigando os restos invisíveis das arquiteturas modernistas (Asbestos), digitalização na guerra e no cinema((I) Frame ), A evidência de arqueologias forjadas (In the future, they ate from the finest porcelain), automação e auto-otimização (Fugue) e os limites de visão (Dark Adaptation).
 
Filmes (duração total de 81'):
 
Fugue (Fuga) 
Germany / Canada 2016, Kerstin Schroedinger, 8’, 16mm
Sinopse: Emoldurado por uma grade, uma figura esquiva executa uma série de movimentos, deixando vestígios de luz sobre a emulsão de filme, enquanto textos curtos são projetados na figura, obscurecidos pela superfície irregular de seu corpo. "Na música, uma fuga é definida como uma técnica composicional contrapontística em duas ou mais vozes. Baseia-se em um motivo que é introduzido no início em imitação e recorre freqüentemente no decurso da composição. A fuga é um experimento formal e físico para entender a relação entre imagem, som e movimento. Os movimentos e o cenário são informados por estudos de movimento que foram conduzidos e filmados no início do século XX com o objetivo de usar o filme para analisar os movimentos do trabalho manual mecanizado, bem como conceitos de biomecânica que elaboram a relação entre corpo e mente Como uma forma de treinamento do ator. Na película, os movimentos que são gravados também são impressos na parte da tira de filme que é lida como som óptico pelo sensor sensível à luz do projetor. O que você ouve é o que você vê. A imagem recorre como movimento e o movimento recorre como som", Kerstin Schroedinger
 
Asbestos (Asbestos) 
UK 2017, Sasha Litvintseva/Graeme Arnfield, 20’, Digital
Sinopse: Minado, extraído, e tecido, o amianto era o mineral mágico. As cidades transformaram-se cidades sob seu patrocínio, os reis persas entretinham seus convidados com sua natureza ignea, e séculos de indústria se regozijaram nos lucros de sua aplicação global. Vivemos agora os restos desse sonho tóxico, um sonho que com a invenção dos microscópios eletrônicos revelou nossa história material como um desastre na espera. No entanto, a indústria do amianto está ainda longe de nos deixar, está presente no nosso  solo e em nossas paredes. Estamos agora confrontados com duas opções: remover este material de nossas casas e começar de novo, ou construir sobre o seu resíduo. A remoção é uma operação perigosa e dispendiosa. Tantas vezes escolhemos viver rodeados de amianto ao invéz de sufocar nossas paredes com tarpagem plástica: as promessas vãs  do modernismo literalmente enterradas ao nosso redor. Filmado no município mineiro de Asbestos, Quebec, lar da maior mina de amianto do mundo que só parou de extrair em 2012, o filme é uma meditação sobre o emaranhamento da fragilidade dos corpos, a não-linearidade do progresso ea persistência da matéria.
 
Dark Adaptation (Adaptação Dark) 
Canada 2016, Chris Gehman, 14’, Digital
Sinopse: Dark Adaptation estende a exploração de técnicas ópticas experimentais iniciadas por Chris Gehman em Refraction Series (2008). Trabalhando com materiais simples e cotidianos, Gehman produz imagens ricas e surpreendentes de cor prismática pura em movimento. Enraizados nas experiências científicas e nos escritos de Ibn al-Haytham e Isaac Newton, estes filmes aplicam fenômenos óticos familiares à vida cotidiana - como interferência de filme fino, divisão cromática e refração através do vidro - ao cinema. Os resultados dos experimentos de Gehman no estúdio são estruturados como uma forma de música visual, complementada por uma paisagem sonora composta pelo músico e compositor Graham Stewart. O título do filme refere-se à adaptação do olho humano às condições de escuridão, tornando-se mais sensível a baixos níveis de luz. Trabalhando em um estúdio escuro com uma única fonte de luz e filmando em filme de reversão de 16mm, Gehman explora fenômenos visuais na borda da perceptibilidade, criando análogos para imagens experimentadas com os olhos fechados. O filme propõe que poderosas imagens podem ser geradas pelos próprios sistemas do corpo; Neste sentido, Dark Adaptation representa uma viagem interior épica.
 
(I) Frame (I Frame)  
USA 2016, Karissa Hahn/Andrew Kim, 10’, Digital
Sinopse: É um balé mecânico definido para o tempo original que caracteriza o movimento na tela em 24 (I) frames um segundo ...
 
In the future, they ate from the finest porcelain (No futuro, eles comiam da mais fina porcelana) 
Territórios Palestinianos / Dinamarca / Reino Unido / Catar 2015, 29 ', Digital
Sinopse: Numa reviravolta temporal, como sugere o seu título, o filme conta a história de uma intervenção na percepção futura da história política de um território. Um auto-proclamado grupo de resistência narrativa faz depósitos subterrâneos de porcelana elaborada - sugerida a pertencer a uma civilização inteiramente fictícia. Seu objetivo é influenciar a história e apoiar reivindicações futuras para suas terras desaparecendo. Uma vez desenterrada, a louça vai provar a existência deste povo falsificado. Ao implementar um mito próprio, seu trabalho se torna uma intervenção histórica - criando de fato uma nação. O filme toma a forma de um ensaio em vídeo fictício, combinando movimento ao vivo e CGI, e utilizando motes de arqueologia, política e ficção científica. Uma voz-over baseada em uma entrevista entre um psiquiatra e o líder do grupo de resistência narrativa sobre seus pensamentos sobre mito e ficção como constitutiva de fato, história e documentário revela a filosofia e idéias por trás das ações do grupo.
 
Sobre Ulrich Ziemons
Ulrich Ziemons é curador de filmes, estudioso de cinema e escritor baseado em Berlim. Ele é um dos co-curadores do Fórum Expanded programa no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Foi curador de programas de cinema e exposições para a Kochi Muziris Biennale 2016, Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Seul, Arsenal - Instituto de Cinema e Vídeo Art, KW - Instituto de Arte Contemporânea e da 6 ª Bienal de Berlim. Desde 2014, ele é membro do comitê de seleção de curtas-metragens de Dokfest Kassel. Ele ministrou aulas e workshops na Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo, na Universidade de Arte de Braunschweig e na Universidade de Potsdam. Em 2014, foi publicado o seu livro "Aufzeichnungen eines Storm Squatters", a primeira monografia em língua alemã sobre o cineasta norte-americano George Kuchar e sua influente série de "Weather Diary".
 
Programação do dia 17/06 (sábado):
 
Mais cinema experimental com as pré-estréias de Leopard Man Study, um curta que o Duo Stangloscope fez em Belgrado, e o novo longa de Anne Santos e Gabraz Sanna, Eu sou o Rio. Gabraz é curador da MFL-Mostra do Filme Livre e os dois realizadores estarão aqui para estreia e debate do filme. 
 
Filmes:
 
Leopard Man Study
Belgrado/ Florianópolis/ 7min/ 2017 
Direção, concepção, direção e realização: Duo Strangloscope
Música: Milana Zaric & Richard Barrett
Elenco: Milana Zaric 
Produtor: Milan Milosavljevic
Produzido por Dom Kulture Studentski Grad & Duo Strangloscope
Sinopse: A metamorfose de humano para animal já não simboliza um retorno à natureza selvagem. É impossível a volta a um paraíso natural fantasiado pelo pensamento humano. O ser humano é seu próprio predador.
 
Eu sou o Rio 
Rio de Janeiro/ 73 min / 2017 
Direção: Anne Santos e Gabraz Sanna
Sinopse:   
Mon Tante Tantan 
Como tambor torto de circo 
Qual o trapezista Lula 
Flambante no vai lá 
E com elegância cai 
Salvo pelas cordas 
Novamente voa e no subir 
No descer é amparado decaído 
Tanto faz se nas nuvens ou no chão 
(Guilherme Zarvos)
 
Sobre Duo Strangloscope
Cláudia Cárdenas e Rafael Schilchting integram o Duo Strangloscope.  Os vídeos e filmes do Duo estão voltados inteiramente para a experimentação, ou seja, para a pesquisa do movimento, do ritmo e da composição com imagens e sons. O trabalho da dupla está atravessado por ambiguidades conscientes, encorajando interpretações múltiplas e utilizando técnicas e temas paradoxais para criarmos um trabalho que requer participação ativa da plateia. Os filmes experimentais são filmes que ultrapassam os limites da produção convencional de filmes. O aspecto experimental do nosso trabalho poderia residir desde o modo como utilizamos novas e diferentes formas de trabalhar com a câmera, utilizando diferentes tipos de iluminação, diferentes efeitos de áudio, performando ou até mesmo atuando. O Duo Strangloscope começou a desenvolver seus próprios filmes experimentais por causa do interesse em trabalhar com formas digitais, tentando dar-lhes alguma textura, aumentando o uso de pixels, ampliando as imagens em sua própria materialidade digital e, em seguida, misturando digital com filmes, a fim de criar uma pele mutante.
 
Sobre Anne Santos e Gabraz Sanna
Anne e Gabraz vêm trabalhando junto há alguns anos, tendo realizado filmes experimentais e documentários exibidos em diversos eventos como a Berlinale, o Festival de Curtas de Clermont Ferrand, além de festivais nacionais como a Mostra de Tiradentes, o Kinoforum, a Semana dos Realizadores, o Curta Cinema e o Cine Esquema Novo, dentre outros. Ano passado receberam alguns prêmios com os filmes Interlúdio e Ruína, que tiveram pré-estréia nacional em Florianópolis durante a mostra Strangloscope. É a segunda vez que assinam em dupla a autoria de um filme, a primeira de um longa-metragem. Eu sou o Rio acompanha um fim de semana na vida de Tantão, músico e artista plástico icônico do underground carioca desde os anos 80, quando fundou a Black Future. Marcas que nunca mais conseguiremos apagar...
 
Serviço:
 
O quê: Strangloscope
Quando: 16 e 17 de junho de 2017, às 20h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) 
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC