FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Até o dia 19 de maio, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) apresenta a exposição Salão de Festas, aberta à visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Além de ser uma exposição coletiva de dez artistas, Salão de Festas será uma ocupação que faz uma autocrítica e uma leitura histórica sobre o próprio Museu, com o objetivo de promover uma revisão dos paradigmas e do papel do MASC na contemporaneidade.

Com obras que abarcam diversas linguagens, participam da exposição os artistas Ivan Grilo (SP), Nuno Ramos (SP), Nara Milioli (SC) e Traplev (SC), Luciana Knabben (SC), Luis Camnitzer (Uruguai), Laura Lima (MG), Aline Dias (SC) e Diego de Los Campos (Uruguai). Entre os trabalhos que estes artistas trazem ao MASC estão o audiovisual Alvorada, apresentado por Nuno Ramos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, no ano de 2004; a intervenção O Museu é uma Escola (2009-em processo), do uruguaio Luis Camnitzer. Para o Salão de Festas, Juliana Crispe prepara, ainda, uma edição especial do Projeto Armazém, que consiste na montagem de Múltiplos (obras editadas, como publicações e livros de artista, cadernos de desenho, diários, entre outros) de diferentes artistas que dialogam com a temática da exposição.

Serviço:

O quê: Exposição Salão de Festas

Visitação: até 19 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Onde: Claraboia e Galeria 2 do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Entrada gratuita

Mais informações: (48) 3664-2630 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura está com inscrições abertas para a edição deste ano. Basta acessar a plataforma www.fcc.sc.gov.br/editalelisabeteanderle e seguir as orientações. A novidade deste ano é que todo o processo será digital, mais ágil, seguro e econômico. No site é possível ter acesso a todas as orientações com tutoriais, baixar a íntegra do edital e conhecer as premiações e os valores. As inscrições serão recebidas até o dia 26 de junho, culminando com o prazo de 60 dias para esta etapa. Estão habilitados a participar do Edital proponentes nascidos em Santa Catarina ou que residem no Estado há mais de dois anos.

Com investimento total de R$ 5,6 milhões, o edital selecionará até 176 projetos em 11 premiações. Os recursos são do Governo do Estado de Santa Catarina, com promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC). O lançamento oficial da nova edição do Edital ocorreu na quinta-feira (27), em cerimônia na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a participação do Secretário de Turismo Cultura e Esportes, Leonel Pavan, do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, representantes do Conselho Estadual de Cultura, dirigentes culturais, produtores e artistas. Tão logo a plataforma foi ao ar, o sistema já começou a receber as primeiras inscrições de projetos.

:: Confira a íntegra do edital

Proponentes de todo o Estado poderão submeter seus projetos para as 11 premiações: Culturas Populares; Arte e Cultura Negra e Indígena; Artes Visuais; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Museus; Teatro e Circo, Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residências.

"Hoje é um dia de comemoração para a cultura catarinense. Cada dia estamos dando um passo a mais e agora superamos mais um com a abertura desse edital", disse o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, que assinou oficialmente o documento.

Para o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a entrada do Elisabete Anderle no universo digital é um avanço no histórico do edital. O novo modelo de inscrição, ressalta, vem atender a uma demanda histórica já manifestada reiteradamente pela classe artística e pelo Conselho Estadual de Cultura. "(o Edital) é o resultado de um conjunto de esforços, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da FCC, do Conselho Estadual de Cultura e da aspiração da classe cultural. Mas é fundamental darmos sequência a esse instrumento, para que não sofrermos com as interrupções", explica Rodolfo Pinto da Luz.

A expectativa é que, com o novo sistema, o número de projetos inscritos supere a marcar de 2 mil - ultrapassando o recorde da última edição, realizada em 2015, que foi de 1.569 inscrições.

Com o novo site, o processo de envio dos projetos será totalmente digital, eliminando a necessidade de impressão em papel e custos para o envio pelos Correios. Além da inscrição, ao acessarem a plataforma os proponentes contarão com tutoriais (em vídeo e em texto) e todas as informações necessárias para inscrever os projetos. Cada usuário cadastrará um e-mail e senha, garantindo sua segurança e privacidade.

Para sanar dúvidas, os proponentes poderão consultar a Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Edital por meio da seção Fale Conosco e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

TUTORIAL - Aprenda a fazer sua inscrição digital:

:: Tutorial - Versão em PDF

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Estudantes de escolas de Cinema, Comunicação e Institutos de Formação Audiovisual do Mercosul podem se inscrever até o dia 15 de maio na maratona que será realizada durante o 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC): o 1º Rally Universitário Floripa. Durante a maratona, os participantes têm a missão de produzir um curta-metragem com duração de três a cinco minutos em até 100 horas contínuas de produção.

O MIS/SC, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, será a base de produção e edição dos filmes durante o Rally, que ocorrerá paralelamente à programação do FAM de 20 a 25 de junho de 2017. A maratona tem o objetivo de incentivar, promover a atividade de produção cinematográfica e o intercâmbio de conhecimento. Os estudantes também receberão palestras de roteiro, edição e som, além de reuniões gerais com conselheiros especializados em cada etapa da produção. As obras fílmicas finalizadas serão exibidas conforme o regulamento.

As inscrições devem ser realizadas individualmente por cada candidato e a organização sugere que as coordenadorias dos cursos apoiem e incentivem os alunos a se inscreverem, considerando a participação no Rally como atividade de extensão e abonando as faltas nos dias de realização dos trabalhos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por e-mail. Cada candidato a participar do Rally deve baixar a carta da universidade e o formulário de inscrição disponíveis aqui e no site do FAM (www.famdetodos.com.br), preenchê-los e encaminhá-los ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

:: Acesse o regulamento, ficha de inscrição e carta modelo para coordenação de cursos

O mês de maio terá cinco apresentações no TAC 8 Em Ponto, projeto semanal da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Teatro álvaro de Carvalho (TAC). A programação começa com o show de Rick Boy Slim (2/5); segue com a banda TBZ Blues (9/5); tem o espetáculo de dança [BLIND]AGEM do Grupo LAUT (16/5); a peça El Savajada, da Cia. De Titiriteros de La UNSAM; e encerra com o show Cantus Urbanus e Annyria Wailer e convidados (30/5).

Os shows começam sempre às 20h. Ingressos já à venda por R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

02/05/2017 - Rick Boy Slim

Rick Boy Slim & Blues Sensations estão em nova fase com o trabalho de estreia Suburbano Blues, que carrega toda a experiência de 25 anos de estrada de Rick, compondo e interpretando os grandes nomes do blues e do rock que marcaram a história da música. Rick Boy Slim é gaúcho de Porto Alegre e se converteu ao blues desde os 13 anos de idade. A banda que o acompanha é formada pelos músicos Marcelo Gasparini (baixo), Julio Belchior de Almeida (bateria), Luis Mega (teclados), Fidel Piñero (trompete) e Pedrinho (sax tenor).

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1641989629159408/

09/05/2017 - TBZ Blues

Nascido do encontro de músicos numa jam session em 2012, o TBZ Blues se consolidou como uma das poucas bandas que toca regularmente um repertório de clássicos de blues, R&B e afins. Suas versões vão de bluesmen famosos como Howlllin´ Wolf, Robert Johnson, Bo Didley e Muddy Waters, fazendo um contraponto com alguns de seus discípulos, como Johnny Winter, Allman Brothers e J.J Cale. Inspirada na música negra do século passado, a banda traduz as realidades blues da Ilha em Tribuzana, seu primeiro álbum autoral. TBZ Blues é formada por Marcel Coelho (vocal e guitarra), Renato de Carvalho (baixo), Martín Bustingorri (bateria) e Xuan Arfenoni (sax tenor).

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/202630383573165/

16/05/2017 - [BLIND]AGEM - Grupo LAUT

Há quem acredite que a experiência do mundo se dá pela visão. Mas será que ver o mundo significa, de fato, enxergá-lo? [BLIND]AGEM, pesquisa realizada desde 2014 pelo grupo LAUT, de Florianópolis, surge do interesse em entender os estágios corporais dos bailarinos na ausência da visão. Mais do que isso, no entanto, o grupo busca sensibilizar o olhar do público para além do que (não) se vê. O grupo surgiu em 2008 e atualmente é integrado pelos bailarinos Hanna Feltrin, Moni Cherem, Renan Péres, Bel Revers, Nicole Rosa e Bianca Vieira.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/198290874015701/

23/05/2017 - Desde el Azul - Teatro Hugo e Ines (Peru)

Em Desde el Azul surgem flashes de desejos e convicções gerados durante toda a vida artística de Ines Pasic. Os seres que se alojaram em sua psique buscam a saída, um momento de protagonismo, desejo de afirmar sua existência. Estes personagens são frágeis e ridículos, tão humanos como a carne e os ossos dos quais são feitos, assim como a bonequeira que os manipula.

O espetáculo faz parte do 11º FITA Floripa.

Duração: 50 minutos

Classificação: 14 anos

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/125936231303295

30/05/2017 - Cantus Urbanus - Annyria Wailer e Convidados

Annyria Wailer vem despontando na cena musical catarinense. A cantora e compositora apresenta algumas de suas canções autorais e releituras inspiradas nas periferias do mundo. Influenciada pelo soul, blues, reggae, samba e rap, traz um show original e marginal, reivindicando seus direitos e falando de amor de uma forma diferente e arrojada. Trazendo a arte de rua para o palco, conta com a presença de grafiteiros, dançarinos (dança de rua), DJ e convidados especiais fazendo intervenções durante o show. O espetáculo é uma realização da Tríade Música e Arte, com a direção musical de Felipe Vagner.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/424405324588159/

Serviço:

O quê: TAC 8 em Ponto

Quando: sempre às terças-feiras, às 20h

Onde: Teatro álvaro de Carvalho (TAC) - Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis (SC)

Ingresso: R$ 20 inteira; R$ 10 meia-entrada.

Informações: (48) 3665-6401 / www.fcc.sc.gov.br/tac8emponto

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Estudantes de escolas de Cinema, Comunicação e Institutos de Formação Audiovisual do Mercosul podem se inscrever até o dia 15 de maio na maratona que será realizada durante o 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC): o 1º Rally Universitário Floripa. Durante a maratona, os participantes têm a missão de produzir um curta-metragem com duração de três a cinco minutos em até 100 horas contínuas de produção. 
 
O MIS/SC, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, será a base de produção e edição dos filmes durante o Rally, que ocorrerá paralelamente à programação do FAM de 20 a 25 de junho de 2017. A maratona tem o objetivo de incentivar, promover a atividade de produção cinematográfica e o intercâmbio de conhecimento. Os estudantes também receberão palestras de roteiro, edição e som, além de reuniões gerais com conselheiros especializados em cada etapa da produção. As obras fílmicas finalizadas serão exibidas conforme o regulamento. 
 
As inscrições devem ser realizadas individualmente por cada candidato e a organização sugere que as coordenadorias dos cursos apoiem e incentivem os alunos a se inscreverem, considerando a participação no Rally como atividade de extensão e abonando as faltas nos dias de realização dos trabalhos.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente por e-mail. Cada candidato a participar do Rally deve baixar a carta da universidade e o formulário de inscrição disponíveis aqui e no site do FAM (www.famdetodos.com.br), preenchê-los e encaminhá-los ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..