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Neste sábado (30), às 16h, o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil traz para o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) os curtas preferidos do público na 15ª edição da Mostra. A iniciativa é uma parceria entre a Mostra e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e faz parte das comemorações dos 15 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, festival pioneiro no Brasil, que este ano ocorreu entre 2 e 10 de julho em Florianópolis.
 
 
Filmes:
 
Bá 
(De Leandro Tadashi, SP, ficção, 2015, 14min)
Sinopse: O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua "Bá" (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.
 
Virando gente 
(De Analúcia Godoi, SP, animação, 2013, 10min)
Sinopse: Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.
 
Meninos e Reis 
(De Gabriela Romeu, SP, documentário, 2016, 16min)
Sinopse: Num dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza, e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado.
 
Aquitã, o indiozinho 
(De Frata Soares, RJ, animação, 2015, 4min)
Sinopse: Aquitã é um indiozinho muito forte e corajoso. Porém, quando a noite chega trazendo a escuridão, Aquitã rapidamente procura abrigo no colo de sua mãe. O indiozinho, quem diria, morre de medo do escuro.
 
No fim da trama 
(De Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016, 13min)
Sinopse: Léo, um menino de dez anos, está apreensivo. É dia de São João e ele foi nomeado o condutor da dança do Pau de Fitas. Ao lado de Estela, seu par, Léo tenta resistir à pressão exterior e recordar-se de cada passo, para que cada gesto ensaiado saia perfeito. Um passo em falso pode travar a fita, interromper a dança e por um fim na trama.
 
O melhor som do mundo 
(De Pedro Paulo de Andrade, SP, ficção, 2015, 13min)
Sinopse: Vinícius não coleciona figurinhas nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Depois da exposição de Joan Miró, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) fechou nova parceria com o Instituto Tomie Ohtake, e Florianópolis será a primeira cidade do país a receber a exposição Gaudí, Barcelona 1900, do arquiteto catalão Antoni Gaudí. A mostra ficará aberta ao público de 27 de agosto a 30 de outubro. A exposição conta com patrocínio da Arteris, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Gaudí, Barcelona 1900 reúne 71 obras do mestre catalão, sendo 46 maquetes (quatro delas em escalas monumentais) e 25 peças entre objetos e mobiliário. Completam a mostra mais 42 trabalhos de outros artistas e artesãos de Barcelona, produzidos nos anos 1900. Os trabalhos que serão expostos virão do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí.

"Abrir as portas do MASC para receber obras de mais um grande artista internacional é uma honra. E Santa Catarina ser o primeiro estado brasileiro a receber esta exposição comprova a nossa capacidade para sediar mostras internacionais e que estamos cada vez mais na rota dos grandes eventos culturais", afirma o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

Para a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, receber duas exposições internacionais de artistas renomados em menos de um ano é um reconhecimento do trabalho realizado pela instituição. "A FCC, por meio de seus diversos setores e do MASC, não poupou esforços para fazer da exposição do Miró um grande sucesso e, sem dúvidas, manterá a mesma dedicação com Gaudí".

Curadores destacam processos construtivos dos projetos de Gaudí

Os curadores da exposição, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, destacam os processos construtivos dos projetos de Gaudí por meio de modelos tridimensionais que ressaltam detalhes de sua arquitetura. No design, móveis e objetos, que vão de maçanetas de metal a peças em cerâmica e madeira, mostram como a criação artesanal conseguiu fundamentar a indústria. O conjunto das obras reunidas do consagrado arquiteto catalão testemunha a invenção de uma original geometria, calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza. Com este princípio racionalista protagonizado pelo orgânico, Gaudí instaura uma estética moderna única que marcou definitivamente a cidade de Barcelona.

Para ilustrar ainda mais a potência de um período em que a capital da Catalunha surge como projeto moderno de cidade, os curadores selecionaram 26 trabalhos entre objetos e elementos decorativos concebidos pelos chamados ensembliers (artesãos de alto nível), além de 16 pinturas. São artistas contemporâneos a Gaudí, que desenvolveram suas obras conforme os preceitos do modernismo catalão. Entre eles destacam-se os pintores Ramón Casas e Santiago Rusiñol, e ensembliers como Gaspar Homar ou Joan Busquets, que decoraram e mobiliaram as casas da burguesia catalã do período.

Trata-se da mesma burguesia que colaborou para a inovação e processo de integração entre urbanismo, arquitetura, arte, design e indústria, atuando como mecenas dessa importante geração de artistas e artesãos que configuraram um dos movimentos mais férteis e representativos da cultura catalã. "Um momento em que foram construídos os fundamentos culturais da Catalunha atual, em que o processo industrial, o lado íntimo, o momento, o acaso, a mecanização, entre outros, vão ganhando espaço, e a atividade artística vai se abrindo a novas propostas", explicam os curadores. Neste panorama, sugere ainda a dupla, a obra de Gaudí condensa o debate técnico, estético, ideológico e social da virada do século.

Visitação gratuita às terças-feiras

A visitação da exposição Gaudí, Barcelona 1900 no MASC ocorrerá de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. às terças-feiras a entrada será gratuita e nos demais dias o valor da entrada será R$ 10 (meia-entrada R$ 5). Alunos de escolas públicas e projetos sociais também terão acesso gratuito mediante agendamento, que será aberto nas próximas semanas.

Sobre os curadores:

Raimon Ramis (Barcelona 1961) é historiador em arte pela Universidade Autônoma de Barcelona e estudou fotografia no Instituto de Estudos Fotográficos da Catalunha e foi fotógrafo de arquitetura. Trabalhou na Fundação La Caixa, Fundação Antoni Tàpies, entre outras entidades. Foi professor da Escola Superior de Desenho de Barcelona e do Centro de Imagens e Tecnologia Multimídia da FPC/UPC, também na capital catalã, onde criou o departamento de recuperação do patrimônio fotográfico Memoria de laimage. Ocupou ainda a subdireção do Museu Bariber-Mueller de Arte Pré-colombiana de Barcelona (2004 a 2007), dirigiu o Acampamento da Paz do Fórum Universal das Culturas (2008 a 2011) e supervisionou o III Fórum Universal das Culturas Valparaíso (2010). Desde 2013, mora em Santiago do Chile, onde é gestor cultural e diretor de Projetos da Fundação Media Bus. Assessora a direção de arquitetura para a construção da capela de Santa María de los ángeles de Rancagua (Chile), idealizada por Gaudí em 1922, a única obra do arquiteto catalão fora da Espanha. Ramis é ainda curador e colaborador do Centro de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Chile, onde foi curador das exposições Joan Fontcuberta: metabolismos de La imagen(2014)e Gaudí El arquitecto y la forma (2014-2015). Ao longo de sua trajetória participou de diferentes seminários sobre Gaudí, fotografia, arte e educação.

Pepe Serra Villalba (Barcelona, 1969) é diretor do Museu Nacional da Catalunha, desde 2012, depois de ter dirigido o Museu Picasso de Barcelona (2006 a 2012). Focado em patrimônio e gerenciamento de museus de arte, tanto em instituições públicas quanto privadas, Serra ocupou ainda a direção de Museus e Patrimônio Cultural no Departamento de Cultura do Governo da Catalunha (2005 a 2006); foi Coordenador do Programa Públicos e Serviços Culturais da Fundação Caixa Catalunha (2001 a 2005); e coordenador do departamento de exposição do MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (1996 a 2000). Entre as exposições com sua curadoria, destacam-se Postersin Catalonia (Tinell Hall, Barcelona, 1995), Eudald Serra Signs of Life (La Virreina, Barcelona,1999), The Bodyandthe Cosmos(La Pedrera Casa Milà, Barcelona, 2004) e Kees Van Dongen (Museu Picasso, Barcelona, 2009). Na academia, atua como co-diretor e professor na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, e professor na Universidade de Barcelona, entre outras atividades.

Serviço

O quê: Exposição Gaudí, Barcelona 1900

Abertura: 26 de agosto (para convidados)

Visitação: de 27 de agosto a 30 de outubro de 2016 (de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas)

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina -MASC - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica - Florianópolis/SC

Quanto: de quarta-feira a domingo R$10 (meia R$5). Entrada gratuita às terças-feiras

Informações à Imprensa

Pool de Comunicação - Marcy Junqueira

Atendimento: Martim Pelisson e Luana Ferrari

Fone: (11) 3032-1599

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Assessoria de Comunicação FCC

Patricia Zomer - (48) 3664-2572 / 9995-8494

Fernanda Peres - (48) 3664-2571

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Fonte: Assessoria de Comunicação FCC / Tomie Ohtake

O Congresso Brasileiro do Centenário da Guerra do Contestado - CBCGC: reconhecimento do crime de genocídio, direito à vida e à existência futura, será realizado na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, entre os dias 4 e 7 de outubro de 2016, coincidindo com o centenário da Acordo de Limites entre Paraná e Santa Catarina, estabelecido, em 20 de outubro de 1916.
 
O Congresso do Contestado é organizado pelo Observatório do(s) Centenário(s) da Guerra do Contestado – OCGC/UEL, Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL, Laboratório de Análises Territoriais Campo-Cidade – LATEC/UEL e pela Associação dos Geógrafos Brasileiros – seção Londrina, o Congresso ocorrerá no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual de Londrina – CESA/UEL e conta com diversos apoiadores.
 
O Congresso do Contestado contará com a exposição “Contestado sobre roxas terras: um reduto de resistência e encantamento”, que será inaugurada no dia 4 de outubro, às 17 horas, na Réplica da Primeira Catedral de Londrina, localizada no Calçadão da UEL, nas proximidades do CESA e do CCH.
 
Todos as contribuições científicas e narrativas e histórias sobre o mundo Caboclo do Contestado, serão apresentadas, em plenária, no Anfiteatro do CESA, ao logo dos dias de eventos, nos denominados Redutos de Resistência e Discussão.
 

Fonte: Informações do site do evento

A Fundação Hermann Hering e o Museu Hering promovem, nos dias 18 e 19 de agosto, o 2º Seminário Interdisciplinar em Museologia – SIM, sobre o patrimônio industrial. O evento reunirá especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.
 
Dentre os palestrantes, o presidente da Cia. Hering, Fabio Hering, irá falar sobre a trajetória, construção e preservação da marca Hering. No seminário também serão debatidas experiências e estratégias de ações relacionadas ao patrimônio industrial no Brasil e em Santa Catarina, aproximando iniciativas implementadas, planos técnicos e estratégias para estabelecer referências para iniciativas de preservação, uso público e valorização do patrimônio industrial.
 
O evento é gratuito e será realizado no Centro de Memória Ingo Hering (r. Hermann Hering, 1790, Blumenau – SC), localizado em um imóvel construído em 1910 e tombado como patrimônio do Estado.
 
Informações pelos telefones (47) 3321-3340 e (47) 3321-3339 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Serviço
ll Seminário Interdisciplinar em Museologia – SIM: Patrimônio Industrial em Questão – Presente e Futuro
18 e 19 de agosto
Local: Centro de Memória Ingo Hering (r. Hermann Hering, 1790, Blumenau – SC
Entrada gratuita – Vagas limitadas – inscrições no site do Museu Hering
Informações: (47) 3321-3340 e (47) 3321-3339 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Organização do evento

No dia 25 de agosto, das 9h às 18h, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e o Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP), promovem o seminário Ciência da Conservação e o Uso de Ferramentas de Caracterizaçao Química, Física e Biológica de Bens Culturais. Cadastro das pré-inscrições pode ser feito até 7 de agosto pelo link http://goo.gl/forms/Gth5B62CweCiCXMC2.
 
O objetivo principal do seminário é reunir especialistas das áreas da Química, da Física e da Geologia com conservadores-restauradores, museólogos e outros profissionais ligados à área do patrimônio cultural, de modo a apresentar algumas das principais abordagens de caracterização de bens culturais, promovendo discussões sobre suas aplicações e potencialidades. O evento busca mostrar a trajetória da ciência da conservação, apontando seu papel no atual cenário brasileiro e debatendo sobre as perspectivas futuras no campo do Patrimônio Cultural.
 
Mais informações: facebook.com/cpcusp

Fonte: Organização do evento