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Confira o programa Miscuta desta segunda, 23 de outubro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora especial com disco de Belchior.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre a 0h01 desta terça-feira, 24 de outubro de 2023, as inscrições para o primeiro edital voltado às demais áreas no âmbito da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina: o Prêmio de Mérito Cultural. Proponentes poderão se inscrever pela plataforma cujo link está disponível abaixo até as 23h59 do dia 5 de novembro de 2023.

:: INSCREVA-SE AQUI 

O Prêmio irá selecionar e premiar pelo Mérito Cultural os trabalhadores e trabalhadoras da culturas, artistas, artífices, mestras, mestres, grupos, coletivos, instituições artístico-culturais e pontos de cultura atuantes em Santa Catarina e que tenham prestado significativa contribuição em seu território ao desenvolvimento artístico ou cultural do estado. Serão distribuídos R$ 3.125.000,00 em 250 prêmios.

Quaisquer informações, dúvidas e/ou esclarecimentos serão atendidos exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e devem ser enviadas até no máximo de três dias úteis antes do encerramento do prazo da respectiva etapa, de acordo com o cronograma (ANEXO X, disponível na plataforma de inscrições).

:: Assista à leitura comentada do edital

O Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 27 de outubro ao dia 5 de novembro de 2023 o "Floripa Que Horror IV - Festival Internacional de Cinema Fantástico", que ocorrerá, também, em outros locais de Florianópolis.O festival conta com uma curadoria diversificada, liderada pelo crítico de cinema, jornalista e pesquisador em cinema de horror pela UFSC, Andrey Lehnemann, além dos curadores Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner, conhecidos por suas contribuições transgressoras ao cinema de horror, e pelo cineasta, roteirista e produtor Pedro MC, que tem trazido ciclos de palestras às sessões Cinemática no Centro Integrado de Cultura.

Entre os 95 filmes exibidos nesta edição do "Floripa Que Horror", o festival destaca a importância do folclore no gênero, abordando temas profundos e polêmicos por meio do gênero fantástico. O filme de abertura, "O Medo é só o Começo", de Rafael Van Hayden, mapeia o atual cinema de horror brasileiro por meio de conversas com cineastas ilustres.

Ao longo do festival, o público poderá explorar panoramas de animação, produções nacionais e internacionais, e uma coletânea de filmes da Troma Entertainment, um dos mais antigos estúdios independentes produtores de cinema do mundo. O evento também presta homenagem ao artista brasileiro mais destacado no cenário do cinema fantástico, o capixaba Rodrigo Aragão, conhecido por seus inovadores efeitos especiais e maquiagem de horror.

O Floripa que Horror é patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e Prêmio Catarinense de Cinema. Com a realização da Marte Cultural e produção da Cinemática. Apoiado pela Troma, Cineclube Cinema Unisul, Unisul e MIS-SC, apoio da HAOMA Baixo Centro Florianópolis, Bugio Centro e Casa Frisson.

PROGRAMAÇÃO NO CIC:

27/10 - Sexta-Feira

19h: Abertura
Local: Sala de Cinema do CIC
Lirous K’yo, apresentadora, e Andrey Lehnemann, coordenação e curadoria.

20h: Première Longa-Metragem
Sala de Cinema do CIC

O Medo é só o Começo
(Brasil, SP, 2023, 81’) dir: Rafael Van Hayden.
Com: Rodrigo Aragão, Kapel Furman, Armando Fonseca, Petter Baiestorf, Gabriela Alcântara, Ales de Lara, Joel Caetano, Geisla Fernades, Monica Demes, Patty Fang e Matheus Marchetti.
Sinopse: documentário independente que busca mapear o atual cinema de horror brasileiro, conversando com os cineastas para entender o que há de tão atrativo em produzir alguns dos nossos maiores pesadelos.
Documentário.
Classificação indicativa: 14 anos.

28/10 - Sábado

18h30: Mostra Q Animação
Sala de Cinema do CIC

Volatility
(USA, 2023, 4’) dir: Kora Gozdziak.
Com vozes de: Kora Gozdziak e Jake Gozdziak.
Sinopse: Uma jovem se vê mergulhada em um labiríntico playground interno, onde encontra uma presença estranha em sua jornada para voltar ao que conhece.
Animação/Experimental. Classificação indicativa: 14 anos.

AutopsI.A
(México, 2023, 4’) dir: Lex Ortega.
Sinopse: Uma menina é sequestrada por um OVNI e seu pai logo descobrirá o porquê.
Animação/Horror/Sci-Fi. Classificação indicativa: 14 anos.

Espoir
(Canadá, 2023, 1’) dir: Audréanne Carbonneau.
Sinopse: Ao pôr do sol em uma cidade abandonada, uma entidade destrutiva encontra um pequeno ser mágico e recupera a esperança na vida.
Animação/Fantasia. Classificação indicativa: Livre.

No Bico do Corvo
(Brasil, PR, 2023, 2’) dir: Laila Khalil Reda e Stephanie Diniz da Silva Pontes.
Sinopse: Um espantalho, em fuga, esconde-se num celeiro abandonado. Depois de vários sustos, ele enfrenta seu algoz e seu maior medo se torna realidade.
Animação/Fantasia. Classificação indicativa: Livre.

Natira
(USA, 2023, 4’) dir: Joshua Marquez.
Sinopse: A história começa com dois irmãos invadindo uma igreja filipina abandonada e percebendo que algo aterrorizante os segue, uma criatura vampira da mitologia filipina chamada Aswang.
Animação/ Horror Folclórico. Classificação indicativa: 14 anos.

Tributo
(Chile, 2023, 5’) dir: Matias Ignacio Cisternas.
Sinopse: Em um mundo onde os humanos foram forçados a viver no subsolo, um homem sobe à superfície para trazer o que resta de seus objetos de valor como tributo aos novos mestres.
Animação/Fantasia. Classificação indicativa: Livre.

Entbandung
(Unscarfed, Alemanha, 2023, 9’) dir: Anita Bruneburg.
Sinopse: Três humanos servem uma giganta em uma terra governada por gigantes. Eles tentam esconder dela seus verdadeiros sentimentos. E eles sabem que se aquele lenço azul em volta de seus pescoços fosse removido, isso significaria se aproximar dela — da pior maneira possível.
Animação/Fantasia. Classificação indicativa: Livre.

Perfection
(México, 2022, 3’) dir: Francisco Yael Ascanio Pacheco.
Sinopse: Um homem obsessivo-compulsivo por simetria e uma mulher tranquila vivem felizes na periferia de uma cidade, até ela sofrer um acidente que a faz perder a perna direita. A obsessão vai estragar tudo.
Animação/Horror. Classificação indicativa: 14 anos.

19h: Debate Circuito Latino-Americano
Sala de Cinema do CIC
Com Mônica Trigo e Andrey Lehnemann

MÔNICA TRIGO é graduada em Ciências Sociais e Comunicação Social. Foi Diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual da Empresa Mineira de Comunicação no Estado de Minas Gerais. Foi Secretária de Cultura de Paulínia no Estado de São Paulo, onde teve como atribuição a gestão do Polo Cinematográfico. Foi a primeira Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura nos Estados da Bahia e Sergipe e Assessora do Ministro da Cultura em Brasília. É curadora e jurada técnica de vários festivais nacionais e internacionais de cinema. Compõe comissões de avaliação de projetos em editais municipais, estaduais e federais. Foi realizadora da 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Rua, no Pelourinho em Salvador, das 5º e 6º edições do Festival de Cinema de Paulínia, do Na Quebrada Festival de Cinema. É idealizadora e diretora do Olhar Periférico e do FemFan Film Fest. Dirige o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. É membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e do Conselho Consultivo do Fórum dos Festivais. Preside a ABRAFAN – Associação Brasileira de Festivais de Cinema Fantástico e a FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico. Em 2022 representou o cinema fantástico latino-americano em painéis internacionais no Sitges – Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya, na Espanha e no Ventana Sur Latin America’s Film & IP Market, na Argentina.
ANDREY LEHNEMANN é jornalista cultural que atua em Santa Catarina. Um dos críticos de cinema brasileiros a fazer parte da associação internacional Online Film Critics Society (OFCS), a mais antiga e prestigiada do mundo. Foi crítico de cinema da NSC Total e do Diário Catarinense, sendo o primeiro colunista do Estado de Santa Catarina na área. Também foi colaborador da ND+, Revista Naipe, Versar, Gulliver e outros sites culturais. É mestrando em Literatura, com foco no cinema de horror, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É co-fundador, diretor geral e curador do Floripa Que Horror!, o primeiro festival internacional de cinema fantástico de Santa Catarina. Comunicador, professor na área de cinema, palestrante e já trabalhou como produtor-executivo dos documentários Risco 4 e O Incorrigível Muska. Escritor, roteirista e neoformalista.

20h: Mostra Catarina Fantástica
Sala de Cinema do CIC
Com apresentação de realizadores convidados.

Plutão
(Brasil, SC, 2023, 12’) dir: Paula Chiodo.
Com: Mirella Granucci e Djulia de Marc.
Sinopse: Para a astronomia, entre ser descoberto e rebaixado de planeta a corpo celeste, Plutão não completou nenhuma volta ao redor do sol. Assim como o planetóide, alguns ciclos de vida são interrompidos sem justificativa. Para a astrologia, Plutão representa morte, transformações e mudanças. Onde quer que vá, cria o caos. Para Lola, Plutão é a experiência dos seus piores dias. A mudança repentina de rotina, a mudança imprevista. Os momentos tensos da loucura. A imposição de terminar coisas inacabadas.
Thriller/Drama. Classificação indicativa: 14 anos.

Sempiterno
(Brasil, SC, 2023, 8’) dir: Wagner Grzybowski.
Com: Welington Moraes.
Sinopse: Preso em uma rotina monótona e decadente, um homem encontra marcas em seu corpo que trazem cicatrizes não cicatrizadas.
Horror/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.

A Mala
(Brasil, SC, 2022, 10’) dir: Matheus Mendes do Espírito Santo.
Com vozes de: Natália Paes e Marina Silbeira Batista.
Sinopse: Depois de comprar uma mala, Ophelia caminha em direção desconhecida. Ainda desestabilizada pelos traumas recentes, uma sombra de si mesma a assombra.
Animação/Realismo Fantástico. Classificação indicativa: 14 anos.

Eles Não São Estrangeiros
(Brasil, SC, 2023, 12’) dir: Pedro Bughay Aceti.
Com: Sabrina Vianna, Rita Duarte e Anderson Soares.
Sinopse: Num futuro pandêmico, que foi devastador para a população do Sul do Brasil, todos os descendentes de europeus se transformam em zumbis, deixando apenas as pessoas que carregam sobrenomes brasileiros lutando numa sociedade caótica.
Horror/Comédia/Crítica Social. Classificação indicativa: 14 anos.

No Justice, No Peace
(Brasil, SC, 2021, 9’) dir: Duo Strangloscope.
Sinopse: As imagens excessivas de violência que nos chegam durante a pandemia bloqueiam o desejo, a vontade, uma resiliência já esgotada de forças. O filme retoma a criação artística como forma de união na luta contra o fascismo racista genocida.
Experimental/Crítica Social. Classificação indicativa: 14 anos.

Veio do Mar
(Brasil, SC, 2023, 20’) dir: Gabriel Manduca.
Com: Carol Bandeira e Leandro Waltrick.
Sinopse: Um homem caminha à noite em direção à praia desejando esquecer sua recente e fatídica festa de casamento, como se pudesse fazê-lo com apenas um desejo. O que ele não sabe é que algo vai ouvir o seu lamento.
Horror Folclórico. Classificação indicativa: 18 anos.

Aliança Oculta
(Brasil, SC, 2023, 25’) dir: Rodrigo Araújo e Thiago L. Soares.
Com: Gabriel Xavier, Amanda Vizentainer, Vitor Hugo Assunção e Raphael Sonntag.
Sinopse: Em uma de suas caminhadas noturnas por Florianópolis, o detetive particular Franco Celine encontra Maria, uma jovem noiva, inconsciente na escadaria da Catedral Metropolitana. Franco cuida da jovem e inicia uma investigação para encontrar Mateus, o noivo desaparecido. Essa busca coloca Franco Celine em um dilema ético e profissional, visto que está perdidamente apaixonado por Maria.
Suspense Noir. Classificação indicativa: 18 anos.

29/10 - Domingo

15h: Q Horror Mundo
Sala de Cinema do CIC

Sacrificio
(México, 2023, 16’) dir: Francisco Martínez Barrón.
Com: Rosa Maria Rojas, Celso Arizpe e Missael Guerrero.
Sinopse: O amor de mãe não tem limites. Após a morte do filho, Rosa luta para seguir em frente com a vida sem ele. Disposta a sacrificar qualquer coisa para trazê-lo de volta, Rosa está presa em um ciclo revivendo os trágicos últimos momentos de sua vida.
Horror. Classificação indicativa: 18 anos.

Behind You
(Estônia, 2023, 4’) dir: Mart Sander.
Com: Silvia Ilves e Rasmus Klaos.
Sinopse: Uma mulher. Um homem. Um espelho: quem é o reflexo, quem é real?
Horror/Comédia. Classificação indicativa: 16 anos.

Liquidation Totale
(França, 2023, 19’) dir: Ugo De Gregorio, Luis Patard e Andoni Maury.
Com: Andoni Maury.
Sinopse: Um jovem está jogado no sofá assistindo TV. Os comerciais estão passando na tela quando um símbolo exatamente igual ao logotipo de um dos anúncios aparece de repente em sua pele. O jovem rapidamente entende que os produtos de marketing ao seu redor afetam seu corpo. Ele então tenta escapar desesperadamente.
Horror/Gore/Comédia. Classificação indicativa: 16 anos.

Juntos hasta la muerte
(Together Until Death, Peru, 2023, 6’) dir: John Wilker.
Com: John Wilker e Joseph Aguirre.
Sinopse: Um casal tenta permanecer junto em um apocalipse zumbi, independente de estarem vivos ou mortos.
Horror/Romance. Classificação indicativa: 14 anos.

Inkar
(Cazaquistão, 2023, 18’) dir: Raiymbek Alzhanov.
Com: Kamila Keney.
Sinopse: A Grande Estepe do Cazaquistão, século XVII. Uma garota chamada Inkar é forçada a fugir após um ritual mágico malsucedido. Agora os espíritos malignos querem possuir o corpo de Inkar e seu dom hereditário. No caminho ela conhece dois irmãos fugitivos, com a ajuda dos quais espera cruzar o Grande Mar.
Horror/Aventura. Classificação indicativa: 14 anos.

Le Chasseur
(The Hunter, Canadá, 2023, 8’) dir: Donovan Richard.
Com: Bruno Poitras e Clara Cloutier.
Sinopse: Quando o coelho tiver sua própria história, a história não será mais escrita pelo caçador.
Horror/Gore/Crítica Social. Classificação indicativa: 16 anos.

La Betê
(França, 2023, 23’) dir: Joris Laquittant.
Com: Lysandre Robic e Igor Van Dessel.
Sinopse: De férias com a família no campo, um jovem citadino é obrigado a participar da caça aos javalis que infestam os milharais. Ingênuo e medroso, ele vive com medo constante de uma fera misteriosa que os adultos dizem viver no campo.
Horror Folclórico. Classificação indicativa: 16 anos.

Lahutay
(Survive, Filipinas, 2023, 1’) dir: Rogelio Sacdalan.
Com: Rogelio Sacdalan e Louisiana Cadalso.
Sinopse: Em uma cidade pós-apocalíptica isolada e sombria, um menino em busca de comida vai de encontro a uma senhora comedora de carne. Ambos têm que seguir seus instintos para sobreviver.
Horror. Classificação indicativa: 14 anos.

La hora de los pájaros
(Uruguai, 2022, 5’) dir: Emiliano Umpierrez.
Com: Valentina Pereyra, Lucia Blasco, Peri de Alencar e Martina Carriquiry.
Sinopse: Depois de muito tempo sem sair de casa, Valentina vai reencontrar seus amigos, nem que seja a última coisa que faça.
Horror/Fantasia. Classificação indicativa: 14 anos.

17h: Debate Quadrinhos
Sala de Cinema do CIC

Com Alexandre Linck (portal Quadrinhos na Sarjeta)
Emmily Bonna e Victor Bello (Bufa-Gunfa Produções, de Joinville)

18h30: Mostra Q Horror Brasil
Sala de Cinema do CIC

Energúmeno
(Brasil, GO, 2023, 19’) dir: Luis Kalil.
Com: Renner Lima, Dan Mascarenhas e Maria Amanda Takahashi.
Sinopse: Um professor de biologia viaja até a fazenda de sua família para se concentrar em suas pesquisas, mas uma figura misteriosa se impõe em seus planos e transforma sua experiência em um pesadelo sem fim.
Thriller/Comédia. Classificação indicativa: 14 anos.

Filhos do Caos
(Brasil, SP, 2023, 25’) dir: Lucca Carvalho e Mateus RVC.
Com: Jennifer Souza e Victor Salomão.
Sinopse: Num mundo vazio e abandonado, abalado por uma crise recente de causa desconhecida, dois irmãos gêmeos vivem isolados em uma casa abandonada. O aparecimento de uma estátua sinistra altera abruptamente a sua dinâmica de convivência, segurança e sobrevivência.
Horror/Fantasia. Classificação indicativa: 16 anos.

Jaguanum
(Brasil, RJ, 2023, 20’) dir: Samuel Lobo.
Com: Aurora Eyer, Rodney Arouca, Lui Nascimento e Guilherme Ferraz.
Sinopse: O rompimento de uma barragem de minério contaminou os rios do Brasil com resíduos tóxicos, causando o maior desastre industrial do século. Desde então, algo estranho vem acontecendo com Redson.
Horror/Crítica Social. Classificação indicativa: 16 anos.

Operação Guaraná
(Brasil, PA, 2022, 30’) dir: Giuseppe Gracio.
Com: Mayra Lopes, Marina di Gusmão, Rafa Aviz e Caio Bentes.
Sinopse: Um grupo de repórteres de TV reúne uma equipe de especialistas no município de Moquebatu da Moca, onde os moradores acreditam no mito do "Tupã-Guaraná", ser que supostamente está por trás dos desaparecidos da região. A história avança com cenários cada vez mais ridículos à medida que a equipe conduz investigações e entrevistas com os moradores locais.
Mockumentary/Comédia/Falcatrua Folclórica. Classificação indicativa: Livre.

20h: Sessão Os Dragões
Sala de Cinema do CIC
Apresentação de Gustavo Spolidoro (a confirmar)

Os Dragões
(Brasil, RS, 2022, 87’) de Gustavo Spolidoro.
Com: Lóren Maite, Juliana Zardo, Paulo Reginatto, Larissa Tres e Raphael Scarton.
Sinopse: Em uma conservadora comunidade, cinco adolescentes vêem seus corpos se transformarem de forma assustadora. Diante da repulsa da cidade e do medo da vida adulta, eles devem escolher se aceitam seu lado Dragão ou se rendem ao tédio e às regras locais.
Realismo Fantástico/Fantasia/Drama. Classificação indicativa: Livre.

30/10 - Segunda-feira

15h: Troma Radioativa: Mostra Especial
Sala de Cinema do CIC
Apresentação Flávio de Castro Barboza
Produtor associado na Troma Entertainment de Nova Iorque. Trabalhou com Lloyd Kaufman em seu último filme, “Shakespeare’s Shitstorm”. Pós-graduado em Screenwriting na New York Film Academy. Produtor Executivo e script consultant de longa-metragens e séries para Accorde Filmes com distribuição Paris Filmes.
As exibições são parte do Troma Latin América Festival - Part II, que marca ainda o início das celebrações dos 50 anos da Troma que serão comemorados em 2024 e vai circular por diversas cidades, como Gôiania, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro na Cinemateca do Museu de Arte Moderna e Rosário na Argentina.

Poultrygeist: Night of the Chicken Dead
(A Noite das Galinhas Zumbis, USA, 2006, 103’) dir: Lloyd Kaufman.
Com: Lloyd Kaufman, Debbie Rochon, Allyson Sereboff e Charlotte Kaufman.
Sinopse: Quando o American Chicken Bunker, um restaurante fast food com tema militar, constrói sua mais recente rede de restaurantes no local de um antigo cemitério de nativos americanos, os espíritos deslocados se vingam de clientes desavisados e os transformam em galinhas zumbis!
Horror/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.

Shakespeare’s Shitstorm
(USA, 2020, 94’) dir: Lloyd Kaufman.
Com: Lloyd Kaufman, Debbie Rochon, Erin Patrick Miller e Ron Jeremy.
Sinopse: O cientista maluco Próspero foge com sua filha cega, Miranda, para Tromaville, escondendo-se dos malvados executivos farmacêuticos, incluindo sua própria irmã Antoinette, que arruinou sua carreira depois que ele encontrou a cura contra o vício em opiáceos. Com a ajuda de uma prostituta deficiente, ele libera uma enorme quantidade de laxante para as baleias, enquanto seus inimigos estão em um navio de cruzeiro para a Coreia do Norte. Uma enorme tempestade de merda leva o barco embora e os leva para Tromaville, onde Próspero agora pode realizar plenamente sua vingança final.
Horror Gore/Adaptação Literária. Classificação indicativa: 18 anos.

The Toxic Avenger
(USA, 1984, 82’) dir: Lloyd Kaufman e Michael Herz.
Com: Andree Maranda, Mirchell Cohen, Pat Ryan Jr., Jennifer Babtist, Cindy Manion e Mark Torgl.
Sinopse: Tromaville tem um novo herói monstruoso. O Vingador Tóxico nasce quando o nerd Melvin Junko cai em um tanque de lixo tóxico. Agora os malfeitores terão muito a perder. Um dos maiores clássicos do cinema independente mundial.
Gore/Comédia. Classificação indicativa: 16 anos.

20h00: Mostra Rodrigo Aragão
Sala de Cinema do CIC

Mangue Negro
(Brasil, ES, 2008, 105’) dir: Rodrigo Aragão.
Com: Walderrama dos Santos, Kika Oliveira, Markus Konká, Ricardo Araújo e Marcelo Castanheira.
Sinopse: Em um manguezal poluído, cadáveres levantam-se atacando e mordendo os moradores que se transformam em zumbis agressivos. Um pescador local luta contra os mortos-vivos para sobreviver e salvar a vida das pessoas ao seu redor.
Horror Folclórico/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.

31/10 - Terça-feira

15h: Troma Radioativa: Mostra Especial
Sala de Cinema do CIC
Apresentação Flávio de Castro Barboza

Tromeu and Juliet
(Tromeu & Julieta, USA, 1996, 107’) dir: Lloyd Kaufman.
Com: Jane Jensen, Will Keenan, Valentine Miele, Lemmy, Debbie Rochon e Ron Jeremy.
Sinopse: Uma adaptação moderna e punk do clássico de Shakespeare. Contado de forma irreverente, este filme tenta impactar o espectador da mesma forma que os frequentadores do teatro eram afetados na época de Shakespeare. Obsceno, violento, bem-humorado e romântico.
Gore Romântico/Adaptação Literária. Classificação indicativa: 16 anos.

18h: Debate Produção de Guerrilha
Sala de Cinema do CIC
Com Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner, com mediação de Loli Menezes

PETTER BAIESTORF É natural de Palmitos, cidade do Oeste de Santa Catarina e é considerado um dos cineastas mais imprevisíveis do cinema fantástico e de horror experimental do Brasil. Em 1992, ele fundou a Canibal Filmes (que na época se chamava Canibal Produções) com a ideia de editar seus próprios fanzines e fazer filmes de longa-metragem, usando qualquer suporte para o registro das imagens. Com colaboração de Coffin Souza e do Grupo Canibal, criou a estética do Kanibaru Sinema (filmes filmados em qualquer formato e com orçamento zero), tema do livro “Manifesto Canibal”, escrito por ele e por Cesar Sousa. É o precursor do SOV - Shot on Video - brasileiro, tendo realizado os primeiros longas no formato VHS com distribuição independente por todo o território brasileiro. Nos anos de 1990 realizou uma série de longas que o tornaram bastante popular no país e lugares como USA e Europa, como "O Monstro Legume do Espaço" (1995), "Eles Comem Sua Carne" (1996), "Blerghhh!!!" (1996), "Bondage 2" (1997), "Gore Gore Gays" (1998), "Zombio" (1999) e "Raiva" (2001). Outros filmes de Baiestorf que foram bem de bilheteria e crítica no mercado alternativo são: "A Curtição do Avacalho" (2006), "Arrombada - Vou Mijar na Porra do Seu Túmulo!!!" (2007), "Vadias do Sexo Sangrento" (2008), "Ninguém Deve Morrer" (2009) e "O Doce Avanço da Faca" (2010). Também trabalhou em alguns filmes como ator, com destaque aos títulos “Nocturnus” (1998, curta em 16mm), de Dennison Ramalho; “O Sonho Segue Sua Boca” (2008, longa), de Dellani Lima; “A Noite do Chupacabras” (2011, longa), de Rodrigo Aragão; “Você, Morto” (2018, curta), de Raphael Araújo, no francês "Edmund Kemper part 4 - La Mort Vengeresse" (2019), de Laurent Tissier, e “A Noite das Vampiras” (2023), de Rubens Mello.
O catarinense transgrediu a linguagem do cinema brasileiro ao realizar filmes experimentais, anárquicos, políticos, com muito sexo, sangue e escatologia. No ano de 2013 realizou a produção de seu longa-metragem mais conhecido, "Zombio 2 - Chimarrão Zombies", uma gorechanchada que teve exibições em Sitges (um dos mais tradicionais festivais de cinema fantástico do mundo), FantasPoa (maior festival de cinema fantástico da América Latina), Montevídeo Fantástico, Rojo Sangre e muitos outros importantes festivais de cinema fantástico ao redor do mundo. Com o sucesso de "Zombio 2", foi convidado por Rodrigo Aragão para escrever e dirigir o episódio "Pampa Feroz" no longa coletivo "As Fábulas Negras", que contou ainda com os diretores José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e Joel Caetano. Em 2015 foi convidado por Ricardo Ghiorzi para escrever e dirigir o episódio "A Cor que Caiu do Espaço", baseado em H.P. Lovecraft, para o longa coletivo "13 Histórias Estranhas", que contou com mais doze diretores. "Ándale!" (2017), curta-metragem político que escreveu e dirigiu, venceu o prêmio de melhor curta experimental nos festivais Cine Amazônia 2017, Aos Berros de Cinema e Música 2017 e Festival de Cinema de Jaraguá do Sul 2018. Ainda em 2018 passou algum tempo com o povo originário da Nação Kaingang colhendo depoimentos dos Kófas, tendo realizado o curta "A História Kaingang por Eles Mesmos. Em 2020 escreveu e lançou o livro "Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada", sobre os 30 anos de suas produções independentes. Em 2021 escreveu e lançou o livro “Manifesto Canibal – Como Realizar Cinema em Tempos de Crise e Caos”, sobre como fazer cinema sem recursos. Neste mesmo ano, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) realizou a "Retrospectiva Petter Baiestorf", com exibição de sua obra completa restaurada, em mostra com duração de 45 dias. E em 2022 foi o editor e produtor executivo do livro “Rio Nosso de Cada Dia”, de Fabiano Soares, e, no momento, está fazendo a produção executiva do curta metragem erótico gore “Manto”, de Maria Trika.

GURCIUS GEWDNER É Reconhecido por seu peculiar trabalho como diretor, montador, músico e artista visual, liderado e participado de alguns dos mais absurdos, dementes e alucinantes projetos artísticos e cinematográficos brasileiros dos últimos 15 anos, em importantes parcerias com outros artistas e diretores. Sua especialidade são os filmes ligados à paixão pelo cinema de horror e transgressão, tendo dirigido mais de 30 filmes entre curta e longa metragens.
Como produtor, montador e ocasionalmente ator, está creditado em mais de 70 produções. Formou parcerias duradouras com cineastas importantes dentro do cenário do horror e experimental. Seus trabalhos já participaram de importantes festivais de cinema do Brasil e do mundo, sendo constantemente citado entre os nomes principais de uma nova geração do cinema de invenção brasileiro, aparecendo em vários documentários, citado em livros e com uma série de participações em exposições coletivas de artes gráficas e desenho. Fez trabalhos gráficos para capas de discos, diagramação de livro, cartazes, capas e autoração de DVD’s de obras de Maurice Capovilla, Petter Baiestorf, Cavi Borges e “O Rei da Vela” de José Celso Martinez. Em 2014, foi responsável pela identidade visual da Mostra do Filme Livre, da diagramação dos cartazes a todas as artes do catalogo.
Como curador, na Universidade Federal de Santa Catarina, a partir de 2003 foi produtor e curador por três anos do ciclo de performance, debates e exibições “Dez Anos sem GG Allin : Cinema Transgressor em Debate”. Em 2007, durante o 17 Ndesign, realizado também na Federal, organizou as mostras: Jan Svankmajer: Stop Motion Delirante, The Residents e Bob Ostertag: Animacao ao Vivo, Os curtas de David Lynch e Cinema Sobrevivente: Coisas Estranhas do Brasil e do Mundo.
Entre 2006 e 2008, foi responsável pelas seleções cinematográficas do “Splatter Night Fest” em Joinville/SC, festival dedicado a exibição de filmes de horror gore nacionais e internacionais, com apresentação de bandas de Death Metal entre os filmes. No MIS de Florianópolis, entre 2006 e 2009, através do Plasticine Cineclube fez curadoria das mostras: “Mostra de Cinema Pânico: Arrabal, Topor & Jodorowsky” (2006), “Floripa Noise: Filmes e documentários de Rock”(2008), “Pequena Mostra de Filmes Japoneses Contemporâneos”(2008), “Giallo: 8 Visões do Horror Italiano” (2009), “Monstros que Amam Cinema: de Ivan Cardoso a Tim Burton” (2009) e Jim Jarmusch: Cor x PB (2009). Ainda em Florianópolis realizou curadoria das mostras: Cinema Surrealista do Leste Europeu(2009) e “Musicais Fora do Ritmo”(2009), ambas no centro cultural Casa das Maquinas. Fez a curadoria completa dos filmes exibidos no Autorock 2013, em Campinas/SP e no Floripa Noise 2014, em Florianópolis, ambos divididos entre apresentações musicais e cinema.
Muito comparado e influenciado pelo cinema dos irmãos Kuchar e de Christoph Shilingensief , teve a chance de ministrar palestras sobre o cinema de Shilingensief em retrospectiva do diretor no Santander Cultural de Porto Alegre/RS em 2014 e em 2020, na programação da Crash mediou um bate papo com o ator preferido de Shilingensief: o lendário Udo Kier. Apresentou uma masterclass sobre o próprio trabalho de cinema na Mostra Desenterrados na UFF em Niterói/RJ em 2015. E duas falas sobre a obra dos irmãos Kuchar, pioneiros do Queer Cinema na retrospectiva “Tempos de Kuchar” no SESC de Belo Horizonte/MG em 2016. No RJ colaborou em panoramas no Curta Cinema, Mostra do Filme Livre e Interzona Cineclube. Desde 2018 é um dos curadores fixos da Crash: Mostra Internacional de Cinema Fantástico, realizada anualmente em Goiânia. Em 2022, também é responsável pela curadoria da primeira edição do Floripa Sci-fi e está em seu segundo ano de curadoria do Floripa Que Horror, ambos realizados em Florianópolis/SC.

LOLI MENEZES é formada em Psicologia pela UFSC. Cineasta, produtora, diretora de arte e figurinista, estudou cinema e TV na Universidade do Sul de Santa Catarina. Como produtora realizou curtas, documentários, séries, videoclipes e projetos de artes visuais, somando mais de 40 produções em 21 anos de atividade. Como diretora tem seis curtas - Ocorredor (2002), Codinome Shirley (2003), Orientame (2005), Isto não é um Filme (2007), G (2008), Selma depois da Chuva (2019) - e o longa documental - Tio Tommy o homem que fundou a News-week (2021).
Seus filmes somam mais de 100 seleções em festivais, incluindo É Tudo Verdade, Curta Cinema, Curta Kinoforum, Festival de Gramado, Festival de cinema de Vitória, Festivais Latinos de Seattle, San Diego e Chicago, Mix Brasil, Festival Internacional de Cine de Valdivia (Chile), New Fest (NY), Outfest LA e Peru, Iris Prize, entre outros, somando prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Produziu e co-dirigiu durante 3 anos séries documentais para o programa SC em Cena (NSCTV - Globo SC) - Encontros (2008), Histórias de Cinema (2009) e Ilha 70 (2010). Como diretora de arte e figurinista, trabalhou em mais de 20 produções, sendo premiada pelos curtas: Veludo & Cacos de Vidro (Marko Martinz, 2004 - melhor figurino no Festival do Filme Fashion), Beijos de Arame Farpado (Marko Martinz, 2009 - melhor direção de arte no FAM) e Dás um Banho, Zé Perri! (Zé Dassilva, 2022 - melhor direção de arte no Prague International Indie Film Festival) - nesse curta, Loli e sua equipe construíram o primeiro avião cenográfico do cinema brasileiro.
Atualmente desenvolve os longas ficção Sangue de Groselha, (4 prêmios de Pitching - Madrugada Sangrenta - especial Roger Corman e Mercado Entrefronteras) e Primeiro de Abril (adaptado do livro homônimo de Salim Miguel); A série de ficção Ilha do Horror - A Cartilagem, que terá o roteiro publicado em Graphic Novel pela Darkside Books, editora especializada em literatura de horror e fantástica; A série infanto-juvenil Ilha do Arrepio, todos em parceria com Marko Martinz. É sócia-fundadora da Vinil Filmes, uma das produtoras mais atuantes de Santa Catarina.

19h: Palestra Fantástico na Boca do Lixo
Sala de Cinema do CIC
Por Thaís Viera (RJ)
Cineclubista, pesquisadora e realizadora audiovisual. Sua palestra visa pontuar e analisar os filmes fantásticos realizados no Brasil com ênfase na produção da Boca do Lixo. Desde os Primórdios do Cinema Fantástico Brasileiro, O que é Cinema Fantástico, Realismo Mágico e José Mojica Marins até a Boca do Lixo e do cinema fundamentado nela. Espaço geográfico, pensamento social brasileiro, produção, distribuição e exibição no Brasil e na Boca. Além do papel dos cinemas de rua, da bilheteria, a censura e o apagamento histórico.

20h: Mostra Rodrigo Aragão
Sala de Cinema do CIC

Mata Negra
(Brasil, ES, 2018, 98’) dir: Rodrigo Aragão.
Com: Carol Aragão, Jackson Antunes, Markus Konká, Margareth Galvão, Walderrama dos Santos e Clarissa Pinheiro.
Sinopse: Em uma floresta no coração do Brasil, uma garota vê sua vida – e a de todos ao seu redor – mudar terrivelmente, quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Negra, além de conferir poder e riqueza ao seu possuidor, também é capaz de entregar um mal terrível sobre a Terra.
Horror Folclórico/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.

01/11 - Quarta-feira

15h: Palestra “O horror-negro como disposição antirracista nas artes”
Sala de Cinema do CIC
por Allende Renck
Crítico de arte, Curador, Tradutor e Professor, Allende é graduado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Poesia e Aisthesis pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e doutorando em Teoria da Modernidade. Desenvolve em seu doutorado uma pesquisa sobre a História da Arte Negra como forma de resistência política dentro do contexto afrodiaspórico nas Américas. Organizou, ao lado dos antropólogos Paulo Raposo e Scott Head, a obra Cidades Rebeldes: Invisibilidades, Silenciamentos, Resistências e Potências (EdUFSC) e contribui com textos críticos sobre gêneros artísticos e fenômenos culturais para diferentes publicações. Allende também assina a curadoria do Festival Cinema Negro SC trabalha como curador independente de diversas Mostras, Festivais e Exposições, além de desenvolver cursos.
O cinema de horror, historicamente, cumpre a função de, a partir do dispositivo do medo, da ferramenta “susto” e da construção abjeta e absurda, colocar o espectador em uma relação de afinidade – ou mesmo, poderíamos pensar, de compaixão – com elementos da sociedade que escapam à capacidade de comunicação. Jacques Lacan, com o seu conceito de Real e a característica dada por ele a esse registro que seria “aquilo que não cessa de não se escrever”, poderia nos dizer que o cinema de horror se utiliza de elaborações técniconarrativas para dar conta de uma tentativa de elaboração do Real. Mais recentemente na história do cinema – nomeadamente já na segunda década do século XXI – o sub-gênero “terror racial” vem crescendo dentro da esfera do cinema de horror. Esse subgênero contém em si, como é característica de fortes construções estéticas, uma clave interpretativa dupla. O que significa dizer que ele é ao mesmo tempo bastante perigoso e bastante importante.
Perigoso pois, sem o devido cuidado, qualquer obra que se debruce sobre o tema da raça – e que tente elaborar o Real da experiência da negritude, como por exemplo o racismo – tem a possibilidade de acabar por solidificar, quando não perpetuar, situações de opressão racial. Importante pois, com o devido cuidado, essas formas narrativas têm a capacidade de, por um instante que seja, construir uma relação de quase-comunicação do Real da experiência negra e, assim, talvez dar um passo na direção de uma conversa social que tome o tema das relações étnico-raciais com a sua devida importância.
Seja como for que essas formas narrativas apareçam hoje, é inegável que elas estão aí – algumas feitas com o devido cuidado, outras não – e é objeto da palestra aqui proposta observar e elaborar uma leitura dessa forma estética, tentando compreender o que a realidade social contemporânea demanda de cuidado à essas novas narrativas.

16h: Palestra “Narrativas e personagens antirracistas”
Sala de Cinema do CIC
por Yasmine Evaristo

Graduada em Artes Plásticas, pela Escola Guignard, e graduanda em Letras - Tecnologias da Edição, pelo CEFET-MG, pesquisa e escreve sobre cinema, principalmente cinema fantástico e de horror e representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Tem textos publicados nos veículos, Clube da Poltrona, Music Non Stop, Blog Entrando Numa Fria, Plano Aberto. É redatora e co-fundadora do site Longa História.
A palestra tem como proposta estimular a observação de como o cinema de horror brasileiro por meio de suas narrativas e personagens estimulam a reformulação de narrativas e personagens de maneira que estruturas racistas e xenofóbicas não sejam reproduzidas no audiovisual. Além disso, pensaremos também em como tais mudanças trazem diversidade dentro e fora das telas.

17h: Masterclass Rodrigo Aragão
Sala de Cinema do CIC
Master Class: Linguagem, Produção e Distribuição de Cinema Fantástico e de Horror. Duração 03h
Um dos maiores realizadores da história do cinema de horror brasileiro, a trajetória de Rodrigo Aragão tem sido dedicada ao gênero e é permeada pelo crescimento da sua produtora, a Fábulas Negras Produções. Em 2005 rodou o seu primeiro curta premiado (Chupacabra) e, em 2008, lançou o seu primeiro longa-metragem, “Mangue Negro”, o qual lhe trouxe reconhecimento internacional e novos prêmios. Depois: “A Noite do Chupacabras” (2011), “Mar Negro” (2013) e “As Fábulas Negras” (2015).
Consagrou-se como um dos mais prolíficos diretores do gênero brasileiro desde então. Em 2018 lançou “A Mata Negra” – seu primeiro filme em 4k – e rodou o épico “O Cemitério das Almas Perdidas”, filme que estreou no segundo semestre de 2020 e é o maior já realizado no ES. Com produções que privilegiam a maquiagem e efeitos práticos, a filmografia de Aragão é marcada por uma notória evolução técnica.
No comando da Fábulas Negras Produções há catorze anos, Rodrigo já escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa duração e cinco curtas metragens. No currículo, participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo e 23 prêmios; além de distribuição nacional e internacional, nas mais variadas plataformas de exibição.

20h: Mostra Rodrigo Aragão
Sala de Cinema do CIC

O Cemitério das Almas Perdidas
(Brasil, ES, 2020, 95’) dir: Rodrigo Aragão.
Com: Renato Chocair, Allana Lopes, Diego Garcia, Clarissa Pinheiro, Markus Konká e Carol Aragão.
Sinopse: Corrompidos pelo poder do Livro Negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de horror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver para sempre presos sob os túmulos de um cemitério. Agora, séculos depois, eles estão prontos para se libertar e espalhar o seu mal por todo o mundo.
Horror Folclórico/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.

02/11 - Quinta-feira

15h: Mostra Q Horror Brasil II
Sala de Cinema do CIC

Vai ter que Engolir!
(Brasil, PR, 2023, 15’) dir: Ales De Lara.
Com: Sabrina Marques, Verônica Rodrigues e Adriano Petermann.
Sinopse: Marília vive presa em um casamento abusivo e violento. Um dia, um visitante inesperado quebra a sua rotina doméstica. Quando Alberto chega exigindo dela o jantar, fica surpreso, sua esposa não está sozinha. Armado de ódio, ele faz o que sabe fazer de melhor: ser um verme.
Horror. Classificação

O Mundo Oco
(Brasil, RJ, 2023, 20’) dir: Débora Fiuza.
Com: Dora de Assis.
Sinopse: Ela é a última mulher do mundo. Numa noite desesperada, ela é assombrada por uma criatura misteriosa e decide entre fugir ou pedir a sua ajuda, percebendo que para sobreviver na solidão ela deve primeiro aprender a aceitar a sua própria companhia.
Horror/Pós-Apocalipse. Classificação indicativa: 14 anos.

Claudio
(Brasil, BA, 2022, 11’) dir: Calebe Lopes.
Com: Marcus Curvelo e Nana Lacrima.
Sinopse: Um homem é perseguido numa rua escura e o desfecho é inimaginável.
Giallo/Musical. Classificação indicativa: 14 anos.

Nos Olhos de Quem Vê
(Brasil, RJ, 2022, 22’) dir: Catharina Felix.
Com: Julia Johnsson, Ana Skaf e Manu Hashimoto.
Sinopse: A beleza é tão poderosa quanto uma droga e nossos olhos estão viciados nela. Devido a um dispositivo eletrônico em sua cabeça, Nora cresceu sem saber se era atraente ou não. Aos 18 anos, ela desliga o aparelho e descobre que é extremamente bonita e perde a noção da realidade, entrando em um caminho perigoso.
Sci-Fi/Thriller. Classificação indicativa: 14 anos.

Manga
(Brasil, PA, 2022, 14’) dir: San Marcelo e Cícero Pedrosa Neto.
Com: Marina di Gusmão e Gregory Kauan.
Sinopse: Dani, um jovem solitário, se alimenta do fruto da mangueira e acaba sendo consumido por uma sede de vingança enquanto, aos poucos, seu corpo é tomado por um ser maligno.
Horror Folclórico. Classificação indicativa: 14 anos.

Baseado em Fatos
(Brasil, RS, 2023, 16’) dir: Amanda Rezer
Com: Eduarda Bento, Kelvin Machado e Mário Barbudo.
Sinopse: Ao parar de fumar maconha, Mari enfrenta uma crise de abstinência além do normal.
Realidade Fantástica/Comédia Folclórica. Classificação indicativa: 18 anos.

17h30: Mostra Doc Maravilhoso
Sala de Cinema do CIC

Kim’s Video
(USA, 2023, 84 min.) dir: Ashley Sabim e David Redmon.
Com: Yong-man Kim, Isabel Gillies e Robert Greene.
Sinopse: Durante duas décadas os cinéfilos de Nova Iorque tiveram acesso a um tesouro de filmes raros e esotéricos através do Kim’s Video. Originalmente dirigida pelo enigmático Yong-man Kim, o espaço acabou acumulando 55 mil títulos de aluguel. Em 2008, diante de uma indústria em mudança, o Sr. Kim ofereceu sua coleção para doação, desde que ela permanecesse intacta e estivesse disponível para os membros do Kim’s Video. É aí que os problemas começaram.
Documentário. Classificação indicativa: 14 anos.

18h30: Oficina Cinema Filmado Com Celular Horroroso
Local: Saguão do MIS - Museu da Imagem e do Som de SC / CIC
Por Magnum Borini (RS)

19h: Oficina Maquiagem Para Cinema de Horror
Local: Sala de Oficinas / CIC
Por Mariana Tzaschel (SC)
MARIANA TZASCHEL É diretora de arte e Maquiadora. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (Brasil - 2021), estudou por um ano, Cinema, TV e Vídeo na Universidade da Beira Interior - UBI (Portugal 2019 - 2020) Ela já participou em mais de 15 produções audiovisuais desempenhando funções como: diretora de arte, figurinista, maquiadora artística e de efeitos especiais.
Experiência: Prêmio "Fita crepe de ouro" para melhor figurino. Curta-metragem: 12:00 (2021) Função: Figurinista. Curta-metragem: Epoché (2021) - Prêmio "Fita crepe de ouro" para melhor direção de arte. Curta-metragem: Veio do mar (2022) - Função: Maquiadora de efeitos especiais

19h30: Sessão Canibal Filmes
Sala de Cinema do CIC

Debate com o Público e Petter Baiestorf & Felipe Bottamedi

Mato Mato Mato — Canibal Filmes e as Produções de ‘Horor’ no Oeste de Santa Catarina
(Brasil, SC, 2023, 50’) dir: Felipe Bottamedi.
Com: Petter Baiestorf, E.B. Toniolli, Leomar Wazlawick, Airton Bratz e Elio Copini.
Sinopse: Em 1992 um grupo de adolescentes começa a gravar filmes de horror com câmeras VHS em Palmitos, no Oeste de Santa Catarina. Liderada pelo diretor catarinense Petter Baiestorf, a produtora veio a se chamar Canibal Filmes. Distantes dos grandes centros urbanos e em tempos de estagnação do cinema brasileiro, o grupo aprendeu na prática a realizar cinema de baixo orçamento. Os filmes encontraram um caminho próprio de financiamento e exibição ao público. Por meio de relatos, fotografias, documentos e vídeos, o documentário percorre os primeiros anos da Canibal, remontando os esforços e desafios do grupo em fazer cinema independente em uma região sem tradição cinematográfica.
Documentário. Classificação indicativa: 16 anos.

O Monstro Legume do Espaço – Restaurado
(Brasil, SC, 1995, 77’) dir: Petter Baiestorf.
Com: Loures Jahnke, Onesia Liotto, Jorge Timm, E.B. Toniolli, Doroti Timm, Leomar Wazlawick, Marcos Braun. Coffin Souza, Tania Enea, Marcelo Severo e Airton Bratz.
Sinopse: Um monstro alienígena, constituído de tecido vegetal, é aprisionado por um cientista brasileiro e acaba nutrindo um ódio mortal por toda a humanidade, a ponto de querer exterminá-la. Clássico do Shot On Video brasileiro, gravado em VHS, em sua cópia restaurada pelo MAM-RJ (Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro).
Gore Escatológico/SOV/Sci-Fi Capenga. Classificação indicativa: 16 anos.

03/11 - Sexta-feira

15h: Mostra Q Fantástico
Sala de Cinema do CIC

Laika, Tito e o Universo
(Brasil, SP, 2022, 9’) dir: Victor Pereira Brites.
Com vozes de: Sarah Vitória Maria Faustini, Paula Shiotsuki Palma e Gabriel Mattiazo Milanez.
Sinopse: Órfãos, os irmãos Laika e Tito sobrevivem coletando restos de metal no Planeta Tlony-c. Com o sonho de ir até a Lua mais próxima, Laika, um gênio da engenharia, constrói um foguete feito de lixo, e tenta alçar voo, uma explosão inesperada revela uma estrutura incomum no planeta.
Animação/Sci-Fi. Classificação indicativa: Livre.

Los Amo
(Argentina, 2021, 14’) dir: Horacio Jara e Matías Cuello.
Com: Alfredo Bisaro, Andrea Cortez e Gonzalo Canillas.
Sinopse: Acontecimentos estranhos irromperam na vida de uma família, levando-a ao limite.
Horror/Experimental. Classificação indicativa: 16 anos.

Mar Doce
(Brasil, RJ, 2022, 10’) dir. Pedro Lopes.
Com: Gabriel Monteiro, Luana Siqueira e Juan Facuri.
Sinopse: Alberto faz um experimento que acredita que mudará o mundo, mas quando encontra um amigo de infância as coisas ficam fora de controle.
Sci-Fi/Comédia. Classificação indicativa: 14 anos.

Ecdisis Corporea
(Argentina, 2022, 13’) dir: Cristian Bidone.
Com: María Ana Ingénito.
Sinopse: Uma jovem está trancada em um quarto. Nesse confinamento, apenas as vozes dentro de sua mente são a companhia cruel.
Horror/Experimental. Classificação indicativa: 16 anos.

Hygieia
(Brasil, SP, 2022, 6’) dir: Paulo Mendel.
Com: Emilianno Zapata.
Sinopse: "Hygieia" é um abstrato processo de cura, que se passa no inconsciente de uma divindade. Inspirado em um tratamento de incubação da antiguidade, conhecido como Enkoimeses, o curta sci-fi queer retrata Higeia, Deusa da saúde e higiene, e filha de Asclépio, Deus da cura, experimentando um poderoso despertar. Dentro de uma estrutura entre um casulo e uma cápsula espacial, a performance de Emilianno Zapata como a mitológica Higeia evoca diferentes estados físicos, mentais e espirituais, até a libertação e metamorfose da Deusa.
Queer Sci-Fi/Experimental. Classificação indicativa: 16 anos.

Eles Não Nos Deixam Ver o Sol
(Brasil, BA, 2023, 6’) dir: Tota Fernandes.
Sinopse: Uma comunidade de minhocas está seriamente ameaçada após a instalação de um campo de mineração em seu território. Como o lixo pode demorar para se decompor, eles percebem que devem se unir para resolver a raiz do problema.
Animação/Experimental/Crítica Social. Classificação indicativa: 14 anos.

Breve História do Cinema Pornô com Bela Lugosi
(Brasil, PR, 2023, 13’) dir: Jonathan Rodrigues.
Com: Bela Lugosi e grande elenco de tarados.
Sinopse: Bela Lugosi volta do além para apresentar este documentário que investiga as origens do cinema erótico e pornográfico, com imagens sem censura de filmes sobreviventes, os primeiros filmes eróticos, sexo explícito filmado na clandestinidade, de onde vieram e quem assistiu. Um curioso e interessante trabalho de colagens e muito informativo.
Documentário/Erótico. Classificação indicativa: 18 anos.

The Old Man In The Rocking Chair
(USA, 2019, 20’) dir: Eric Yoder.
Com: Tegan Moritz e Eric Yoder.
Sinopse: Uma jovem governanta abusiva e um homem idoso em uma cadeira de balanço se envolvem em uma série de misteriosos assassinatos em uma mansão isolada.
Giallo/Horror/Gore. Classificação indicativa: 18 anos.

Panorama Horror Internacional II (17h-18h30)

Vevkjerring
(The Weaver, Noruega, 2023, 13’) dir: Øyvind Willumsen.
Com: Isa Belle e Fredrik Hovdegård.
Sinopse: Um enfermeiro vai visitar uma senhora idosa em sua casa. Logo percebe que ela tem alguns parafusos soltos e que, talvez, ela não seja uma senhora idosa?
Horror. Classificação indicativa: 16 anos.

Los otros
(Argentina, 2022, 15’) dir: Juan Cruz Oruezabala.
Com: Atina Paramos, Gerardo de la Vecchia, Benni Gentilli, Lucas Escurdero e Chester Bombai.
Sinopse: Durante um sequestro militar clandestino na década de 1970, na Argentina, um xerife tenta obter informações dos “outros” quando de repente uma explosão no campo muda tudo.
Horror/Sci-Fi/Thriller Político. Classificação indicativa: 16 anos.

Stébla Trávy
(Leaves of Grass, República Tcheca, 2023, 6’) dir: Michelle Tseng.
Com: Miloslav Jandík e Pavel Havlát.
Sinopse: Um botânico idoso está coletando espécimes durante uma noite de inverno. Seu fluxo de consciência foi gradualmente distraído pelo passado.
Suspense. Classificação indicativa: 16 anos.

Karada
(Venezuela, 2023, 14’) dir: Oscar Lopera.
Com: Elys Rondón e Héctor Arriaga.
Sinopse: A chegada de uma katana transforma a situação de uma jovem que vive um relacionamento abusivo com um homem mais velho.
Gore/Erótico/BDSM. Classificação indicativa: 18 anos.

The other
(Irã, 2023, 14’) dir: Negah Sohrabi.
Com: Zahra Mousivand e Nasrin Ahmadkhani.
Sinopse: Farhad é uma jovem historiadora contratada por uma viúva para organizar os diários de seu falecido marido. Durante o processo, ele conhece a sobrinha da velha e se apaixona por ela. O romance deles toma um rumo inesperado quando Farhad percebe que ele é, na verdade, o velho nascido em um novo corpo.
Fantoches/Thriller Experimental. Classificação indicativa: 16 anos.

Code Dependency
(Austrália, 2023, 10’) dir: Mia Sciacca.
Com: Arlo Di Fazzio, Lucy Gilliland e Ryan Prior.
Sinopse: Um andróide projetado para ser um companheiro romântico desenvolve um caso grave de ciúme.
Sci-Fi/Comédia Romântica. Classificação indicativa: 14 anos.

The Ash Heap
(Espanha, 2023, 5’) dir: Taís DeMelo.
Com: Andreia Albernaz.
Sinopse: Representado através de um balé experimental surrealista, o filme capta a decadência gradual de uma escultura, mostrando a beleza sublime que emerge de seu processo de transfiguração. Ele investiga a natureza errática dos seres humanos, retratando nossa jornada desde o nascimento até a autoaceitação, ao mesmo tempo que abraça os aspectos mais sombrios de nossa personalidade escondidos dentro das máscaras sociais.
Experimental/Dança. Classificação indicativa: 14 anos.

Sim Meu Bem
(Inglaterra/Brasil, 2023, 7’) dir: Maria Júlia Rengel Ferreira.
Com: Laura Brunato Machado e Ghabriel Oliveira Teixeira.
Sinopse: Stella faria qualquer coisa para proteger sua melhor amiga de se machucar. Qualquer coisa.
Thriller/Drama. Classificação indicativa: 14 anos.

Aracne
(México, 2023, 4’) dir: Cremance.
Com: Mariana Oliart, Od Boronat e Zayda Gómez.
Sinopse: Imitando o comportamento de uma aranha cuspidora, uma fêmea deve encasular sua nova presa para um ritual muito especial.
Horror/Experimental. Classificação indicativa: 16 anos.

19h: Oficina Cinema Filmado Com Celular Horroroso
Local: Saguão do MIS - Museu da Imagem e do Som de SC / CIC
Ministrante Magnum Borini.

19h: Palestra Horror Satânico entre o Cinema e a História
Sala de Cinema do CIC
Por Rafaela Arienti Barbieri (SC)
Doutoranda em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação de Alexandre Busko Valim. Foi pós-graduanda e bolsista no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde obteve o título de Mestre em 2018 ao defender a dissertação intitulada "Alucinógenos e Satanismo em O bebê de Rosemary (1968)". É membro do Grupo de Pesquisa História das Crenças e das Ideias Religiosas (HCIR/DHI/UEM) e do Núcleo de Estudos em História e Cinema (NEHCINE/UFSC). Atualmente desenvolve pesquisa na área de História, trabalhando com temas relativos à História das Religiões, Cinema e História, Cinema de Terror e Satanismo Religioso.
Observando a atual presença de representações de Satã e do Satanismo em séries, filmes e em múltiplas faces da cultura midiática, desde O Mundo Sombrio de Sabrina (2018-2020), Lúcifer (2016-), História de Horror Americana (2011-), Delivery Macabro (2019) e muitos outros exemplos, objetiva-se nesta palestra debater sobre as representações de Satã e do Satanismo fundamentalmente durante a década de 1970 nos Estados Unidos. amplamente revisitadas pelo meio cinematográfico recentemente. Como assinalam autores como Robin Wood (1979), Douglas Kellner (1988), Noël Carroll (1999), John Kenneth Muir (2002), Peter Hutchings (2014), Carrol L. Fry (2008) e Douglas Cowan (2008), é possível abordar a potencialidade do cinema de horror em suscitar questões culturais, políticas e religiosas. Problematizados pelo viés da história, os filmes do gênero são fontes privilegiadas para a análise de medos sociais profundamente vinculados ao seu contexto de produção, mediação e recepção.

20h: Mostra Floripa Q Horror I
Sala de Cinema do CIC

3:33
(Irã, 2023, 19’) dir: Azad Sadeghi.
Com:Aram Bahmani e Rostam Kheiri.
Sinopse: Akam se muda para uma casa misteriosa que guardou segredos terríveis durante anos antes do Sheikh Rezgar. Baseado em lendas do folclore curdo.
Horror Folclórico. Classificação indicativa: 16 anos.

O Aniversário do Seu Lair
(Brasil, SP, 2022, 18’) dir: Dácio Pinheiro.
Com: Tonico Pereira, Tânia Alves e Will Gutierre.
Sinopse: Lair está tão exausto. Ele não consegue mais beber, sua esposa está morta e, no seu aniversário de 80 anos, a família chata de sua filha aparece com um bolo que ele odeia. Mas quando ele os expulsa de casa, Lair recebe um chamado tentador do além.
Horror/Drama. Classificação indicativa: 16 anos.

Nada Além de Flores
(Brasil, RJ, 2022, 24’) dir: Eddy Mathias.
Com: Paulla Carniell, Leandro Austin e Yasmim Sant’anna.
Sinopse: Após um evento misterioso que prendeu todas as pessoas em casa, Fernanda precisa lidar com as mudanças da realidade e suas questões internas neste novo mundo.
Thriller Psicológico. Classificação indicativa: 16 anos.

Nuit Calme
(França, 2022, 16’) dir: Bertrand Jeandel.
Com: Sébastien Chassagne e Marcus Zoffoli.
Sinopse: Jules nunca se importou muito com seu filho, Tom. Este fim de semana é o primeiro que eles passam juntos em muito tempo. Mas quando vai para a cama, Tom fica assustado, acha que viu alguma coisa em seu quarto. Jules primeiro tenta tranquilizar o filho, mas rapidamente a ansiedade também o domina.
Horror. Classificação indicativa: 16 anos.

O Caixeiro Viajante
(Brasil, PR, 2023, 3’) dir: Nataly Pereira Santos.
Com: Lia Martins.
Sinopse: Uma adolescente passa por um jardim misterioso quando sente um cheiro doce. Ao seguir o cheiro, ela descobre um segredo terrível.
Fantasia/Suspense. Classificação indicativa: 12 anos.

Caído
(Brasil, SP, 2023, 14’) dir: Alexandre Estevanato.
Com: Sergio Pardal e Roberto Borenstein.
Sinopse: Isolado numa casa degradada no meio do nada, ele só quer ficar sozinho, sem as perturbações daqueles que o culpam pelas misérias e infortúnios de suas próprias vidas, mas uma visita inesperada será crucial para seu destino e, até, os novos rumos da humanidade.
Realidade Fantástica/Sci-Fi. Classificação indicativa: 16 anos.

Arapuca
(Brasil, SP, 2023, 20’) dir: Joel Caetano.
Com: Daniel de Almeira, Everton Frank e Rodrigo Ramos.
Sinopse: Em “Arapuca” acompanhamos o cotidiano de Marcos, um homem que volta a sua antiga casa para cuidar de seu pai, que está em estágio avançado de uma doença degenerativa que o priva de ver com clareza a realidade em sua volta. Marcos não consegue se comunicar com o pai e essa invisibilidade aos poucos está corrompendo-o, principalmente por impedi-lo de encontrar respostas para algo que o incomoda há muito tempo na relação entre os dois.
Horror Psicológico. Classificação indicativa: 16 anos.

04/11 - Sábado

18h30: Oficina Cinema Filmado Com Celular Horroroso
Local: Saguão do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina / MIS, no CIC
Com Magnum Borini

18h30: Palestra “Os Monstros e as Metáforas de Doenças no Cinema de Horror”
Local: Sala de Cinema do CIC
por Marcio Markendorf

Doutor em Literatura, professor do Curso de Cinema e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Grupo de Estudos do Gótico e do GT da ANPOLL Vertentes do Fantástico. Suas pesquisas focam-se, sobretudo, em narrativas de horror, produzindo material bibliográfico sobre o assunto. Merecem destaque os seguintes títulos: Expressões do horror – Escritos de cinema de horror contemporâneo (livro organizado); Monstars: monstruosidade e horror audiovisual (livro organizado); Monstruosidades: estética e política (livro organizado); Apocalipse vampiro: a monstruosidade pandêmica em "The Omega Man” (capítulo de livro); Zumbis negros, monstros políticos da escravidão haitiana (capítulo de livro); A espacialidade gótica como dimensão do horror (capítulo de livro); A companhia dos lobos: monstros, fadas, erotismo e agressividade (artigo); O inimigo sideral: a monstruosidade nas ficções cinematográficas com seres alienígenas (artigo); Os reflexos do colonialismo em ficções alienígenas (artigo).

19h30: Mostra Floripa Que Horror II
Local: Sala de Cinema do CIC

Amor Irreal
(Brasil, RS, 2023, 6’) dir: Lucas Reis.
Com: Mariana Catalane e João Pedro Prates.
Sinopse: Uma mensagem pode causar danos irreparáveis.
Horror/Drama. Classificação indicativa: 16 anos.

Queime Este Corpo
(Brasil, SP, 2023, 19’) dir: Mauricio Bouzon e Denis Cisma.
Com: Estrela Straus e Patrick Sampaio.
Sinopse: Durante uma violenta guerra civil no Brasil, um casal se muda para uma casa na floresta para começar uma nova vida. Mas a descoberta de um corpo enforcado no local transforma o sonhado refúgio num capítulo ainda mais angustiante de suas vidas.
Horror Psicológico/Drama. Classificação indicativa: 16 anos.

La Soglia
(Itália, 2022, 5’) dir: Simone Colombo, Sofia Gasparetti e Nicoló Tonani.
Com: Nicolò Tonani, Federico Pezzatini e Valentina Castriota.
Sinopse: Um serial killer, refugiado em um hotel após ser identificado pela polícia, enfrenta seu demônio interior, uma cobra sanguinária que faz uma nova vítima. O tentador réptil tenta persuadir o homem a ceifar outra alma, fazendo-o enfrentar o trauma que fez dele um assassino implacável. Uma luta de resultados imprevisíveis explode.
Animação/Horror. Classificação indicativa: 16 anos.

Promessa de um Amor Selvagem
(Brasil, SP, 2022, 22’) dir: Davi Mello.
Com: Ines Bushatsky, Kelner Macêdo e Helena Albergaria.
Sinopse: Depois de invadir uma festa, um jovem descobre que esta será sua última noite.
Thriller Romântico/Drama. Classificação indicativa: 16 anos.

El Árbol
(Espanha, 2023, 15’) dir: Charli Sangar.
Com as vozes de: Dethniel Sangar, Amaru Bold e Charli Sangar.
Sinopse: Samuel se esconde na floresta depois de sobreviver a uma batalha contra alguns fascistas. Um exército inteiro quer matá-lo. Exausto, ele decide descansar e aguardar o seu destino, mas uma árvore lhe propõe um acordo sangrento que ele não pode recusar.
Animação/Horror/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.

Creuse
(França, 2022, 13’) dir: Guillaume Scaillet.
Com: Raphaël Quenard.
Sinopse: Marc, um jovem citadino, vai para o campo, onde fica sozinho numa casa solitária. Ele está esperando sua namorada Louise, que deveria vir se juntar a ele em breve, mas ela demora a aparecer. Marc faz questão de manter a forma e fica obcecado pela rotina diária saudável que estabeleceu para si mesmo, mas o silêncio fica cada vez mais pesado e Louise ainda não chegou. Na calma ansiosa que o rodeia, Marc gradualmente é vítima do ataque de todos os tipos de sons que normalmente são ignorados e sons que normalmente não são ouvidos.
Horror Psicológico. Classificação indicativa: 16 anos.

O Limiar da Meia-Noite
(Brasil, RJ, 2023, 23’) dir: Matheus Magre.
Com: Mariana Vicente, Rodrigo Piccoli Cavalini e Monique Silva.
Sinopse: Durante uma noite fria, a jovem Ana tem seu quarto invadido por um espírito maligno: O Alfaiate, que busca uma alma inocente. Ela só está segura quando se esconde debaixo de um cobertor, de onde o espectro não pode tocá-la. Para manter sua vida, Ana propõe um acordo: ela lhe dará sua gata, Duquesa, na noite seguinte. Porém, para proteger a si mesma e ao seu gatinho, Ana irá procurar a fraqueza do Alfaiate em um antigo livro de contos de fadas.
Horror. Classificação indicativa: 16 anos.

Carne com Bife
(Brasil, SP, 2023, 9’) dir: Karen Takahara.
Sinopse: A trajetória, na forma personificada de fantoches, do terror do consumo e abuso de animais. O protagonista parece um estudante normal, mas, com o passar dos dias, seu desejo por carne começa a ficar maior até que ele não consegue mais se controlar.
Animação/Horror. Classificação indicativa: 16 anos.

Amy & I
(Holanda, 2022, 8’) dir: Bastiaan Rook.
Com: Eline Havenaar, Sytse Faber e Aris Julian.
Sinopse: Quando Amy e seu namorado jantam no restaurante onde se conheceram, tudo é colocado a limpo no relacionamento deles.
Horror/Drama. Classificação indicativa: 16 anos.

05/11 - Domingo

15h: Sessão Oficina de Cinema
Sala de Cinema do CIC
Resultado da Oficina de Magnum Borini

15h30: Estreia Curta Infantil “O Cemitério do Parque da Luz”
Sala de Cinema do CIC
Produção Vinil Filmes. Debate com Diretor Marko Martinz

16h: Gurcius Gewdner Com Muito Amor
Local: Sala de Cinema do CIC
Apresentação Gurcius Gewdner

A Nau dos Loucos - Mergulho e Decolagem de Pazucus
(Brasil, SC, 2021, 103’) dir Gurcius Gewdner
Com: Gurcius Gewdner, Ljana Carrion, Claudia “Pomba” Borba, Magnum Borini, Flávio Von Sperling, Amexa, Julie Corman, Roger Corman, Alexandre Brunoro, Alejandro Jodorowsky, Marcel Mars, Carlos Reichenbach, Olaf Möller, Ligia Marina, Richard Stanley e grande elenco.
Sinopse: Com olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno russo e faz a seguinte pergunta: Até onde pode ir um filme underground brasileiro?
Documentário. Classificação indicativa: 16 anos.

18h: Premiação FQH IV
Local: Cinema do CIC
Apresentação Lirous K’yo e Andrey Lehnemann

18h30: Sessão Longas-Metragens Vampiras
Local: Cinema do CIC
Apresentação Cláudia Pomba (RS)

A Casa das Sete Vampiras
(Brasil, RS, 2023, 24’) dir: Cláudia “Pomba” Borba.
Com: Mariana Pellin, Marina Tobias, Julia Barth, Roberta Ribeiro, Samy Sfoggia, Graziela Souza, Julia Tarragó, Patrícia Morini e Coffin Souza.
Sinopse: Na busca de exterminarem os "cor-de-rosa" do mundo e invocarem o retorno de seu messias, os "bos tauro" acabam abrindo um portal diferente. A leitura incorreta do livro misterioso os conecta à Casa das 7 Vampiras: clã de vamps sedentas que há séculos vivem em escassez de sangue humano. Da pregação absurda ao banho de sangue, uma anedota vampiresca do Brasil hoje.
Horror/Comédia. Classificação indicativa: 16 anos.

A Noite das Vampiras (estreia nacional)
(Brasil, SP, 2023, 99’) dir: Rubens Mello.
Com: Débora Munhyz, Nicole Puzzi, Liz Vamp, Petter Baiestorf, Cleiner Micceno, Alice Tarsitano, Marcio Farias, Dominique Brand, Larissa Fada, Morgana Loren e Renato Sampaio.
Sinopse: Justine, uma famosa atriz de TV, criada por pais adotivos, é convidada para conhecer sua família biológica. O encontro se dá às vésperas de uma festa que acontece anualmente para celebrar o sucesso do açougue gerido pela sua família. Mas, o que era para ser apenas uma reaproximação com sua verdadeira família, se torna algo sinistro, onde coisas absurdas acontecem, levando Justine a conhecer o verdadeiro segredo do sucesso dos negócios da família.
Horror/Comédia. Classificação indicativa: 16 anos.

Confira a programação completa do Festival em https://marte.art.br/floripaquehorror/programacao/

 

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) reitera que se encerra às 23h59 desta segunda-feira (23) o período de inscrições para o Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023. O prazo para o envio das propostas nesta edição foi recorde, contando 53 dias corridos desde o seu lançamento. Embora a FCC reconheça e se solidarize com a questão das chuvas que atingiram o estado, torna-se inviável a prorrogação, visto que, de acordo com a Lei Federal, o pagamento dos contemplados deve ocorrer ainda em 2023 e há prazos, já bastante exíguos, além de uma série de procedimentos internos que a FCC deve cumprir, ainda que não estejam expressos no cronograma divulgado aos proponentes.

Até o início da tarde desta segunda-feira, a plataforma oficial de inscrições já registrava propostas enviadas e iniciadas que representam um recorde considerando as edições mais recentes do Prêmio. A Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Edital estima que serão enviadas até o fim do dia de hoje o dobro de inscrições em relação à média dos anos anteriores. Consequentemente, será necessário o quádruplo de trabalho interno para conferência de documentação, aplicação de cotas e indutores e a avaliação pelos pareceristas, além de todos os processos necessários após o envio dos dados bancários para pagamento dos contemplados.

O prazo de trabalho para as comissões e setores envolvidos, de acordo com o cronograma interno atual, já é consideravelmente menor do que o praticado em anos anteriores, devido à liberação de recursos que o Ministério da Cultura (MinC) realizou somente em julho e às normativas que a pasta publicou até agosto de 2023. Tudo isso provocou mudanças e atrasos na finalização e no lançamento do Edital. Qualquer alteração do calendário atual impacta diretamente no cumprimento dos prazos exigidos pela Lei Federal Paulo Gustavo e torna inexequível a conclusão do Edital no prazo exigido, implicando a devolução da totalidade dos recursos ao governo federal, o que seria prejudicial ao setor audiovisual catarinense.

 

O  Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe na próxima quarta-feira (25), às 20h, o espetáculo "Rock ao Piano", com o músico Bruno Guimarães. Ingressos à venda no site Guichê Web

Bruno estudou piano erudito dos 6 aos 21 anos. Sempre apreciou as obras clássicas, mas ao desenvolver a habilidade de tirar músicas de ouvido, aos poucos passou a dar mais espaço para interpretações próprias de músicas conhecidas, principalmente de Rock e Metal, seus estilos preferidos. Embora goste muito de ouvir e de tocar tango e música erudita, foi no Rock que Bruno encontrou sua verdadeira identidade junto ao piano. Trilhando um caminho relativamente incomum para um pianista, o músico cria versões completas de Rocks conhecidos usando apenas o instrumento acústico, tocando desde a melodia até a base feita pela banda. Suas grandes influências são Pink Floyd, Queen, Dream Theater, Symphony X, System of a Down, Metallica e Legião Urbana.

Classificação indicativa: 5 anos