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No último dia 11 de abril, funcionários da Fundação Cultural de Joinville, da Fundação Turística e um representante da comunidade do bairro Aventureiro participaram de reunião no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). O encontro foi para organizar uma “força tarefa” com a finalidade de divulgar e conseguir aprovação do projeto de estruturação turística do Sambaqui Guaíra, no bairro Aventureiro, em Joinville.

A proposta de implantação de uma área de lazer e turismo no entorno do sambaqui é resultado da mobilização da comunidade, que há anos discute este projeto de forma participativa. Com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e da Fundação Turística, o desejo dos moradores do Aventureiro se transformou em um projeto de estruturação turística encaminhado no início deste ano para o Ministério do Turismo.

O morador Belmiro Thiesen, um dos pioneiros dessa causa, iniciou a mobilização na comunidade por meio do projeto “Povo das Conchas”, que contou com apoio da Fundação Cultural de Joinville e do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.

Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico dessa estruturação foram coordenados pelos moradores do bairro, por meio de um recurso financeiro aprovado pelo Simdec, com apoio de diversos órgãos municipais, como o Museu de Sambaqui, Fundema, IPPUJ e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico, Arqueológico e Natural (Comphan). A mobilização da comunidade do Aventureiro, junto com outras associações daquela região, é um exemplo importante de como a comunidade pode atuar, não apenas na preservação do patrimônio arqueológico, mas também propondo como um bem cultural pode ser usufruído pelas pessoas.

O Sambaqui Guaíra tem 5,2 mil anos. Esse patrimônio está localizado em uma área de mais de mil metros quadrados, entre as ruas Peixes, Claudio Lopes e Alois Finder, na encosta de um pequeno morro. Por estar em local densamente povoado, com cerca de 38 mil habitantes, a área verde do entorno do sítio é um local reivindicado pela comunidade para um projeto de melhorias de lazer e turismo.

Fonte: Fundação Cultural de Joinville

Estão abertas até 31 de julho de 2014, as submissões de candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco. A proposição de candidaturas tem por objeto a nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil de 2014. As candidaturas serão num intervalo de 00 (zero) até 10 (dez) documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), quanto audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Desde que, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira.

O Edital MOWBrasil 2014 acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável e excepcional para a memória documental brasileira, estimulando a candidatura de acervos que se enquadrem nos parâmetros definidos no Edital MOWBrasil 2014.

O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO foi criado em setembro de 2004, pelo Ministério da Cultura – MinC. Desde a instalação oficial em 2007, o Comitê lançou 07 (sete) editais, resultando em 63 (sessenta e três) acervos nominados.

As candidaturas devem ser enviadas, até 31 de julho de 2014, postados para o endereço abaixo, com Aviso de Recebimento – AR, até a mesma data.

Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MOWBrasil
Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil – 2014
Arquivo Nacional
Divisão de Protocolo e Arquivo
Praça da República, 173 - Centro
Rio de Janeiro – RJ
20.211-350

As candidaturas aprovadas à nominação do Edital MOWBrasil 2014 serão divulgadas até 10 de outubro de 2014.

Pedidos de esclarecimentos e dúvidas referentes ao Edital e seu Regulamento deverão ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou o telefone (55 21) 2179-1290.

Veja publicação no DOU.

Fonte: Ascom/MinC

Vinte anos depois dos primeiros "rabiscos", feitos despretensiosamente em versos de papéis de propaganda, a artista plástica Elza Bonnassis da Nova terá seus desenhos expostos no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis. A mostra Traçando linhas, ligando pontos tem visitação gratuita e vai até 25 de maio.
 
Artista plástica por formação, Elza sempre encarou os desenhos como uma brincadeira, um passatempo que a acalmava durante seus horários de intervalo no trabalho que desenvolve como mediadora do Museu Histórico de Santa Catarina. Suas obras sempre chamavam a atenção de quem a via desenhando. Certo dia, em 2013, uma visitante chamada Carla ficou admirada com Elza e propôs que a artista divulgasse seus trabalhos para o público. Alguns meses depois, Carla voltou ao museu e presenteou Elza com materiais mais sofisticados e encomendou algumas obras que depois voltaria para buscar. A partir daí, a produção da artista só aumentou e deu origem à exposição que conta com mais de 30 desenhos.
 
Sobre a artista
 
A florianopolitana Elza Bonnassis da Nova é formada em Artes Plásticas pela Udesc (1986), foi professora da Escolinha de Arte da FCC de 1966 a 2008, colaborou com o livro Fazer Criando e escreveu Teatro, Vida e Movimento. Atualmente, atua como mediadora no Museu Histórico de Santa Catarina.
 
Serviço:
 
O quê: Exposição Traçando linhas, ligando pontos - Elza Bonnassis da Nova
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis/SC)
Visitação: de 24 de abril a 25 de maio de 2014. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6365

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) lançou no último dia 24 de abril o Catálogo Geral de obras da instituição. A publicação conta com fotos de 2.936 obras do acervo, dados técnicos, fotos das exposições que o MARGS realizou desde 2011 e textos sobre a política institucional. É uma obra de consulta que documenta a amplitude do acervo deste que pode ser considerado o mais importante museu de arte do Rio Grande do Sul.

O Catálogo Geral é parte integrante do Projeto de Digitalização do Acervo do MARGS e foi financiado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Executado em dois anos, ele cumpre diversas metas que visam assegurar a integridade dos dados das obras, seu acesso público e a otimização de consulta para exposi- ções, publicações e empréstimos de obras para exposições de outras instituições, atividades que o museu realiza cotidianamente.

O MARGS é um museu enciclopédico que possui obras localizadas entre meados do século XIX e a contemporaneidade. Sua coleções representam a arte brasileira como um todo, possuindo uma grande concentração de arte do Rio Grande do Sul destes períodos. O museu possui ainda um significativo volume de obras de arte estrangeira, com um núcleo de pintura europeia e artistas estrangeiros de outros países, principalmente dos anos de 1970 em diante. O museu possui também uma coleção de design recentemente iniciada.

Mais informações:
Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Telefone: (51) 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br

Fonte: Museu de Arte do Rio Grande do Sul

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) lançou edital oferecendo bolsas de pesquisa, variando da iniciação científica a bolsas para profissionais com graduação completa, mestrado ou doutorado. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das ciências humanas e das sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquivologia, biblioteconomia, arquitetura, conservação e restauração e turismo.

As inscrições para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área de Cultura vão até 9 de maio de 2014 e só podem ser feitas por correio por serviço de encomenda expressa (Sedex ou similar). As entrevistas ocorrerão de 20 a 29 de maio. O resultado será publicado até 30 de maio. Os novos bolsistas começarão seus trabalhos no dia 1º de agosto de 2014 ou de acordo com o cronograma de execução do respectivo projeto.

Para conhecer o detalhamento de todas as etapas do concurso no Edital para seleção de bolsistas de pesquisa e baixar o formulário de inscrição, visite nosso site.

Mais informações:
Centro de Pesquisa
Telefone: (21) 3289-8640/41/42
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Centro de Memória e Informação
Telefone: (21) 3289-8662
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bolsas de Iniciação Científica
Telefone: (21) 3289-8642
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fonte: Fundação Casa de Rui Barbosa