FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados” tem como objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores, gestores culturais, dentre outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, para apresentar, debater, mapear e divulgar pesquisas, experiências institucionais, práticas de preservação e políticas públicas acerca do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, em diversos espaços culturais de Florianópolis.

O evento terá duas conferências para as quais serão convidados profissionais com larga experiência no campo do Patrimônio Cultural, duas mesas redondas (compostas por relatos de experiências de projetos e atividades relativas ao Patrimônio Cultural desenvolvidos por universidades, instituições culturais e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais em Santa Catarina) e cinco sessões temáticas de comunicação nas quais será possível a inscrição de trabalhos.

As sessões estarão organizadas em torno das seguintes temáticas: Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização; Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação; Patrimônio e Processos de Musealização; Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares; Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação. O evento terá ainda sessão de lançamento de livros e uma plenária final, com o relato dos coordenadores dos GTS, fazendo um balanço das apresentações de trabalho e encaminhamentos.

Programação:

Dia 21 de novembro:

Das 8h às 9h: Credenciamento
9h: Abertura
Das 9h30min às 12h: Conferência de Abertura (Professora Doutora Márcia Chuva - UniRio)
Das 12h às 14h: Intervalo
Das 14h às 17h: Mesa redonda 1 - Experiências de Políticas e Gestão de Espaços de Memória 
Participantes: Sueli Maria Vanzuita Petry (Arquivo Histórico José Ferreira da Silva - Blumenau/SC); Miriam Carbonera (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina); Fernanda Ben (Museu Histórico de Pinhalzinho). 
Coordenação: Professora Elison Antonio Paim (UFSC)
17h30min: Lançamento de livros
Das 18h30min às 21h: Mesa redonda 2 - Políticas e Ações de Difusão do Patrimônio Cultural
Participantes: Liliane Janine Nizzola (superintendente do Iphan/SC); Andrea Marques Dal Grande (diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura); Marco Antônio Figueiredo Ballester Junior (museólogo da Fundação Genésio Miranda Lins - Itajaí/SC).

Dia 22 de novembro:

Das 8h às 12h: Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)
Das 12h às 14h: Intervalo
Das 14h às 17h: Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)
Das 17h às 17h30min: Intervalo
Das 17h30min às 19h: Plenária de discussão dos encaminhamentos / resultados das discussões
Das 19h às 21h30min: Conferência de encerramento (Professora Doutora Silvana Rubino - Unicamp)

Sessões temáticas:
 
1 - Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização
Coordenação: Janice Gonçalves (professora do curso de História da Udesc)
 
2 - Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação
Coordenação: Letícia Borges Nedel (professora dos cursos de História e Museologia da UFSC)
Thainá Castro Costa Figueiredo Lopes (doutoranda pela UFJF e professora do curso de graduação em Museologia da UFSC)
 
3 - Patrimônio e Processos de Musealização
Coordenação: Maurício Rafael (museólogo da Fundação Catarinense de Cultura)
Viviane Wermelinger (museóloga do Museu de Arquelogia e Etnologia da UFSC)
 
4 - Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares 
Coordenação: Andréa Ferreira Delgado (professora do departamento de Metodologia de Ensino da UFSC)
Maria Teresa dos Santos Cunha (professora do curso de História da Udesc)
 
5 - Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação 
Coordenação: Maria de Fátima Guimarães (professora da Universidade São Francisco)
 

Locais de realização:

Conferências e Mesas Redondas: Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Simpósios Temáticos:
Auditório da Casa de Memória
Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Auditório do Badesc
Auditório da Academia Catarinense de Letras

Cronograma:

De 09/09 a 09/10/2013: Período de inscrições de trabalhos (resumos).
De 09/10 a 20/10/2013: Seleção dos trabalhos (a partir dos resumos).
21/10/2013: Divulgação dos trabalhos selecionados.
20/11/2013: Data-limite para envio do texto completo.
De 09/09 a 20/11/2013: Período de inscrições de ouvintes.

Inscrições:

As inscrições podem ser feitas em uma das duas modalidades: ouvintes ou apresentadores de trabalho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico. No caso de apresentadores de trabalho, cada proponente deverá escolher apenas uma sessão temática de comunicação e apresentar apenas uma proposta de trabalho.

Informações: no site do evento ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comissão Organizadora:

Profa Mônica Martins da Silva- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Prof. Elison Antônio Paim- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Profa Janice Gonçalves - LabPac/UDESC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)
Arquiteta Melina Valença Marcondes (Fundação Catarinense de Cultura)

Fonte: ANPUH - Seção SC

A Pinacoteca do Estado de São Paulo convida a uma imersão em seus espaços, uma visita/estágio, proporcionando ao participante um contato com o funcionamento das diversas áreas do museu. Serão três dias de atividades, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2013, em palestras, com os responsáveis de cada área.

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) o convida, então, a participar dessa ação, se inscrevendo pelo site www.sisemsp.org.br até 23 de setembro. São oferecidas 80 vagas.

Fonte: Pinacoteca de SP

Estarão abertas de 1 a 16 de outubro de 2013 as inscrições do processo seletivo para ingresso de alunos no Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille, para o ano 2014. Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de diferentes formações: gestores culturais e ambientais, profissionais que atuam em museus, arquivos, centros culturais e de memória, professores, advogados, comunicadores visuais, administradores e demais profissionais da área de Sociais e Humanidades que queiram ou necessitem ampliar sua formação.
 
As inscrições para op processo seletivo devem ser feitas de segunda a quarta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h; quinta e sexta-feira, das 14h às 16h e das 17h às 21h (com exceção do dia 14 de outubro, quando não haverá expediente na Univille. Taxa de inscrição é de R$ 110. 
 
 
Mais informações estão disponíveis no edital abaixo.

Fonte: Univille

Dentro da programação da 7ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Histórico de Itajaí abrirá a exposição Janelas da Fé – N. Sra. do Rosário dos Pretos, de 20 a 27 de setembro de 2013. A visitação é gratuita de pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h; e domingo, das 14h às 18h.

A mostra abordará o ritual dedicado à virgem do Rosário, nascido das mentalidades da cultura católica e afro e que desenharam a festa em Itajaí sob forte nuances de transculturação em território sulista. Mais que uma performance religiosa, a devoção é composta de valores que vão desde a organização hierárquica do evento até o sincretismo religioso demarcado pelos contornos da comunhão familiar, da música, dos adereços entre outros.

Paralelamente, ocorrerão também atividades de educação patrimonial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com alunos(as) do Ensino Fundamental e em especial a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Básica João Duarte (bairro São João) onde o rito é praticado anualmente.

Contato:
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (47) 3348-1335

Fonte: Museu Histórico de Itajaí

Fonte: Museu do Lixo