O Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou edital para seleção de projetos visando dar continuidade ao Inventário Nacional de Referências Culturais Guarani Mbya. Serão selecionadas duas propostas para realizar o inventário. Uma delas deverá ter como escopo territorial os estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo, e a outra Paraná e Santa Catarina.
As propostas deverão se fundamentar no instrumento oficial do IPHAN para identificação do patrimônio imaterial, o Inventário Nacional de Referências Culturais e ter como pressuposto a participação ativa e decisória da população Mbyá Guarani no processo de pesquisa, além de viabilizar formas de mobilização comunitária que possibilite a troca de conhecimentos entre aldeias e entre gerações.
Podem participar entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Os interessados deverão incluir proposta no SICONV, até 12 de julho de 2013. Informações pelo telefone (61) 2024-5400/01 ou e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Acesse o Edital
Fonte: Iphan
O Instituto Claro, financiado pela empresa de telefonia homônima, publicou o Edital Instituto Claro - Novas Ideias para o que temos ao Redor, com objetivo de identificar e fomentar iniciativas que estimulem os jovens de ambientes urbanos a aplicar e compartilhar suas criações na melhoria de suas comunidades e dos espaços onde vivem. Serão apoiados projetos de organizações da sociedade civil que atuem na área social ou cultural, e os valores financiados variam de R$ 60 mil a R$ 175 mil.
INSCRIÇÃO: 09 de abril a 10 de maio de 2013
SELEÇÃO: de maio a julho de 2013
RESULTADOS: a partir de setembro de 2013
Mais informações no site
Fonte: Instituto Claro
O ciclo de discussões Conversando sobre Museu, uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), chega no dia 28 de maio a Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina. O evento, que conta com a parceria do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense.
Interessados em participar do Conversando sobre Museu poderão se inscrever gratuitamente, preenchendo o formulário disponível no link que está no final desta matéria. As inscrições podem ser feitas até 24 de maio.
Palestras e debates entre os participantes fazem parte da programação do evento, cujo tema será Exposição Museológica: ponte entre o acervo e o público, partindo da ideia que, atualmente, dentro das várias funções desempenhadas pelos museus, destaca-se a comunicação de seu acervo e de suas pesquisas junto ao público, tendo nas exposições seu principal expoente.
Foram convidados para participar como palestrantes/debatedores os seguintes profissionais:
- Caroline Martello (Museóloga, coordenadora do Museu do Vinho Mário de Pellegrin - Videira e consultora da Viés Cultural Museologia);
- Denise Argenta (Mestre em Patrimônio Cultural, coordenadora do setor museológico e educativo do Ceom/Unochapecó);
- Renilton Roberto da Silva (Museólogo, servidor da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, vinculado ao Sistema Estadual de Museus - SEM/SC);
- Mediação: Maurício Rafael (Museólogo, servidor da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC)
Serviço:
O quê: Conversando sobre Museu
Tema: Exposição Museológica – ponte entre o acervo e o público
Quando: 28 de maio de 2013, das 14h às 17h
Onde: Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó) - Rua Líbano, 111-D - Bairro Passos dos Fortes, Chapecó, SC.
INSCRIÇÕES: http://tinyurl.com/conversando2013
Fonte: Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
A Caixa está com inscrições abertas para a seleção de projetos culturais a serem realizados em 2014. Os interessados poderão se inscrever em três dos programas culturais da Caixa: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, Apoio ao Artesanato Brasileiro e Apoio a Festivais de Teatro e Dança. Todas as informações necessárias a participação nos programas estarão disponíveis no regulamentos, no site http://www.programasculturaiscaixa.com.br.
As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, até o dia 27 de maio de 2013, às 18h (horário de Brasília), e somente as inscrições preenchidas corretamente serão acatadas. Não serão aceitos projetos enviados por outros meios. As dúvidas, relacionadas aos programas, deverão ser encaminhadas por meio da ferramenta Fale Conosco, disponível no site de inscrição.
Programas Culturais - A Caixa mantém quatro programas de apoio à cultura: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, Apoio a Festivais de Teatro e Dança, Apoio ao Artesanato Brasileiro e Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro. Este último é bianual, tendo contemplado no ano passado 12 projetos com um investimento total de R$ 2,38 milhões.
O Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural vai selecionar projetos para compor a programação dos Espaços em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no período compreendido entre os meses de março de 2014 e fevereiro de 2015. O valor máximo de patrocínio, por cidade solicitada, é de R$ 300 mil. Cada proponente pode apresenta até dez projetos, podendo cada um ser realizado em uma ou mais cidades com Caixa Cultural.
Serão aceitos projetos de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances); teatro (contemporâneo, físico, circo-teatro, performance de palco, etc.), dança (contemporânea, clássica, dança-teatro, etc.); música e cinema. Poderão ser apresentados ainda, projetos para palestras, encontros, cursos, leituras dramatizadas, oficinas e lançamento de livros.
O Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro vai selecionar projetos que visem o desenvolvimento de comunidades artesãs e a valorização do artesanato tradicional brasileiro. O projeto pode contemplar uma ou mais unidades produtivas, ainda que em municípios ou localidades diferentes. Cada proponente pode apresentar um único projeto e o valor máximo concedido será de R$ 50 mil.
O Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança selecionará projetos de festivais em todo o território nacional, a serem realizados no período de janeiro a dezembro de 2014. O valor máximo concedido será de R$ 200 mil. Serão considerados somente os festivais que contemplem a partir de cinco companhias ou grupos de teatro/dança participantes, e que tenham, no mínimo, dez espetáculos distintos, além de palestras, oficinas e cursos.
Projetos realizados em 2012 - A Caixa selecionou no ano passado, 291 projetos para ocupação dos espaços da Caixa Cultural para realização, no período de março de 2013 a fevereiro de 2014, com um investimento de R$ 37,1 milhões.
Para festivais, foram destinados R$ 3,7 milhões, que contemplam a realização de 47 projetos - 19 de dança e 28 de teatro. Já o Programa de Artesanato selecionou 19 projetos, para realização ao longo de 2013, com investimento de R$ 570 mil.
O Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro selecionou 12 projetos para realização ao longo de 2013 e 2014. Com lançamento a cada dois anos, a próxima seleção será aberta em 2014.
Fonte: Caixa Econômica Federal
Já estão disponíveis as novas publicações da atividade de Educação Patrimonial. As Fichas e o Manual de Aplicação direcionados à realização do inventário pedagógico nas 313 escolas estaduais e municipais que aderiram neste ano à nova atividade são parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). As fichas para o inventário foram desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) adaptando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais - INRC. As publicações estão em versão preliminar neste primeiro ano e ficarão disponíveis para download no site do IPHANe do Mais Educação.
Além das publicações, o kit completo para realizar as atividades é composto por cinco máquinas fotográficas com a função filmagem; cinco gravadores de áudio digital (MP3); um HD externo; um tripé de câmera; fichas para o inventário impressas reunidas em fichários; cartucho colorido de impressora ou apoio para serviço de impressão; RS 1 mil como apoio para as saídas de campo; R$ 700 para produzir exposições, encontros, rodas de memória, mostras de filmes e outros documentos, a partir dos resultados do inventário.
O recurso chega às escolas via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além disso, o Programa Mais Educação está inserido no Plano Brasil Sem Miséria, ação prioritária do Governo Federal. O IPHAN participa da iniciativa atuando na implantação de políticas públicas de patrimônio cultural entendendo-as, também, como políticas sociais e de educação, tendo a cultura como importante eixo de desenvolvimento local.
A parceria entre IPHAN e MEC teve início em 2010 e se consolidou com a participação do Ministério no II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (II ENEP), realizado em Ouro Preto (MG) em julho de 2011. A partir de então, a Educação Patrimonial passou a integrar o macro-campo Cultura e Artes do Programa Mais Educação.
Nos sites do IPHAN e do MEC está disponível o material de orientação para a realização do inventário e a utilização das fichas. Esse material pretende familiarizar o público escolar com conceitos importantes para o trabalho como, por exemplo, cultura, memória e identidade. O IPHAN irá disponibilizar também, na continuidade da parceria, um repertório de possíveis ações educativas ligadas ao tema.
O Programa Mais Educação envolve, atualmente, 30 mil escolas das redes municipais e estaduais e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
Trata-se da construção de uma iniciativa intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Desta forma, há o reconhecimento de que a educação deve ser pensada para além dos muros da escola, e considerar a cidade, o bairro e os bens culturais como potencialmente educadores.
Fazem parte do programa o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União.
Outras notícias sobre Educação Patrimonial no endereço http://educacaopatrimonial.wordpress.com/
Fonte: Site IPHAN