Discutir o papel das redes sociais na difusão da cultura museológica. Com esse propósito, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) realiza a quarta edição do evento anual Primavera dos Museus. De 20 a 26 de setembro, museus de todo o Brasil realizarão mais de 700 atividades culturais. Haverá exposições, debates, seminários, palestras, saraus, performances, mostras cinematográficas, entre outras iniciativas culturais.
Desde a primeira edição, em 2007, a Primavera dos Museus reuniu mais de 3.000 eventos em âmbito nacional relacionados à área museológica. O objetivo é propor novas conectividades, diálogos, trocas e interações com a sociedade. Este ano, a escolha do tema contemplou um assunto importante para a democratização de acesso aos museus na era tecnológica. Segundo o presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior, a ideia surgiu da necessidade de discutir a importância das redes sociais para ampliar os debates e criar canais de interação. “Nossa intenção é aproximar os museus do público jovem e, com isso, possibilitar a renovação na linguagem das instituições”, explica.
A discussão sobre os museus e as redes sociais demonstra a conexão dos museus com temas atuais, utilizando presente e passado para pensar o futuro. A programação completa para cada estado está disponível no site do Ibram: www.museus.gov.br