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A ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou, no último dia 31 de julho, dois editais públicos do programa Conexão Cultura Brasil voltados para internacionalização cultural do país. A meta é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios. Os editais foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Para a ministra, os dois programas contribuirão na qualificação de profissionais nas artes e no empreendedorismo cultural. "No mundo moderno, as pessoas não querem só fazer advocacia e medicina. A economia criativa é o forte do século XXI. É uma excelente oportunidade para eles terem uma experiência".

Um dos editais, o Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, abre a oportunidade para cerca 400 pessoas fazerem cursos no Brasil e no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas seguintes áreas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural. O edital também permite a participação em eventos e atividades promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

O programa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.

Para participar, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino e ser pré-aprovado por ela. As instituições que já manifestaram interesse em receber os brasileiros são o Instituto Europeu de Design, a Federculture da Itália, a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre, o The Globe Theatre, a BBC Scottish Symphony, o Science Museum e o Festival de Edimburgo.

O próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura o documento da instituição estrangeira (carta-convite). Uma comissão com integrantes do ministério e de entidades vinculadas irá selecionar os agraciados pelo edital. As inscrições para os dois editais serão feitas no SALICWEB.

As dúvidas dos interessados poderão ser esclarecidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A contrapartida dos selecionados é, ao voltar para o Brasil, multiplicar o conhecimento adquirido, ou seja, apresentar o que foi desenvolvido no exterior, um espetáculo teatral ou uma oficina de cenografia, por exemplo.

O ministério irá financiar as passagens, as diárias dos brasileiros e os deslocamentos. O edital pode ser acessado no endereço do DOU.

O segundo edital, Conexão Cultura Negócios, conta com o orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e objetiva levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional. "Há o reconhecimento deste ministério de que a Cultura gera negócios. A economia criativa é um eixo poderoso para o desenvolvimento econômico, por isso, o apoio à ida de delegações de produtores e empreendedores culturais para grandes eventos de negócios e aos cursos na área cultural", avaliou o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho.

Os eventos são o Festival de Música Womex 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha (de 22 a 26 de outubro); o Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil, no Chile (de 3 a 18 de janeiro de 2015) e a Feira de Arte Contemporânea ARCO Madrid (25 de fevereiro a 1º de março de 2015). O texto integral do edital pode ser acessado no endereço no DOU.

:: Mais informações no site do MinC

Fonte: Ministério da Cultura

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, por meio do Arquivo Histórico, promove até 31 de agosto a exposição Balneário Camboriú - 50 anos de história. São 62 painéis que mostram imagens antigas e atuais da cidade, sob o mesmo ângulo. 
 
A exposição está dividida em dois módulos, um à esquerda da entrada principal e outro nas proximidades da loja Marisa. O objetivo é permitir ao público o acompanhamento da evolução da cidade, seja na infraestrutura urbana ou no aspecto social. A visitação é das 11h às 23h. 
 
Mais informações: FCBC (47) 3366-5325, das 13h às 19h.

Fonte: Informativo Rede Marketing Cultural- 30/07/2014

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou no último dia 1º de agosto, no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa Nº 01 de 31 de julho de 2014 que regulamenta os artigos 11 e 12 do Decreto nº 8.124, de 17 de outubro de 2013, que institui o Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM). O INBCM é um instrumento de inserção periódica de dados sobre os bens culturais musealizados que integram os acervos museológico, bibliográfico e arquivístico dos museus brasileiros, para fins de identificação, acautelamento e preservação, previstos na Política Nacional de Museus.

O Ibram coordenará e manterá atualizado o INBCM, sendo os museus responsáveis pelo conteúdo e envio dos dados sobre os seus bens culturais musealizados. As informações ao INBCM deverão ser anualmente enviadas ao Departamento de Processos Museais (DPMUS).

Etapas - A implementação do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados será feita em três etapas: definição dos elementos de descrição que irão compor as informações sobre os bens culturais musealizados que deverão ser declarados no INBCM; publicação das recomendações técnicas para o preenchimento dos elementos de descrição sobre os bens culturais musealizados; e publicação das recomendações para envio e consulta das informações do INBCM ao Ibram.

“A resolução abre o processo de implementação desse instrumento de grande importância para o campo museológico. É um passo positivo a caminho da inventariação de todos os bens já musealizados no País, uma grande conquista do nosso campo”, afirmou o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo.

Uma nova resolução, a ser publicada em breve, irá tratar dos parâmetros mínimos para o repasse de informações sobre os bens culturais musealizados ao Ibram. Os parâmetros entrarão em vigor apenas após o lançamento, pelo Ibram, dos manuais pertinentes.
 

Fonte: Ibram

Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha.
 
O curso é totalmente gratuito e serão oferecidas 40 vagas. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site do Itaú Cultural.
 
 

Fonte: Itaú Cultural

Após o encerramento do prazo para validação e mensuração dos formulários enviados ao Cadastro Catarinense de Museus, no último dia 31 de julho, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), convida as instituições de todo o Estado a manterem seus dados atualizados, e às que ainda não preencheram o cadastro, que o façam para garantir a adesão ao Sistema. O Cadastro Catarinense de Museus atende ao eixo de Gestão da Política e do Plano Setorial de Museus (aprovado em 2013), e tem  por finalidade a criação de uma ferramenta de avaliação da atuação dos museus catarinenses. Até a data de corte, 136 museus haviam respondido ao questionário.
 
O desenvolvimento desse cadastro surgiu da necessidade de uma maior produção de informações, de forma sistêmica e periódica, sobre os museus no estado de Santa Catarina ao longo dos tempos. Neste sentido, torna-se estratégico identificar o panorama museal do estado e elaborar um diagnóstico mais aprofundado que identifique suas potencialidades e limitações. Uma possibilidade de gerar indicadores sobre o setor, fundamental para a elaboração das metas do Plano Setorial de Museus e, consequentemente, qualificar as propostas de políticas públicas para os museus. 
 
O objetivo desse trabalho é apresentar os dados para a análise do campo museal para a sociedade e oferecer parâmetros orientadores para a ação dos museus no estado. Com isso fomenta-se as discussões das políticas e ações voltadas aos museus e se torna possível propor novos rumos à elaboração de produtos para o desenvolvimento do setor.
 
Entretanto, o SEM/SC reforça a solicitação para que as demais instituições que ainda não encaminharam suas informações, as enviem pois o Cadastro Catarinense de Museus é um programa contínuo de coleta e atualização do campo museológico em Santa Catarina. A adesão ao Sistema Estadual de Museus, agora, estará vinculada ao preenchimento e fornecimento das informações do Museu ao Cadastro.
 
• Solicite seu caderno de orientações para o preenchimento do Cadastro Catarinense de Museus: 3664-2604 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Download do cadastro: pdf | tamanho: 19.19 MB | BAIXAR

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

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