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O professor universitário Carlos Roberto Brandão tomou posse na manhã desta terça-feira (25/02) como presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pelas políticas nacionais para museus no país. Brandão substitui Angelo Oswaldo de Araújo, que deixou o posto em dezembro passado e assumiu a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
 
Responsável por 29 museus federais e com seis anos de existência, o Ibram foi criado ainda na primeira gestão de Juca Ferreira à frente do Ministério da Cultura. "Tenho toda a confiança [em Brandão]. Eu fiz uma opção pela qualidade técnica, pela experiência, pela lucidez no trato da questão dos museus", resumiu o ministro, ao saudar o novo presidente do instituto.  
 
Na avaliação do ministro, os museus e também as bibliotecas públicas são equipamentos culturais fundamentais para a democratização da cultura e que precisam de uma estrutura "que esteja na altura da grandeza do país". Para isso, disse Juca Ferreira, é necessária uma atenção especial do Estado na formulação de políticas públicas adequadas para infraestrutura e qualificação de servidores.
 
"São equipamentos culturais no Brasil que precisam de muito mais carinho da sociedade e do governo", afirmou o ministro. "Precisamos fortalecer os nossos museus, tanto ampliando a rede quanto qualificando e dando condições aos técnicos, aos museólogos de construírem, de fato, uma estrutura que esteja na altura da grandeza do país."
Posse
 
Mestre e doutor em Ciências Biológicas, com foco em Zoologia, pela Universidade de São Paulo, (USP), Carlos Roberto Brandão foi diretor do Museu de Zoologia da USP, membro suplente do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do Ministério da Cultura. Também presidiu o Comitê Executivo do Conselho Internacional de Museus (Icom) no período de 2006 a 2010, permanecendo como integrante do Icom até 2013.
 
Em seu discurso, Brandão afirmou que, entre os muitos desafios da sua gestão, estará o trabalho de promover mais atividades de formação profissional aos servidores e profissionais do setor.
 
"A fé inabalável que tenho na capacidade dos museus de transformarem o mundo em um lugar melhor, mais facilmente habitável, mais justo e democrático, é o que me impulsiona e me dá a força necessária [para cumprir a tarefa de presidente do Ibram]. Conto com todos", conclamou Brandão. 
 
A transmissão de cargo foi realizada na sede do instituto, em Brasília, e marcada pela presença de servidores, diplomatas, profissionais do setor e convidados.  "O Ibram é uma autarquia consolidada. Tem como norte o estatuto de museu, o plano setorial de museus, e conta com instâncias participativas estabelecidas", apontou a chefe de gabinete do instituto, Eneida Braga.
 
Ao prestar homenagens aos seus ex-colegas, Angelo Oswaldo destacou que pretende continuar a parceria com o instituto e que deseja que Brandão tenha a mesma recepção que teve pela equipe. 
 
"Trabalharemos juntos. Os museus mineiros trabalharão de forma integrada [com o Ibram]", prometeu. "Sempre houve um espírito de corpo, de família, de adesão a um projeto museal para o Brasil. Os museus são uma realidade viva, dinâmica, contemporânea. Eles abrem caminho para o futuro do nosso país."

Fonte: Assessoria de Comunicação MinC

Durante a primeira reunião de 2015, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 506 dos 531 projetos culturais analisados. Com a aprovação, os autores das propostas estão autorizados pelo Ministério da Cultura (MinC) a captar recursos por meio de renúncia fiscal, como prevê a Lei Rouanet. 
 
O encontro, realizado de 2 a 6 de fevereiro, em Brasília, também foi marcado pela posse de 16 novos integrantes, a recondução de cinco membros para o biênio 2015/2016 e, para os novatos, o treinamento sobre o uso do sistema do ministério, o Salic, para análise de projetos.
 
A comissão é um órgão colegiado formado por representantes de secretarias do Ministério da Cultura e entidades vinculadas, da classe artística, empresarial e sociedade civil. 
 
O grupo se reúne mensalmente com finalidade de analisar e opinar sobre as propostas encaminhadas ao Ministério da Cultura. Dos 21 integrantes, sete são titulares e 14 são suplentes das áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, empresariado nacional, humanidades, música e patrimônio.
 
Para os que tiveram seus projetos indeferidos, há um prazo de 10 dias corridos para entrar com recurso a partir do dia 9 de fevereiro.
 
Vale lembrar que o investimento nos projetos culturais pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas, com dedução do imposto devido de até 4% no caso de empresas e até 6% para pessoas físicas.
 
A próxima reunião da CNIC está prevista para os dias 10 a 12 de março, na cidade de Catalão, em Goiás. 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação MinC

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que visa preencher uma vaga de Técnico Universitário Superior na função de Museólogo. A remuneração é de R$ 4.800,00, para jornada semanal de 40 horas.
 
O contratado deverá permanecer duas semanas ao mês no Ecomuseu Ilha Grande, em Angra dos Reis, e cumprir o restante da carga horária no Campus Maracanã.
 
Para participar do concurso é preciso ter formação superior e preencher a ficha no site www.srh.uerj.br entre os dias 10 de fevereiro de 2015 e 10 de março de 2015. Também é possível se inscrever no campus da UERJ, que fica na Rua São Francisco Xavier, nº 524, 1 º andar, sala 03, Bloco E, Centro de Treinamento, das 9h às 16h. É cobrada uma taxa de R$ 120,00.
 
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas de prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos, sendo as duas primeiras previstas para serem realizadas no dia 12 de abril de 2015.
 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação UERJ

A Fundação Cultural de Navegantes comunica, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições de projetos para obtenção dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, através do Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultura.
 
Os projetos deverão ser protocolados na sede da Fundação Cultural de Navegantes, a Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro, Navegantes (Centro Integrado de Cultura), no período de 18 de fevereiro a 02 de março de 2015, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Dúvidas através do telefone (47) 3342-3586, com Fátima.
 

Fonte: Ascom/Fundação Cultural de Navegantes

O setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa estará recebendo, entre os dias 1 de fevereiro e 1 de março de 2015, propostas para apresentação de trabalhos no VI Seminário Internacional de Políticas Culturais, que será realizado nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2015. Serão aceitos somente trabalhos que tenham foco na área de políticas culturais. O objetivo é a apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área de políticas culturais.
 
Inscrições
Poderão submeter trabalhos estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores, gestores e professores de instituições de nível superior. O número máximo de autores por artigo será de três. O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., constando em assunto “submissão de artigo”. As inscrições são gratuitas.
 
Normas para formatação
O trabalho deve ser um artigo completo, que deverá ter entre 10 e 15 laudas (incluindo as referências bibliográficas). Os textos deverão ser escritos em Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5 e formato Word. O arquivo deverá ter o nome do autor (ou do 1º, quando houver mais de um).
Na primeira página do texto devem constar os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa-alta e em negrito; nome completo do(s) autor(es) alinhados à direita, indicando em nota de rodapé o grau de formação, vínculos institucionais e e-mail; resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
 
 
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

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