Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que visa preencher uma vaga de Técnico Universitário Superior na função de Museólogo. A remuneração é de R$ 4.800,00, para jornada semanal de 40 horas.
O contratado deverá permanecer duas semanas ao mês no Ecomuseu Ilha Grande, em Angra dos Reis, e cumprir o restante da carga horária no Campus Maracanã.
Para participar do concurso é preciso ter formação superior e preencher a ficha no site www.srh.uerj.br entre os dias 10 de fevereiro de 2015 e 10 de março de 2015. Também é possível se inscrever no campus da UERJ, que fica na Rua São Francisco Xavier, nº 524, 1 º andar, sala 03, Bloco E, Centro de Treinamento, das 9h às 16h. É cobrada uma taxa de R$ 120,00.
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas de prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos, sendo as duas primeiras previstas para serem realizadas no dia 12 de abril de 2015.
A Fundação Cultural de Navegantes comunica, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições de projetos para obtenção dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, através do Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultura.
Os projetos deverão ser protocolados na sede da Fundação Cultural de Navegantes, a Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro, Navegantes (Centro Integrado de Cultura), no período de 18 de fevereiro a 02 de março de 2015, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Dúvidas através do telefone (47) 3342-3586, com Fátima.
O setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa estará recebendo, entre os dias 1 de fevereiro e 1 de março de 2015, propostas para apresentação de trabalhos no VI Seminário Internacional de Políticas Culturais, que será realizado nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2015. Serão aceitos somente trabalhos que tenham foco na área de políticas culturais. O objetivo é a apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área de políticas culturais.
Inscrições
Poderão submeter trabalhos estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores, gestores e professores de instituições de nível superior. O número máximo de autores por artigo será de três. O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., constando em assunto “submissão de artigo”. As inscrições são gratuitas.
Normas para formatação
O trabalho deve ser um artigo completo, que deverá ter entre 10 e 15 laudas (incluindo as referências bibliográficas). Os textos deverão ser escritos em Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5 e formato Word. O arquivo deverá ter o nome do autor (ou do 1º, quando houver mais de um).
Na primeira página do texto devem constar os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa-alta e em negrito; nome completo do(s) autor(es) alinhados à direita, indicando em nota de rodapé o grau de formação, vínculos institucionais e e-mail; resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tem o sonho de ser escritor? Então fique atento, pois começa no próximo dia 19 a inscrição para o Prêmio Sesc de Literatura 2015, categorias contos e romance. Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra por categoria. Os vencedores terão as obras publicadas pela editora Record com uma tiragem inicial de dois mil exemplares.
Esse ano a novidade é que a inscrição será totalmente online. O livro será enviado (em formato Word) através de um formulário disponível no site www.sesc.com.br/premiosesc. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A inscrição gera um código identificador automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação.
O livro deve ser inédito, não valem os já publicados, mesmo que apenas na internet. A obra na categoria conto deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres e na categoria romance entre 180 e 600 mil caracteres.
Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. E o resultado será divulgado em julho. Vale lembrar que não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio e das Federações do Comércio, da editora Record, bem como estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso. Além disso, os vencedores de edições anteriores não poderão se candidatar.
Em onze anos de Prêmio Sesc, já foram 19 escritores premiados. Na última edição, os livros vencedores foram: o romance “Enquanto Deus não está olhando”, da jornalista Débora Ferraz e o livro de contos “Parafilias”, do bancário Alexandre Marques. “Recomendo o Prêmio a quem sonha em ser escritor. Sou a prova de que é possível. Sou uma escritora paraibana, longe dos centros editoriais e hoje vejo meu livro em livrarias do Brasil todo. É gratificante”, conta Débora. “Foi uma grande mudança. Antes, escrever era um hobby. Só amigos e familiares tinham acesso aos meus textos. Agora, além do Parafilias, já estou com o segundo livro em andamento, também pela editora Record”, afirma Alexandre.
As inscrições podem ser realizadas somente via Internet até às 23h59min do dia 17 de março de 2015, pelo site www.objetivas.com.br. Os candidatos poderão se inscrever apenas em um cargo, devido a data e ao horário de aplicação da prova ser o mesmo para todos os cargos. O valor da inscrição varia de R$ 65,00 a R$ 140,00. O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento, através de boleto impresso, até o dia 18 de março de 2015. Não será aceito pagamento por meio de agendamento, depósito ou transferência bancária.
Para todos os cargos, o concurso constará de prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório, em primeira etapa, com questões objetivas, de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos. A prova objetiva será aplicada em 26 de abril de 2015, em local e horário a serem informados, com duração de 4 (quatro) horas ininterruptas. Para cargos como "operadores de máquinas" haverá provas práticas.
Os candidatos devem comparecer com antecedência de 1 (uma) hora ao local das provas, munidos de caneta esferográfica azul ou preta de ponta grossa. Serão considerados aprovados em primeira etapa e/ou habilitados à etapa seguinte, os candidatos que obtiverem 60% (sessenta por cento) ou mais na nota final da prova objetiva, exceto para os cargos de operador de máquinas (todos), em que os candidatos deverão obter 40% (quarenta por cento) ou mais na nota final da prova objetiva. Ao assumir, o candidato aprovado deve apresentar todos os pré-requisitos exigidos pelo cargo.
A aprovação no concurso não assegura ao candidato a posse imediata. Ele poderá ser nomeado conforme as vagas existentes, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, respeitada a ordem de classificação. Com a validade de dois anos contados a partir da homologação do resultado final, o concurso poderá ser prorrogado uma vez por igual período.
Cargo: Museólogo
Vagas: 01
Escolaridade e/ou outros requisitos exigidos para o cargo: Ensino Superior em Museologia
Carga Horária semanal: 40 horas
Vencimento Janeiro 2015: R$ 3.204,00
Cargo: Técnico em Museu
Vagas: 05
Escolaridade e/ou outros requisitos exigidos para o cargo: Ensino Superior completo em Museologia, História e/ou Ciências Sociais com especialização em Museologia e/ou cursos de aperfeiçoamento equivalentes.
Carga Horária semanal: 40 horas
Vencimento Janeiro 2015: R$ 2.670,00
Inscrições: A partir das 9h do dia 16/02/2015 até o dia 17/03/2015, pelo site www.objetivas.com.br.