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Na primeira quinzena de março de 2015, estarão abertas as inscrições para as Oficinas de Arte que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecerá no primeiro semestre. Fique de olho e não perca!

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Depois de levar mais de 5,5 mil pessoas ao Teatro Ademir Rosa em suas 10 apresentações de 2014, o CIC 8:30 - Grandes Encontros, projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está de volta para uma noite especial de canto lírico. No dia 11 de março, às 20h30min, os músicos Kalinka Damiani, Luis Cláudio Barros, Claudia Ondrusek, Fernando De Carli, Ricardo Castro e Guilherme Amaral apresentam a Noite Lírica Francesa com obras de Francis Poulenc e Claude Debussy. Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

Este será um encontro de artistas do canto lírico da Grande Florianópolis. Com aproximadamente 80 minutos de duração, a noite unirá a representação de uma ópera monólogo e uma cena lírica, ambas as obras serão legendadas e apresentadas pela primeira vez na cidade.

La Voix Humaine, de Francis Poulenc (libreto de Jean Cocteau)

Com Kalinka Damiani e Luiz Claudio Barros

Uma ópera monólogo em um ato, uma junção impressionante de cena de música e texto que representa muito bem as emoções da personagem. A história envolve uma mulher abandonada, falando ao telefone, com seu (invisível e inaudível) amante. Percebe-se gradualmente os motivos da ruptura, manias, medos, alegrias, etc. O serviço telefônico em Paris nesta época (1930) era notoriamente fraco e a conversa é interrompida várias vezes durante a agonizante e fascinante ópera.

Sobre os artistas

Kalinka Damiani: Soprano catarinense graduada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aperfeiçoou-se com a soprano e professora Neyde Thomas. Com diversos cursos de formação e premiações em concursos, debutou em 1999 na ópera Elisir d´Amore, com o papel de Adina, no Teatro Guaíra em Curitiba (PR). Protagonizou grandes títulos de óperas no Brasil e no exterior.

Luís Cláudio Barros: é bacharel em Piano pela FAMES na classe da pianista Célia Ottoni, mestre em Piano pela Eastman School of Music (Nova York), sob a orientação da pianista Nelita True e doutor em Piano pela UFRGS, tendo realizado estágio de doutorado na University of Connecticut. Possui seis primeiros lugares em Concursos Nacionais de Piano, além de outras premiações. é professor de piano da Udesc e, recentemente, realizou concertos solo de piano duo com Maria Bernardete C. Povoas, e de canto e piano com Kalinka Damiani e Elaine Boniolo, em apresentações no Brasil e no exterior.

L"enfant Prodigue, de Claude Debussy (libreto de Edouard Guinand)

Com Claudia Ondrusek, Fernando De Carli, Ricardo Castro e Guilherme Amaral

é uma "cena lírica", também representada como uma ópera de um ato, com a qual Debussy recebeu o Grande Prêmio de Música de Roma, em 1884, quando tinha 22 anos. Nesta história bíblica, Azael, o filho pródigo, deixa sua casa em busca de conhecer e experimentar prazeres extravagantes e excessos do mundo. Em seu retorno, para sua surpresa e gratidão, Lia e Simeon, o recebem com o sentimento de perdão em seus corações.

Sobre os artistas

Claudia Ondrusek: Nascida em Florianópolis, é bacharel em Piano e mestre em Musicologia pela Udesc, com pesquisa voltada para a história e a recepção da ópera em Florianópolis. Como cantora de coro, participou de vários concertos e turnês com o Polyphonia Khoros dos anos 2000 a 2011. Como solista, trabalhou em mais de 10 montagens de ópera e também em concertos sinfônicos. Atualmente possui intenso trabalho de educação com estudantes de canto lírico e é preparadora vocal do Polyphonia Khoros e da Associação Coral de Florianópolis.

Fernando De Carli: Barítono lírico catarinense, teve como principais professores Rute Gebler, Neyde Thomas, Elaine Boniolo e Rio Novello. Atualmente dedica-se ao aperfeiçoamento vocal através das orientações do baixo-barítono Carlo Colombara. Participou como solista de diversas montagens óperas em Santa Catarina. Se apresentou em todos os estados do Brasil, bem como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, junto ao pianista Alexandre Dietrich e o Polyphonia Khoros, onde também atua como preparador vocal e assistente de regência.

Ricardo Castro: Iniciou seus estudos de canto em 1999 sob a orientação da professora Neyde Thomas em Curitiba (PR). Aperfeiçoou-se com renomados professores e foi integrante do projeto "Tela Lírica", intercâmbio Teatro Guaira e Conservatório de Adria na Itália. Venceu o concurso de canto Aldo Baldin em duas edições (2001 e 2008) e participou como solista em inúmeras montagens de ópera.

Guilherme Amaral: Mestre em Piano pela Udesc, iniciou seus estudos em 1990. Aperfeiçoou-se com renomados professores, tais como Luiz Senise, Eduardo Monteiro, Huub de Leew (Holanda), Marcelo Bratke, Cristina Ortiz, Alexander Mindoyants (Rússia) e Paulo Alvares (Alemanha). Classificado em segundo lugar no Concurso Nacional Performance (SC-1995), teceiro lugar no Concurso Nacional Art Livre (SP-2003), vencedor do Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística e segundo lugar na categoria Piano Solo (PR-2004), vencedor do Concurso Jovem Destaque, nas categorias Piano Solo e Duo com Piano (RJ - 2006). Integra o SC Piano Trio desde sua fundação, em 2009.

Serviço:

O quê: Noite Lírica Francesa

Quando: 11/03/2015, às 20h30min

Onde: Teatro Ademir Rosa - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada

Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria do Teatro)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A utilização de esculturas sobre túmulos que teve seu auge no século 19, e início do século 20, é o objeto da exposição fotográfica Diálogo entre Eros, Psique e Thanatos, de Ro Cechinel. A mostra fica aberta até 29 de março na Sala Martinho de Haro, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

As imagens foram captadas pela artista nos cemitérios de "Staglieno", em Gênova, na Itália, e da "Consolação" e "Necrópole São Paulo", na capital paulista, e provocam uma reflexão sobre os mistérios da vida e da morte. As 30 fotos realizadas por Ro Cechinel não são reproduções das esculturas, mas um recorte do erotismo sublinhado pela artista, que pesquisa o tema desde 2010.

Esculpidas em granito, mármore e bronze, as peças formam um museu à céu aberto. Os cemitérios de Staglieno e da Consolação têm visitas guiadas. As esculturas eram realizadas em jazigos das famílias abastadas e das mais diferentes religiões: judaica, protestante, muçulmana, católica e também em sepulturas de ateus. As obras são representações de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão e arrependimento.

Na fotografia O último adeus, que faz um recorte sobre uma escultura de Olliani, de 1946, no cemitério Necrópole São Paulo, a cena apresenta a tristeza da mulher que perdeu seu companheiro. Na representação da imagem, ele - o morto -, é representando pelo vigor da vida, enquanto ela - a viva -, está desfalecida como se estivesse morta pela "partida" de seu amor.

Em êxtase, foto realizada no cemitério da Consolação a partir de uma escultura de artista desconhecido, a falecida era mulher de um engenheiro italiano que veio morar no Brasil no começo do século 20. Na sepultura, de 1922, a jovem que morreu logo na chegada ao continente é representada em toda sua opulência.

Noutra foto, O beijo, captada no cemitério de Staglieno, em Gênova, a escultura ilustra o jazigo de uma moça da família Delmas, do escultor Luigi Orengo, de 1909. A jovem morta faleceu num acidente de automóvel e Ro Cechinel cria uma ambiguidade sensual inexistente na escultura, criando uma outra narrativa para a imagem.

No texto sobre a mostra, a professora e curadora Lucila Horn escreve: "Se Thanatos induz a solidão com seu manto de morte, a artista em seus enquadramentos preferiu flertar com Eros que nos convida à vida, ao amor e à sensualidade, recebendo de Psique a promessa da eterna aurora".

Segundo Ro Cechinel, algumas das centenárias esculturas que fazem parte destes "museus", revelam uma carga emocional, um sentimento de ausência e fazem pensar sobre o "mistério da beleza e da morte ", às vezes com uma carga erótico-sensual que muitos escultores imprimiram em suas obras, eternizando sentimentos privados que pela primeira vez se tornaram públicos.

Entre as fotos da mostra, foram selecionadas cinco imagens que serão apresentadas ao lado de poemas de Cruz e Sousa, cujos textos poéticos estão em diálogo com as fotografias da artista. Os textos escolhidos do poeta simbolista são Serpente de cabelos, Dança do ventre, Cristo de Bronze e Beleza morta.

Rosane Cechinel é natural de Apucarana, no Paraná. é graduada em artes visuais pela Udesc, onde fez especialização em arte educação. Frequentou oficinas, workshops e cursos de fotografia. Vive em Florianópolis desde 1972, onde lecionou educação artística em escolas estaduais e municipais. Participou de salões e exposições coletivas e individuais em Santa Catarina e na Itália, onde passou a dividir o seu calendário artístico-profissional nos últimos sete anos.

Durante a exposição, no dia 18 de março, às 19 horas, no Palácio Cruz e Sousa, a professora de História da Arte na Universidade Federal de Goiás, Maria Elizia Borges, ministra a palestra A escultura italiana e a sua influência na arte tumular brasileira. Autora do livro A Arte Funerária no Brasil e História da Arte Brasileira, Maria Elizia fez doutorado na PUC de São Paulo e é uma das principais especialistas sobre o tema no Brasil

Serviço:

O quê: Exposição Diálogo entre Eros, Psique e Thanatos, de Ro Cechinel.

Abertura: 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19h30min.

Visitação: até 29 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis.

Entrada gratuita

Informações: (48) 3665-6363

Fonte: Fifo Lima / Assessoria da exposição

Em março, está de volta às terças-feiras do Teatro álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, o projeto TAC 7:30, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Para o reinício dos trabalhos, a programação conta com apresentações de música de câmara com Conversanduo (3/3); SC Piano Trio (10/3); Tisto Trio (17/3); e Câmara Duo (24/3); e dança com o espetáculo Amar do Kaiowas Grupo de Dança (31/3).

Os espetáculos ocorrem sempre às 19h30min, com ingressos a R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. Criado em 2012, o TAC 7:30 vem se fortalecendo a cada ano e já contabiliza um público total de quase 22,3 mil espectadores em 135 espetáculos apresentados.

Saiba mais sobre os grupos:

03/03/2015 - Conversanduo

O Conversanduo é formado por Rogério Piva (violão, guitarra e bandolim de 10 cordas) e Carlos Ribeiro Junior (contrabaixo acústico e elétrico), com a participação dos instrumentistas Pedro Loch (violão e guitarra) e Kadu Müller (violino). O espetáculo traz músicas do CD do grupo, com influência do tango, flamenco e da pronúncia do sul do Brasil, com as liberdades da improvisação jazzística. O Conversanduo foi contemplado com prêmio do Edital Elisabete Anderle para gravação em CD de seu trabalho inteiramente autoral, que será lançado no palco do TAC 7:30.

10/03/2015 - SC Piano Trio

O grupo de música de câmara tem uma formação clássica de piano trio, ou seja, um pianista (Guilherme Amaral), um violinista (Marcio Marçal) e um violoncelo (Raphael Buratto). No repertório do espetáculo estão diversas obras para diferentes formações do compositor austríaco Franz Schubert. Residente em Florianópolis, o SC Piano Trio atua com projetos anuais, realizando concertos regulares na cidade de Florianópolis e visitando inúmeras cidades da região Sul. Viabilizam ao público um contato com música de câmara de grande rigor técnico e alto nível artístico.

17/03/2015 - Tisto Trio

O trio formado pelos músicos Ricardo Müller (violino), Marcos Origuella (viola) e Tácio César Vieira (violoncelo) interpreta obras de dois compositores de diferentes períodos: o consagrado clássico Wolfgang Amadeus Mozart e o romântico Max Reger.

24/03/2015 - Câmara Duo

O barítono Fernando De Carli e o pianista Guilherme Amaral se reúnem no Câmara Duo e apresentam o recital "Barítono", onde interpretam árias de óperas e oratórios. No programa da noite, obras de Handel, Mozart, Rossini, Gounod, Verdi, Bizet, Giordano e Gershwin.

Bacharel em Piano e mestre em Música pela Udesc, Amaral atua em recitais de solo, em duo com Alexandre Dietrich, junto ao SC Trio e Camerata Florianópolis. Graduado em Música pela Udesc, De Carli já se apresentou em mais de 150 cidades de todo o país, nos Estados Unidos, Argentina e Uruguai.

31/03/2015 - Amar - Kaiowas Grupo de Dança

Espetáculo de dança contemporânea com temática que envolve o desejo de reiteração de uma das sensações mais privilegiadas pelo ser humano: o amor. No entanto, esse sentimento é de difícil expressão em circuitos sociais diversos. O que se move a partir dele e o que existe a partir da sua ação são questões principais do processo criativo para essa montagem coreográfica.

No elenco estão os bailarinos Bianca Barbi, Karina Barbi, Kiko Ribeiro e Léo Reis. Trilha sonora composta por Luciano Oliveira, parceiro e produtor de Lula Queiroga, que também participa com a composição de poemas para o espetáculo.

Serviço:

O quê: TAC 7:30

Quando: sempre às terças-feiras, às 19h30min

Onde: Teatro álvaro de Carvalho (TAC) - Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis (SC)

Ingresso: R$ 10 inteira; R$ 5 meia-entrada.

Informações: (48) 3665-6401

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), deu início a celebração de parcerias com serviços e produtos de empresas públicas e privadas para auxiliar na promoção e divulgação da 13ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio de 2015.
 
A Semana de Museus, ação de promoção permanente do Ibram, congrega atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em 2015, o tema de sua 13ª edição é Museus para uma sociedade sustentável.
 
As parcerias, que podem ser realizadas com uma ou mais empresas, visam promover e divulgar a 13ª Semana de Museus junto ao público das empresas de aviação civil do Brasil, empresas de fabricação de artigos de vestuário e de telefonia móvel.
 
 
Contrapartidas
 
Como contrapartida será feita a inclusão da logomarca da empresa participante como apoiadora no material gráfico produzido para a Semana de Museus 2015 (cartaz, banner e guia da programação impresso e online).
 
O material produzido será disponibilizado aos mais de 3,4 mil museus brasileiros e aos órgãos e instituições das instâncias federal, estadual e municipal, como Congresso Nacional, embaixadas e órgãos internacionais.
 
A Semana de Museus também gera significativo número de mídia espontânea, onde os parceiros são divulgados. Em maio de 2014, mês de realização da sua 12ª edição, foram registrados cerca de 162 conteúdos na imprensa, entre portais, TVs, jornais e revistas de circulação local e nacional.
 
Pesquisa sobre a Semana de Museus 2015, realizada pelo Ibram, mostrou um aumento de público de 103% nas instituições participantes na semana do evento, assim como 24,2% mais visitantes com relação ao mês anterior à ação. Saiba mais.
 
** Foram prorrogadas até o dia 8 de março as inscrições para a 13ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio com o tema "Museus para uma sociedade sustentável". As inscrições podem ser feitas aqui.
 
Com a prorrogação, museus e centros culturais terão mais duas semanas para garantir sua participação na tradicional temporada de eventos, promovida anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).
 
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (61) 3521 4214
 
Fonte: Ascom/Ibram