Fonte: Museu Pomerano
O artista plástico José Carlos da Rocha, natural de Florianópolis, colabora esta semana com a vitrine do “Eu sou fã”, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis. Rocha coleciona objetos da esposa falecida, por quem diz ter admiração de fã.
Entre os objetos expostos estão: mecha de cabelo da esposa, chapéu , baralho de cartas, brincos e outros objetos pessoais, como o jaleco e instrumentos de profissão.
A exibição acontece paralelamente à exposição “Harmonia Expresso Rural”, composta de fotografias que Eduardo Trauer realizou dos shows da banda catarinense Expresso Rural, da qual é fã desde os seus 15 anos de idade. O MIS-SC utilizou-se da proposta para o projeto “Eu sou fã”.
A exposição ficará em cartaz até 27 de julho de 2014. Durante este período, será selecionado um fã por semana e os objetos de seus ídolos expostos na vitrine.
Fãs interessados em participar do projeto devem gravar um depoimento (enviar link do vídeo gravado no YouTube ou similar) ou escrever um breve relato sobre o ídolo.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que a partir desta terça-feira (10/6), o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa atenderá em novo horário de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Os horários para abertura dos portões dos jardins seguem sendo os mesmos (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h). Aos finais de semana e feriados, o museu segue atendendo das 10h às 16h.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que a partir desta terça-feira (10/6), o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa atenderá em novo horário de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Os horários para abertura dos portões dos jardins seguem sendo os mesmos (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h). Aos finais de semana e feriados, o museu segue atendendo das 10h às 16h.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
O Museu da Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, receberá as oficinas de Arte Contemporânea e Portfólio ministradas pelo curador da exposição Conjunto/Detalhem Gléber Pieniz. As oficinas ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente.
Interessados podem ser inscrever em ambas as oficinas pela Internet. Para a oficina de Arte Contemporânea clique aqui. Já para se inscrever na oficina de Portfólio clique aqui. Confira, abaixo, mais informações sobre cada uma:
Oficina de Arte Contemporânea
Data: 16/06/2014 (segunda-feira), das 14h às 18h
Sobre: a oficina propõe uma discussão sobre a arte contemporânea a partir de práticas ou características recorrentes no sistema cultural de hoje. Seu conteúdo deve auxiliar os participantes a dar mais clareza e profundidade às próprias concepções individuais de arte, a refletir sobre seus modos de perceber, compreender e avaliar a produção cultural e, principalmente, a sinalizar as posições e as relações que cada um de nós - artista ou não - mantém no sistema da arte.
Ainda que propostos por autores contemporâneos ligados às artes visuais, os olhares exercitados nesta oficina também se aplicam a outras formas da produção cultural recente, alternando as perspectivas do artista, do público e da instituição. Via de regra, esta oficina é uma atividade de provocação e estímulo às discussões contextuais, históricas, filosóficas e sociológicas da arte, abordagens mais sensíveis aos desafios da produção contemporânea.
A oficina deve despertar o interesse de artistas, agentes e produtores culturais, profissionais da cultura no âmbito público ou privado, professores e estudantes de artes, comunicação, design, moda, história, filosofia, letras e sociologia. é uma opção de atualização e aprofundamento para amantes da arte, potencial instrumento didático de formação de público ou de especialização de agentes culturais.
Oficina de Portfólio
Data: 17/06/2014 (terça-feira), das 8h30min às 12h30min
Sobre: a oficina tem o objetivo de estimular artistas e agentes culturais de várias áreas a desenvolver formas originais, práticas e eficientes para a organização de documentos ou outros materiais (imagens, textos, publicações) que registram suas trajetórias profissional e artística. A orientação geral desta oficina é a de que o portfólio não seja apenas um registro formal burocrático de aspectos objetivos da vida e da obra do artista, mas que se torne uma ferramenta dinâmica e vibrante do próprio processo criativo e poético desse artista, documento que esteja em sintonia com as características formais e temáticas do trabalho individual, aproximando-se delas na aparência e no conteúdo.
O portfólio deve dialogar com os procedimentos técnicos e estéticos do artista, com seus problemas de pesquisa e, nesse aspecto, aproxima-se das ideias de acervo, de arquivo, de esboço e de currículo. Na oficina, o portfólio é tratado não como um fim, um documento fechado ou um resultado, mas como um registro vivo e aberto, pois constitui-se e evolui no passo das transformações experimentadas pelo trabalho do artista - ou seja, influencia e é influenciado por ele.
Sobre o ministrante
Gléber Pieniz é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestre em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalhou nos jornais Diário Serrano e A Razão (RS, 1996-1997), foi repórter do Anexo, de A Notícia (SC, 1998-2001) e assessor de imprensa da Fundação Cultural de Joinville (2001-2002). Foi professor de Estética, História da Arte e Semiótica nos cursos de Design da Univille (2004-2008) e de Comunicação Social do Bom Jesus/Ielusc (2004-2010), onde também coordenou a Revi - Revista Eletrônica.
Como crítico de arte, é autor de textos de apresentação para exposições e catálogos de artistas como Tirotti, Linda Poll, Môa, Peninha Machado, Jane Brüggemann e Pedro Emílio Petry, além de atuar como curador da exposição itinerante Conjunto/Detalhe (2012-2014). é representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), onde investiga as relações entre a crítica de arte e o jornalismo cultural como pesquisador bolsista da Capes.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC