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Bailarinos, estudantes e professores de dança de 17 estados, Distrito Federal, além de Argentina e Paraguai, estarão em Joinville de 18 a 29 de julho para o maior festival de dança do mundo, certificado pelo Guiness Book. Para o público, espetáculos gratuitos espalhados pela cidade somam 200 horas de apresentações e outras 40 horas de cursos, mostras, oficinas, seminários, workshops, entre outras atividades voltadas aos profissionais.

O Festival conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. "Este é um dos principais eventos culturais de Santa Catarina e que também tem impacto no turismo. Além disso, trata-se de um festival que projetou o nome do Estado no meio artístico nacional e internacional, tanto pela dimensão quanto pela qualidade", destaca o secretário Leonel Pavan.

O Festival é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Joinville, com realização do Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura.

Noite de Abertura

A noite de abertura do 35º Festival de Dança de Joinville, na quarta-feira, 19, às 20h, terá a estreia do espetáculo Cão sem Plumas, da coreógrafa Deborah Colker, inspirado em poema de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1950. Em cena, os bailarinos se cobrem de lama, alusão às paisagens que o poema descreve, e seus passos evocam os caranguejos do mangue.

Noite de Gala

Na segunda-feira, 24, o espetáculo Gala 35 anos Festival de Dança de Joinville trará ao principal palco do evento bailarinos e companhias premiadas ao longo da trajetória do Festival. O trabalho é inédito e reverencia o artista joinvilense Juarez Machado e traz expoentes da dança que se destacaram no Festival ou se formaram na Escola Bolshoi e hoje dançam em importantes companhias do Brasil e do exterior.

Mostra Competitiva

Neste ano, a Mostra Competitiva tem 239 coreografias, de 141 grupos, de 12 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai. As apresentações são divididas nas categorias Júnior (13 a 15 anos) e Sênior (acima de 15 anos) e os classificados em primeiro lugar retornam ao palco para uma apresentação especial na Noite dos Campeões, que acontece no dia 29 de julho.

Mostra Contemporânea de Dança

A curadoria artística do Festival selecionou cinco espetáculos para a Mostra Contemporânea de 2017: Auto-matismos, O Crivo, Porque somos Mutantes, Escuta! Performance Urbana e Non Stop. As apresentações acontecem no Teatro Juarez Machado e em locais alternativos, sempre no fim da tarde, a partir das 17 horas.

Confira a programação completa em http://www.festivaldedanca.com.br/

Serviço:

Noite de Abertura

O que: Cão sem plumas, Cia Deborah Colker

Quando: Quarta-feira, 19 de julho, às 20h

Onde: Centreventos Cau Hansen

Noite de Gala

O que: Gala 35 anos Festival de Dança de Joinville

Quando: Segunda-feira, 24 de julho, às 20h

Onde: Centreventos Cau Hansen

Mostra Competitiva

O que: Mostra Competitiva

Quando: 20 a 23 de julho e de 25 a 28 de julho, às 19h

Onde: Centreventos Cau Hansen

Noite dos Campeões

O que: Noite dos Campeões

Quando: sábado, 29 de julho, às 19h

Onde: Centreventos Cau Hansen

Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival

Fonte: Assessoria de Comunicação SOL

Segue até o dia 14 de agosto o período de inscrição de atividades para a 11ª Primavera dos Museus. A temporada nacional de eventos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ocorre neste ano entre os dias 18 e 24 de setembro e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.
 
Para 2017 o tema escolhido foi Museus e suas memórias. Um dos objetivos é que as instituições possam ‘olhar para dentro’ e refletir, junto com os seus públicos, sobre suas contribuições para a memória local e o desenvolvimento das comunidades onde se inserem.
 
As instituições interessadas devem acessar a página de Eventos Ibram e cadastrar online suas atividades programadas -  como exposições, palestras, seminários, shows, exibição de filmes etc. A programação é de inteira responsabilidade dos museus.
 
Semanas antes do início do evento, o Ibram lança o guia digital da programação com todas as atividades cadastradas.
 
Questões atuais
 
Desde sua primeira edição (2007), a Primavera dos Museus aborda temas que têm relações estreitas com tópicos contemporâneos e a memória social brasileira – como meio ambiente, direitos humanos, cultura afro-brasileira e questões ligadas a mulheres.
 
Assim como acontece no primeiro semestre, durante a Semana de Museus, o objetivo do Ibram é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, buscando intensificar a relação dos museus com a sociedade e o aumento do público nos museus.
 
Na edição 2016, a Primavera dos Museus contou com a participação de 753 instituições, que realizaram 2. 080 eventos em torno do tema Museus, Memórias e Economia da Cultura. Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de participantes. Confira o quadro evolutivo.
 
Dúvidas e outras informações devem ser enviadas para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Foto: atividade da 9ª Primavera dos Museus (2015) no Museu Bosque da Ciência (AM).

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram

A oitava edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus recebeu a inscrição de 148 projetos de 18 países. A convocatória, que esteve aberta até o dia 10 de junho passado, distribuirá US$ 75.000 em prêmio a oito projetos, divididos em duas categorias, além de reconhecer com menção honrosa aos 20 primeiros colocados na Categoria 1.
 
A 1ª Categoria do Prêmio, que busca reconhecer práticas de ação educativa já concluídas ou em execução em museus e em outras instituições afins, recebeu nesta edição 108 projetos; e a 2ª Categoria, que procura estimular a realização de projetos que ainda não tenham sido implementados ou que estejam em fase de planejamento, recebeu 40 projetos.
 
Os países que enviaram projetos e participam desta edição são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Brasil, com 33 projetos inscritos, Argentina com 23, Colômbia com 18, e Chile e Uruguai com 13 cada um, foram os países com maior participação este ano.
 
O processo de avaliação das propostas é realizado em duas etapas: a primeira pelas Comissões Nacionais de cada país, e que terão a responsabilidade de habilitar e classificar os projetos nacionais; e a segunda por um Comitê Especial de Seleção, formado por especialistas em educação e museus com atuação na região, que procederão com a classificação final dos projetos. Os resultados serão publicados até o dia 31 de dezembro de 2017. Mais informações sobre o processo serão divulgadas em breve, por meio do Portal Ibermuseus.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Estão abertas até 21 de julho as inscrições do curso para Formação de Contadores de Histórias-Mediadores do Livro e da Leitura Animada que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferece, em parceria com a contadora de histórias Claudete Terezinha da Mata (Presidente Nacional-fundadora da Academia Brasileira de Contadores de Histórias), no Centro Integrado de Cultura (CIC). Interessados devem preencher o formulário disponível no fim desta matéria e enviar de 10 a 21 de julho para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os encontros serão quinzenais e ocorrerão de agosto a novembro de 2017, com duas turmas: uma das 14h30 àS 17h; outra das 19h às 21h30 (ver cronograma abaixo). Serão oferecidas 20 vagas por turma.

Por meio de aulas teóricas e práticas ministradas pela professora Claudete T. da Mata, o curso objetiva formar mediadores de leitura conscientes de suas práticas juntos aos leitores, com atuação ética e estética da palavra. O público-alvo são bibliotecários, pedagogos, contadores de histórias e demais interessados.

As vagas serão preenchidas por ordem de envio das inscrições. é imprescindível a presença do aluno no primeiro dia do encontro. A falta acarretará na substituição da pessoa faltante por outra que constará em lista de espera. O nome da pessoa faltante no primeiro dia irá para a listagem de espera, tomando lugar do último colocado. Serão aceitas apenas as inscrições realizadas por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição encaminhada pelo e-mail fornecido. Não serão aceitas inscrições por outro canal de comunicação (Facebook, WhatsApp, SMS, etc.).

Sobre a ministrante

Claudete T. da Mata é natural de Florianópolis (SC). Graduada em Pedagogia do Magistério/MA, pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI-1994), com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela mesma Universidade (1995-1996). Pesquisadora e Militante da Arte Narrativa; formadora de Contadores de Histórias, Mediadores de Leitura e Leitores; artesã bonequeira e manipuladora de bonecos contadores de histórias; Palestrante da área pedagógica; Voluntária na coordenação de projetos da ABCH (Matriz); idealizadora da Oficina Literária Boca de Leão - Projeto doado à BPSC/FCC; Presidente Nacional-Fundadora da Academia Brasileira de Contadores de Histórias - ABCH (Matriz).

CRONOGRAMA DO CURSO:

AGOSTO

07/08/2017 - ABERTURA

Apresentação do Curso

Conteúdo: Dinâmica de Abertura; Falar sobre os "Por quês" do Projeto Mãos que Tecem Histórias no Processo de Formação do Contador de Histórias-Mediador do Livro e da Leitura Animada ; Por que Contos e Lendas do nosso Folclore? Explorando teorias e técnicas na prática da Arte de Contação de Histórias.

28/08/2017

Conteúdo: Concepção de leitura X Nova Concepção de leitor - O Contador de Histórias-Mediador de Leitura Animada no Tempo Contemporâneo - Exercitando Novas Facetas na Formação da Prática Leitora.

Bibliografia do mês de agosto:

CAGNETI, Sueli de Souza. Leituras em contrapontos: Novos jeitos de ler. São Paulo: Ed. Paulinas, 2013.

GóES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. São Paulo: Ed. Paulinas, 2009.

HAURéLIO, Marco. A lenda do Saci-Pereira em cordel. São Paulo: Ed. Paulus.

SETEMBRO

04/09/2017

Conteúdo: O olhar do Mediador de Leitura a respeito das crianças, adolescentes e outras idades, através dos contos, lendas e brincadeiras com a textualidade na voz do mediador.

18/09/2017

Conteúdo: Como lidar com o imaginário humana em cena a desatar a infância interior do contador de histórias nas suas diferentes fases e facetas em conexão com o universo imaginário nas práticas criativas?

22/09/2017

Aula Prática: Apresentação aberta ao público de diferentes idades.

Repertório: Contos da Literatura Oral e de Autores Contemporâneos

Local: Sala de Cinema do CIC

Horário: Das 14h30 às 16h

Bibliografia do mês de setembro:

KIRINUS, Glória. Syntomas de poesia na infância. São Paulo: Ed. Paulinas, 2011.

SOARES, Salizete Freire. Reconto que passa. São Paulo: Ed. Paulinas, 2016.

Bibliografia de Contos: Aberta a sugestões em grupo.

OUTUBRO

02/10/2017

Conteúdo: Leitura da fantasia X Mediação de Leitura Fiandeira, diante do Saber Latente em Todas as Idades.

16/10/2017

Apresentação Aberta ao Público de todas as idades.

Tema: Nascimento de Franklin Cascaes - Entre contos, causo e poesias.

Horário: Das 14h30 às 16h

Local: Sala de Cinema do CIC

Entrada Gratuita

31/10/2017

Conteúdo: Praticando a Arte da Contação de Histórias e Mediação de Leitura Animada - Linguagem Fiandeira de Contos, Encantos e sublimação de Memórias.

Evento: Festa do Saci

Contadores de Histórias do Projeto Mãos que Tecem Histórias

Repertório: Contos de Saci - Diferentes Vozes do "Era uma vez!!!."

Local: Sob a árvore (Hall de entrada à direita) - Espaço externo do CIC

Bibliografia do mês de outubro:

GóES, Lúcia Pimentel. A alma da imagem: a ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores. São Paulo: Ed. Paulus, 2009.

KIRINUS, Glória. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Ed. Paulinas, 2008.

Bibliografia: Aberta a sugestões em grupo.

GOMES, Lenice. Quando eu digo digodigo. São Paulo: Ed. Paulinas, 2011.

LISBOA, Elisete. A Bruxa mais velha do mundo (A) - com Braille. São Paulo: Ed. Paulinas.

NOVEMBRO

13/11/2017

Conteúdo: Sarau Tecelã - Praticando a Arte da Contação de Histórias com Mediação de Leitura Animada (fechamento/2017 da prática da oralidade - Contação-Mediação de Leitura Animada, em Grupo)

Esta prática propõe o fortalecimento da cultura das narrativas populares pela literatura oral e de autoria literária, música e poesia, tendo como marca a Cultura da Arte da Contação de Histórias nos seus diferentes estilos.

Bibliografia: Aberta a sugestões em grupo.

HUXLEY, Aldous. ALEMAGNA, Beatrice. Os Corvos de Pearblossom. Rio de Janeiro: Ed.Record, 2009.

17/11/2017

Convite aos Integrantes do Curso: Participação no Encerramento do Projeto "Romaria da Palavra: Movimento Cultural" - na Ponta da Praia de Itaguaçu - Bairro Coqueiros/Florianópolis/SC.

Ponto de referência: Rótula das Pedras das Bruxas

Horário: A partir das 18h30

Mais informações: somente no mês de outubro, por email e Facebook: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ATENçãO!

*Após 17 de novembro/2017 a março de 2018: Entrega da certificação do Curso Mãos que Tecem Histórias (início no segundo semestre de 2017).

Local: Setor de Arte e Difusão Artística do CIC/FCC

* Datas sujeitas a mudanças. Informação aos inscritos com comunicação extra por e-mail.

CERTIFICAçãO EXPEDIDA PELA FUNDAçãO CATARINENSE DE CULTURA, MEDIANTE 75% DE PARTICIPAçãO.

Formulário de inscrição curso para Formação de Contadores de Histórias-Mediadores do Livro e da Leitura Animada

O Museu Nacional do Mar conclui mais uma etapa importante das reformas emergenciais com a reabertura total ao público, no dia 20, da Ala do Mar, que abriga as salas de Artesanato e Modelismo, da Navegação, das Canoas e a Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte. A Sala Amyr Klink, situada em outra ala do complexo, também reabre para visitação após ser totalmente revitalizada. Desde março deste ano, o Museu está sendo submetido a um intenso processo de reparos com investimentos superiores a R$ 400 mil pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

"Com essas reformas garantiremos a base para, enfim, buscarmos as parcerias e recursos para a revitalização completa do museu, com a implantação do seu plano museográfico", adiantou o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Ele destacou também outros avanços que marcaram o primeiro semestre para a instituição, como a regulamentação do regimento interno do Conselho Gestor e a criação do regime de cogestão entre a FCC, a Prefeitura de São Francisco do Sul e a Associação Amigos do Museu Nacional do Mar.

Outra novidade será a entrega, em breve, do píer do Museu Nacional do Mar. A obra é custeada pelo Porto de São Francisco do Sul, uma das entidades que compõem o Conselho Gestor da instituição. Para marcar a reabertura da Ala do Mar, o museu retomará a exposição permanente dos modelos e miniaturas de embarcações do seu acervo de mais de 150 peças - que reproduzem em boa parte as originais da Coleção Alves Câmara.

Já a Sala Amyr Klink foi totalmente revitalizada e também será entregue para visitação permanente. O espaço apresenta uma retrospectiva das principais façanhas marítimas do navegador brasileiro, incluindo a réplica do barco I.A.T. que Amyr utilizou para a travessia a remo do Atlântico Sul em 1984. Ao ser homenageado com o título de benemérito do Museu, no início do mês, o navegador sinalizou positivamente com a possibilidade de levar novamente a embarcação original para exposição no local.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC