Professores e gestores da rede municipal de ensino participam da 3ª Jornada Municipal de Educação nos dias 13 e 14. Com o tema “Repensando Práticas e Saberes”, o evento faz parte de uma capacitação continuada para docentes, realizada pela Secretaria de Educação do Governo de Imbituba em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro.
O objetivo da ação é promover a qualificação, a troca de experiências e a reflexão com os educadores sobre a sua atuação no contexto escolar. Além disso, a jornada pretende discutir as práticas atuais do professor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sugerindo novas abordagens.
A programação inclui palestras, atividades pedagógicas e musicais, rodas de conversa e apresentações culturais.
Programação:
QUINTA-FEIRA – 13/10
Manhã
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura Oficial
08h45 – Apresentação Cultural: “História Cantada do Memorial Vila de Sant’Ana – Coral UNIVIDA – Professora Regente Marli Garcia
09h15 – Coffee Break
09h30 – Palestra “Importância da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis para a Saúde, Bem Estar e Felicidade” - Professora Me. Miriam Regina Wolf
Tarde
13h00 – Credenciamento
13h30 – Palestra “Neurociência e a Educação” – Professor Dr. Moacir Serralvo Farias
15h00 – Coffee Break
15h30 – Conversa com Educadores sobre arte e poesia - Professor Luiz de Freitas (Parceria com a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa)
SEXTA-FEIRA – 14/10
Manhã
08h00 – Credenciamento
08h30 – Lançamento do livro: “Educação Infantil: Cultura da infância?” - Por Andrei Alberto Muzel
09h30 – Coffee Break
09h45 – Palestra Pedagógica Musical “Reflexão Musical: Resgatando o Valor do Docente” – Educador Musical Wilson Brisola Fabro
Tarde
13h00 – Credenciamento
13h30 – Palestra “Educar para o melhor da vida” – Professora Dr.ª Emília Cipriano Sanches
16h00 – Coffee Break especial em homenagem ao Dia do Professor
Na quinta-feira (13), as atrações principais são as palestras sobre alimentação e estilo de vida saudável, com a professora Me. Miriam Regina Wolf, e Neurociência e Educação, com o professor Dr. Moacir Serralvo Farias. O primeiro dia contará ainda com uma roda de conversa sobre arte e poesia com foco na Educação, com o professor Luiz de Freitas, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal.
A sexta-feira (14) terá como destaque a palestra pedagógica musical sobre o valor do professor, com o educador musical Wilson Fabro, e a professora Dra. Emília Sanches falando sobre a educação para a vida. Os participantes também irão acompanhar o lançamento do livro “Educação Infantil: Cultura da infância?”, de Andrei Muzel, que faz uma análise de como as escolas trabalham para garantir o respeito à criança em seu processo de formação e expressão.
Para a secretária de Educação, Michela Freitas, o evento é uma maneira de qualificar os profissionais da área e motivá-los a trazer novos métodos para a sala de aula. “Precisamos refletir sobre o nosso papel na formação das crianças. A educação e as práticas pedagógicas estão em constante atualização, e o professor precisa estar bem preparado para conduzir e estimular a vivência dos alunos. Vamos usar os temas das palestras para repensar como estamos trabalhando a nossa Educação Básica”, comenta.
A Jornada Municipal de Educação ocorre no Imbituba Atlético Clube e encerra na tarde de sexta, com um coffe break especial em homenagem ao Dia do Professor.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu na última quarta-feira (5) edital para a contratação de consultor técnico especializado em gestão e avaliação de projetos de cooperação técnica internacional. A oportunidade se destina à atuação junto ao programa Pontos de Memória.
Lançado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o edital tem como foco o Desenvolvimento Institucional e Técnico-Operacional para a Ampliação e Consolidação de Projetos Relacionados à Memória Social no Brasil.
O objetivo da consultoria, na modalidade produto, é desenvolver sistemática de avaliação aplicável à gestão dos Pontos de Memória. São esperados como resultados metodologias e instrumentos de planejamento, avaliação e apoio aplicados, em amostra de comunidades, para elaboração de projetos de instalação de Pontos de Memória nas áreas de gestão, infraestrutura, museológica e museográfica.
A oportunidade é aberta a profissionais com formação de nível superior em qualquer área e experiência mínima de cinco anos em Gestão Estratégica e Avaliação Estratégica de Projetos de Cooperação Internacional, além de desejável experiência em Gestão e Avaliação em Projetos com finalidade comunitária.
Os interessados devem encaminhar currículo para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no assunto nome e código do edital (Nº034/2016C), até a próxima segunda-feira (10). Confira a íntegra do edital.
Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus é a tradução oficial para português do tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional de Museus 2017 (Museums and contested histories: saying the unspeakable in museums, em inglês).
Data celebrada anualmente no dia 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) adota o mote lançado pelo Icom para realizar a Semana Nacional de Museus - temporada de eventos que, durante sete dias, reúne museus brasileiros com uma vasta programação de atividades.
Em 2016, entre os dias 16 e 22 de maio, 1.236 museus cadastraram 3,7 mil atividades para a 14ª Semana de Museus.
Entre os objetivos do evento estão a valorização dos espaços de memória e cultura no país, a ampliação da relação dos museus com a sociedade, assim como o aumento do público visitante. O impacto socioeconômico da Semana de Museus é medido pelo Ibram a cada nova edição: confira os resultados das pesquisas já realizadas.
Até o final do ano, o Ibram definirá o período de realização da 15ª Semana de Museus, assim como dará início ao processo de inscrições de atividades por parte das instituições interessadas em participar.
"Com preguiça, por favor" é o título da exposição curricular da turma de Prática de Exposição de 2016/02 do curso de Museologia da UFSC, que ocorre de 19 de outubro a 4 de novembro, na galeria de arte do Centro de Convivência. A exposição perpassa pela (des)construção do imaginário da preguiça, que, a partir de um olhar de estranhamento, adentra o cotidiano e faz questionar a própria formulação de identidade nacional e de determinados grupos do Brasil.
A exposição contará com três módulos expositivos. O primeiro traz a contextualização sobre a construção da preguiça na história e religião; o segundo retrata um quarto acadêmico onde o foco é a produtividade acadêmica; e o terceiro módulo é o espaço de preguiça, onde o público pode relaxar e refletir sobre os espaços destinados ao descanso.
No total, 14 alunos estão envolvidos (Ana Luiza; Caroline Liebl de Bastos; Elaine Cristina Bilck; Elisa Freitas Schemes; Ester Meister Ko Freitag; Filipe Gomes de Souza; Glória Alejandra; Graciela Sardo Menezes; Janaína Custódio; Letícia Xavier; Sabrina Melo; Suellen Luisy; Thatiane da Silva e Maria Eugenia Gonçalves de Andrade), tendo como professoras Luciana Silveira Cardoso e Renata Cardozo Padilha e como monitora a aluna do curso, Ágatha Thomas.